Turbulências na alma

Domingos Mendes Alves

Domingos Mendes Alves

· 4 min leitura
Thumbnail

Turbulências na alma - as águas me sobem até a alma, Salmos 69

Para o discípulo de Jesus Cristo, no viver a verdadeira espiritualidade, os momentos de oração no Espírito Santo (na solitude, e em família, e na comunidade cristã), devem ser um dos momentos mais preciosos na vida, no serviço, na caminhada cristã.

O livro bíblico dos Salmos, é um dos preciosos meios divinos para refletir sobre o relacionamento com Deus em oração, desenvolver e fortalecer a nossa fé e confiança no Senhor.


Há tempos refletindo no Salmos 69, deparei com angústia de Davi, clamando: “Salva-me, ó Deus, porque as águas me sobem até a alma” (v. 1); “Não me arraste as correntes das águas...” (v. 15).


“Águas” representam problemas, tribulações, dificuldades, lutas...

“Águas” pode ser crise relacional, depressão, desemprego, questão econômica, solidão, enfermidade, luto, conflito social-militar-político ...

Qual é a sua "água" e/ou as suas "águas", que o sufocam, que parece que vão te afogar?


As “águas” de Davi eram os seus inimigos...


Quais são as suas “águas”? Todos nós, de um modo ou de outro, em algum momento da nossa vida passamos pelas “águas”, e ou convivemos com pessoas que estão passando pelas “águas”... As “águas”, por vezes, parecem ser tão profundas e ou tão violentas, que parecem que vão nos submergir, nos afundar! E, nesses momentos podem surgir a angústia, o desespero, o grito por socorro!


Mas, assim como ocorreu com Davi, mesmo em meio ao clamor (v. 3), choro (v. 10), tribulação (v. 17), amargura e aflição (v. 29), nós, também, podemos expressar a fé e a confiança, o louvor e as ações de graças a Deus (vv. 13, 30, 34).

Fácil, expressar fé, confiança, louvor, ação de graças a Deus, em meio as "águas"? Com certeza não é, pois lutamos com a nossa limitação, a incapacidade humana de compreender, de modo pleno e satisfatório ,o "por que" e o "para que" das "águas", e onde está a presença e o mover de Deus Todo Poderoso, e amoroso, em meio as "águas"!


Deus não promete aos seus filhos, pelo arrependimento dos pecados e a fé em Cristo, a ausência das “águas” (Jo 16:33); sim, promete, a sua presença, seu livramento e vitória (Jo 16:33; Hb 13:5b,6; Mt 28:20b; Mt 11:28-30).


Em Isaías 43:2 Deus prometeu ao povo de Israel: “Quando você atravessar as águas, eu estarei com você; quando você atravessar os rios, eles não o encobrirão...”. Assim como Ele prometeu a Israel, e aos seus servos no passado, hoje, também, todo o verdadeiro discípulo de Jesus Cristo pode confiar na presença e no mover de Deus em meio as “águas”, e na vitória, no refrigério, na esperança, na salvação que Ele concede.


Se você está em meio as “águas” clame ao Senhor, e aguarde Dele o consolo, a força, a esperança e a vitória.

Se você convive com alguém que está em meio as “águas”, ore por ele (a), no Espírito Santo seja solidário em suas lutas e dores, e compartilhe o consolo e a esperança provenientes da Bíblia – palavra de Deus ( Rm 15:4, 13).


A Ele, pelo que é e faz, toda honra e glória, agora e para todo sempre. Amém.
No amor de Cristo,

Domingos Mendes Alves, 17.04.2023

(Texto atualizado de uma devocional escrita há anos)

Domingos Mendes Alves

Domingos Mendes Alves

Criar oportunidades e/ou ser facilitador para capacitação e o suporte aos líderes (nas diversas áreas - familiar, eclesiástica, acadêmica, corporativa, social, esportiva ...)
Copyright 2023 — para o alvo. Direitos reservados.