Terra corrompida e violenta

Domingos Mendes Alves

Domingos Mendes Alves

· 4 min leitura
Thumbnail

Terra corrompida e cheia de violência, Gn 6.5,11,12; Lm Jr 3.38-40

Diariamente somos bombardeados com notícias que envolvem calamidades naturais e/ou as causadas pela ganância humana; guerras e todas as terríveis consequências, entre as quais, genocídios, mortes, estupros, crises de refugiados…; violências de todo o tipo, em todos níveis e esferas sociais…; corrupção …
Estas são algumas as notícias que exaustivamente chegam até nós, pelos meios de comunicação em massa, ou social, ou digital…


Que sentimentos tais notícias despertam em você? Ou, não despertam sentimento algum, pois te tornastes indiferente, anestesiado?


As manchetes acima citadas nos revelam de que a semelhança da época de Noé (Bíblia – Velho Testamento), nos dias atuais, a terra, também, está corrompida e cheia de violência. A Bíblia registra: “o Senhor viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal” (Gn 6.5). Você não vê semelhança com os nossos dias?
É imprescindível afirmar que a terra estava corrompida aos “olhos de Deus” (Gn 6.11,12). Pois, faz-se necessário ter os “olhos de Deus”, observar e perceber, os acontecimentos e a conduta do ser humano, segundo o caráter e os valores divinos, para que assim como Deus, haja no ser humano indignação e tristeza diante diante da corrupção, do mal.
Mas, há pessoas que se indignam contra Deus, e não contra si mesmos e/ou os outros, pois culpam Deus por todo mal sobre a terra.

Quem sabe tu não sejas uma dessas pessoas que culpa Deus?

Em Lamentações de Jeremias, num contexto de sucessivos acontecimentos terríveis, surgem algumas perguntas muito pertinentes -
“Acaso, não procede do Altíssimo tanto o mal como o bem? Por que se queixa o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus próprios pecados. Esquadrinhemos os nossos caminhos, provemo-los e voltemos para o Senhor” (Lm Jr 3.38-40).
Jeremias reconhece que a aflição, o “mal" ocorre sob a soberania de Deus; mas, também, reconhece que o ser humano dever compreender que as aflições, o mal no mundo, resultam não da vontade, do prazer de Deus, sim do pecado - da transgressão e omissão do ser humano contra a vontade, o caráter de Deus (revelado no Senhor e Salvador Jesus Cristo, e nas Escrituras).
Assim, que cada ser humano, que no Espírito Santo por meio do arrependimento dos pecados e da fé em Jesus Cristo, tem o relacionamento sério com o Deus Criador - Infinito - Pessoal (Santo - Justo - Amoroso), aja no seu círculo de influência para testemunhar e proclamar boas novas de transformação e esperança em Cristo Jesus.
A transformação e a esperança, não da ilusão deste mundo sem corrupção, e sem violência (uma realidade, somente futura - com “novos céus e nova terra” (cf. Ap 21,22).


Se você leva Deus a sério, saiba que em tempos difíceis Ele planeja usar pessoas como você para trazer luz em meio as trevas, verdade em meio mentira, integridade em meio a corrupção, paz em meio a violência... Faça a sua parte, vivendo sob a graça divina conforme os princípios do Reino (cf. os ensinos de Jesus, por exemplo em Mateus 5 a 7), e então nós poderemos ter a transformação e a esperança de menos corrupção e menos violência, e mais paz entre os indivíduos, as famílias, os governos, as organizações etc., para uma qualidade de vida melhor “aqui e agora”, com a esperança da plenitude celestial em Cristo, reservada nos céus.

(veja o vídeo no link - Vídeos)


Em Cristo,
Domingos Mendes Alves
(Adaptado de um texto que escrevi em Janeiro 2012)
Viseu, Portugal
13.11.2023

Domingos Mendes Alves

Domingos Mendes Alves

Criar oportunidades e/ou ser facilitador para capacitação e o suporte aos líderes (nas diversas áreas - familiar, eclesiástica, acadêmica, corporativa, social, esportiva ...)
Copyright 2023 — para o alvo. Direitos reservados.