Quando o riso, é loucura - não indica felicidade!
Luís Aleluia, 63 anos, ator, que ficou célebre, de modo especial em Portugal, pela representação como “Menino Tonecas”, na Série da RTP - Rádio Televisão Portuguesa, na sexta-feira, 23.06.20203, ele foi encontrado morto, na garagem do prédio onde morava. Relata-se que Luís Aleluia, passava por uma série crise emocional, havendo assim, até o presente momento, a suspeita de suicídio, como causa de morte.
O humorista, César Mourão, um dos amigos de Luís Aleluia, escreveu, nas redes sociais: “Trabalhar em humor não significa que estejamos sempre felizes, e rir também não é indicativo, por si só, de coisa nenhuma”.
Com esta introdução, escrevo esta Devocional expressando “sentimentos" aos familiares do Luís Aleluia, com os votos do consolo em Deus; e, movido por certas reflexões, que vejo, em alguns meios de comunicação aqui em Portugal, sobre o problema das crises emocionais, psicológicas, que deve ser enfrentado, tratado…
A declaração do humorista César Mourão, me traz a mente, o que o rei Salomão, escreveu, no livro de Eclesiastes, livro de sabedoria…
Eclesiastes 2.1 Disse comigo: vamos! Eu te provarei com a alegria; goza, pois, a felicidade; mas também isso era vaidade. 2 Do riso disse: é loucura; e da alegria: de que serve? […] 11 Considerei todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também o trabalho que eu, com fadigas, havia feito; e eis que tudo era vaidade e correr atrás do vento, e nenhum proveito havia debaixo do sol. […] 24 Nada há melhor para o homem do que comer, beber e fazer que a sua alma goze o bem do seu trabalho. No entanto, vi também que isto vem da mão de Deus, 25 pois, separado deste, quem pode comer ou quem pode alegrar-se? 26 Porque Deus dá sabedoria, conhecimento e prazer ao homem que lhe agrada; mas ao pecador dá trabalho, para que ele ajunte e amontoe, a fim de dar àquele que agrada a Deus. Também isto é vaidade e correr atrás do vento.
Nestes textos das Escrituras, há a revelação de que o ser humano, de modo consciente ou não, na sua busca pela felicidade, ele não a encontrará aparte de Deus. Alienado de Deus “o riso, é loucura” - vaidade, vazio, futilidade; e, “a alegria, de nada serve” - pois é fútil, vazia…
Assim, o invés de enfrentar a vida como ela e buscar respostas em Deus, no Criador dos céus e da terra, o ser humano afoga-se num mar de frivolidades.
A busca pelo riso, pela alegria, pelo prazer em por si e por si só, não responde a questão do sentido, do propósito e da satisfação da vida, nem pode solucionar, conceder respostas verdadeiras ao angustiante quebra-cabeças da vida...
Valfredo Pareto, economista e sociólogo italiano, disse que a satisfação e utilidade da vida não são mensuráveis. É algo pessoal, subjetivo, e quando o indivíduo opta, maximiza.
Está aqui em foco o fracasso do estilo de vida, do ser humano que vive segundo as suas próprias premissas. Sim, satisfação e utilidade não são mensuráveis, mas vão além daquilo que é pessoal e subjetivo. E, a opção e a maximização do indivíduo, é loucura, de nada serve, é vaidade de vaidades… Somente no relacionamento humilde - sincero - sério de fé com o Senhor e Salvador, Jesus Cristo, há a sábia escolha e a plenitude, a maximização da vida.
Lembre-se, a sabedoria de Salomão, é a sabedoria proveniente do Deus único, e verdadeiro, que se revela no Filho, Jesus Cristo - "O qual, é o resplendor da sua glória, e a expressa imagem do seu Ser …” Hebreus 1.3. Jesus Cristo, em quem “Em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos” Colossenses 2.3. E, sabedoria que, também, se revela, no evangelho de Cristo, nas escrituras, palavra de Deus, ‘’… não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais” 1 Coríntios 2.13.
Então, com o arrependimentos dos pecados, entre eles, o pecado, a ofensa contra Deus, da prepotência da "opção e maximização” da vida aparte de Jesus Cristo; e, com fé genuína em Jesus Cristo (crer e confiar, que vem pelo ouvir a pregação de Cristo, Romanos 10.17), busquemos Nele o viver que vale a pena, onde o riso e alegria refletem sabedoria e felicidade divina, e não loucura humana.
Nota:
(1) Textos Bíblicos da ARA
(2) Aqui no site, no link Estudos, você terá uma Série no livro de Eclesiastes. Eu colocarei hoje, o 1o. estudo da Série, e semana após semana, serão colocados os demais (num total de 12).
(3) Vídeo inserido no Instagram e no Youtube, paraoalvo - Domingos Mendes Alves (Inscreva-se, Siga, Divulgue).
Att.
Domingos Mendes Alves
Viseu, Portugal - 26.06.2023