LIVROS
Essas expressões, tão comuns no nosso dia a dia, revelam um mito: a crença de que o tempo, por si só, tem o poder de curar, mudar ou melhorar algo. Por isso, diante de uma dor da alma, de feridas emocionais ou psíquicas, de distúrbios de caráter com seus comportamentos biblicamente imorais e antiéticos, ou da imaturidade emocional, mental e espiritual, é frequente ouvir: “o tempo cura”, “com o tempo vai melhorar”, “o tempo é o melhor remédio!”.
O tempo pode, sim, ser um aliado para o desenvolvimento da resiliência espiritual em meio às dificuldades e tribulações. Ele pode nos ajudar a aprender a conviver com as limitações de uma enfermidade incurável, a nos adaptar e a prosseguir a vida após a dolorida ausência de um ente querido que faleceu. O tempo nos permite tomar consciência de que há situações na vida que o ser humano não pode “endireitar”, e de que, nesta jornada, há dias bons, de “prosperidade”, e dias maus, de “adversidade”. E, que o ser humano, em sua finitude, não conhece o que “há de vir depois”.
O tempo por si só não cura as dores da alma, as feridas emocionais, os maus comportamentos ou a imaturidade. Quando não tratadas no tempo e no modo certos, elas têm o tempo como inimigo.
Desafio-o a trilhar este livro e a aceitar o convite à reflexão, com humildade e sinceridade no Espírito Santo, confiando na Palavra de Deus e no Deus da Palavra. Isso porque tais curas não vêm apenas pelo ‘tempo por si só’, mas no agir, no tempo e no modo do SENHOR do tempo!
O livro “Homens Diferentes – segundo o Espírito divono” é um ensino e um desafio ao desenvolvimento pessoal, familiar e espiritual, que explora as características essenciais de uma vida transformada pela fé.
O autor, sem perder de vista Jesus Cristo, o modelo por excelência, utiliza a figura bíblica de José do Egito como modelo de um “homem diferente” segundo o “Espírito divino”. O livro destaca características espirituais como masculinidade, integridade, discernimento, cuidado da família, liderança, compaixão, perdão e cidadania.
O livro conclui com o argumento de que um “homem diferente” não se isola do mundo, mas, com a fé genuína em Cristo que se manifesta em ações concretas, ele gera um legado com as marcas do Reino de Deus.
A obra enfatiza a importância de um relacionamento autêntico com Deus e o papel do Espírito Santo em capacitar os cristãos a viverem uma vida de impacto. O livro, portanto, é um chamado à transformação prática, que, como fruto da fé em Deus, traz a responsabilidade de ser sal e luz no mundo.
Nota: O livro é muito útil para estudo individual ou em grupo, oferecendo questões para aprofundar o assunto e entender como aplicar os princípios bíblicos no cotidiano.
“Os prefácios, escritos pelo Pr. Ismail Sperandio em 2003 e pelo Pr. Helder Cardin em 2019, e as notas, elaboradas pelo Pr. Paulo Solonca (In memoriam), Pr. Davi Cox e Pr. Irland Pereira em 2003, e pelo Pr. Daniel Reis e Pr. Lisânias Moura em 2019, encontram-se na parte interna do livro.”