Na Tua luz veremos a luz
Destaca atributos de Deus como misericórdia, fidelidade, justiça …
Na luz de Deus, Ele que é a fonte da vida, não “apenas” conhece-se a Deus, como também há o conhecimento da revelação de Deus, e o desfrutar das bençãos divinas …
⁵ A tua misericórdia, Senhor, está nos céus, e a tua fidelidade chega até às mais excelsas nuvens.
⁶ A tua justiça é como as grandes montanhas; os teus juízos são um grande abismo; Senhor, tu conservas os homens e os animais.
⁷ Quão preciosa é, ó Deus, a tua benignidade! E por isso os filhos dos homens se abrigam à sombra das tuas asas.
⁸ Eles se fartarão da gordura da tua casa, e os farás beber da corrente das tuas delícias;
⁹ porque em ti está o manancial da vida; na tua luz veremos a luz.
¹⁰ Estende a tua benignidade sobre os que te conhecem, e a tua justiça sobre os retos de coração. Salmos 36.5-10
A luz é um emblema de todas as bênçãos, dada por Deus como um meio de ganhar mais. ( Jamieson, Fausset, Brown)
A vida e a luz (isto é, compreensão, alegria e vida) vêm de Deus, sua Fonte. Assim, em contraste com a corrupção dos ímpios, a vida de um crente obediente é caracterizada pela segurança no Senhor, provisões abundantes, vida e compreensão na presença de Deus. (Ross)
A luz é uma referência as bênçãos, dadas por Deus…
…a vida e a luz - isto é, compreensão, segurança, alegria e vida abundante - vêm de Deus.
Por exemplo, compreensão:
- do “conhece-te a ti mesmo” - somente na luz de Deus, temos a luz para conhecer que o coração humano é corrompido, enganoso … E, somente em Cristo, há um ‘novo coração’, sendo no Espírito Santo transformado de glória em glória, em justiça e santidade.
- "Morte e vida" - ao ser humano está destinado a morrer uma só vez, e depois o juízo (quando da segunda morte, para quem não está em Cristo)… E, somente em Cristo há a vitória sobre a 1a. morte (física) , e a 2a. morte (eterna), e há a esperança da ressurreição e da vida eterna …
Vida eterna e, no aqui e agora, a vida abundante que não é avaliada pelo tempo cronológico, nem pela abundância dos bens que a pessoa que tem ou não tem; sim, avaliada pela qualidade do viver com e de Deus, fruto da comunhão sincera e obediente em Cristo, segundo a Sua revelação proporcional nas escrituras…
Na luz - na presença de Deus Pai; pela fé em Jesus Cristo, Deus Filho e a luz do mundo; e, sob a iluminação do Espírito Santo para a compreensão das escrituras - nós vemos a luz. Na luz há compreensão, segurança, alegria e vida abundante.
Nota: neste site paraoalvo.com, link Vídeos, tu encontras um breve vídeo desta desta Devocional…
Robert Jamieson, A. R. Fausset, e David Brown, Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible, vol. 1 (Oak Harbor, WA: Logos Research Systems, Inc., 1997), 358.
Allen P. Ross, “Psalms”, in The Bible Knowledge Commentary: An Exposition of the Scriptures, ed. J. F. Walvoord e R. B. Zuck, vol. 1 (Wheaton, IL: Victor Books, 1985), 821.
Domingos Mendes Alves
@paraoalvo
Viseu, Portugal
27.02.2024