Maldição de família?

Domingos Mendes Alves

Domingos Mendes Alves

· 4 min leitura
Thumbnail

Maldição de família ou Maldição Hereditária!?, Êxodo 20.5


De modo geral quem apregoa a “maldição de família” ou “maldição hereditária”, utiliza-se do texto de Êxodo 20, como uma das bases, para afirmar a maldição de família ... - “... Que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam”, Êx 20.5b.
Mas, o texto acima, assim como qualquer outro similar, não serve como base para a doutrina sobre maldição de família, doutrina essa que não tem fundamento com o todo da revelação divina nas Escrituras, com a sã doutrina.
Deus exortou ao povo de Israel sobre a exclusividade da adoração a Ele, e advertiu sobre o pecado da idolatria e suas consequências para as futuras gerações… Mas, isto não é base para a doutrina da maldição de família.


Ausência da total dedicação a Deus “… é pecado e afeta suas gerações futuras. Aqueles que são influenciados a odiar a Deus serão punidos por Ele”. (Hannah, J. D. (1985). Êxodo. Wheaton, IL: Livros Victor).

Sim, uma geração pode influenciar outra para o bem e/ou o mal, o que por si só não significa a maldição divina para as futuras gerações.


Quando fazemos um estudo mais profundo, e extenso na palavra de Deus, fica evidenciado:
- Há inúmeros casos na história de Israel em que os pais pecaram e sofreram pela ofensa a Deus, e os filhos também sofreram porque eles, também, pecarem contra Deus - exemplo, Eli e os filhos, 1 Sm 2.27-34.
- Há outros casos em que os pais ofenderam a Deus, sofreram por causa do pecado, e os filhos sofreram por causa do pecado dos pais - exemplo, Saul e Jonatas, 1 Sm 31.1-7.
Mas, nenhum desses casos serve como ensino de maldição de família, mas sim exemplificam que os filhos, até nos dias atuais, podem sim sofrer as consequências dos pecados dos pais; assim, como os pais podem sofrer por causa dos pecados dos filhos; a nação pelo pecados dos líderes…


No entanto, há palavra de Deus é clara (e, isto põe em questionamento toda doutrina sobre maldição de família):
1. A responsabilidade pelo pecado é pessoal, Ez 18.1-4, 18-20
No v. 20, Deus afirma claramente: A pessoa que pecar, essa morrerá. O filho não pagará pela iniquidade do pai, nem o pai pagará pela iniquidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele, e a maldade do ímpio cairá sobre este.


2. Em Jesus Cristo somos resgatados da maldição do pecado e da lei, Gl 3.6-14. v.13 Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro)...


3. Em Jesus Cristo somos resgatados do fútil procedimento que nossos pais nos legaram, 1 Pe 1.17-21
. v. 18 sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, 19 mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo ...


4. Em Jesus Cristo há plena libertação do poder do diabo, do pecado e da morte, Hb 2.14 Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo, 15 e livrasse todos que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida.

E, quem está Nele tem o viver sobre a graça divina, sendo Nele “nova criação”, 2 Co 5.17; tendo sido abençoados com toda sorte de bençãos espirituais, Ef 1.3; e, tendo todos os recursos para “vida e a piedade”, 1 Pe 1.3-11.


Em Cristo Jesus,

Domingos M. Alves, 10.02.2020

Atualizado em 13.12.2023, Viseu, Portugal

Domingos Mendes Alves

Domingos Mendes Alves

Criar oportunidades e/ou ser facilitador para capacitação e o suporte aos líderes (nas diversas áreas - familiar, eclesiástica, acadêmica, corporativa, social, esportiva ...)
Copyright 2023 — para o alvo. Direitos reservados.