Loucura, ou sabedoria?

Domingos Mendes Alves

Domingos Mendes Alves

· 4 min leitura
Thumbnail

Comunicando loucura, ou sabedoria?


Por vezes leio textos, poemas, poesias, pensamentos etc., que alguns cristãos colocam nas redes sociais, refletindo ideologias de um mundo sem a verdade de Deus...

Mas, me pergunto:

Ao divulgar tais conteúdos, há a plena consciência, de que está se divulgando uma cosmovisão sobre a vida, os valores, os relacionamentos, ..., que são loucura, pois não refletem a verdade divina?

Será que há a percepção de que pensamentos, ideologias, crenças, ..., meramente humanas, segundo uma mentalidade secularizada, por mais "bonitas" que possam ser, são mentiras confrontadas pelas as crenças, os valores e os princípios do Reino de Deus?

A "beleza" e a "verdade" de um mundo fragmentado e secularizado, vivendo aparte de Deus, não comunica que a verdadeira beleza e verdade são provenientes do Deus Criador, que se revela em Jesus Cristo e nas Escrituras. Mas, se há beleza e verdade na comunicação humana, mesmo quando provenientes de mentes não sérias com Deus, esclareça-se que tal beleza e verdade, é primeiramente de Deus, e como tal deve ser reconhecido!

O verdadeiro discípulo de Jesus Cristo, deve reconhecer que a sabedoria humana aparte do temor a Deus, é loucura! E, reconhecer que somente em Cristo - sabedoria e poder de Deus (cf. texto abaixo de 1 Co 1.18-31), na iluminação do Espírito Santo pela revelação das Escrituras, há a cosmovisão correta, com a plena compreensão da nossa identidade, do propósito, do significado e da satisfação do viver (ser, ter, fazer, relacionar, ...) "aqui e agora", sob a perspectiva eterna.

1 Co 1.18 Certamente a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, ela é poder de Deus. 19 Pois está escrito: "Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos inteligentes." 20 Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o questionador deste mundo? Não é fato que Deus tornou louca a sabedoria deste mundo? 21 Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, Deus achou por bem salvar os que creem por meio da loucura da pregação. 22 Porque os judeus pedem sinais e os gregos buscam sabedoria, 23 mas nós pregamos o Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios. 24 Mas, para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus. 25 Porque a loucura de Deus é mais sábia do que a sabedoria humana, e a fraqueza de Deus é mais forte do que a força humana. 26 Irmãos, considerem a vocação de vocês. Não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento. 27 Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes. 28 E Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são, 29 a fim de que ninguém se glorie na presença de Deus. 30 Mas vocês são dele, em Cristo Jesus, o qual se tornou para nós, da parte de Deus, sabedoria, justiça, santificação e redenção, 31 para que, como está escrito, "aquele que se gloria, glorie-se no Senhor".

Domingos Mendes Alves, 11.04.2023

Adaptado do texto, que escrevi no meu canal do Facebook em 18.12.2012

Domingos Mendes Alves

Domingos Mendes Alves

Criar oportunidades e/ou ser facilitador para capacitação e o suporte aos líderes (nas diversas áreas - familiar, eclesiástica, acadêmica, corporativa, social, esportiva ...)
Copyright 2023 — para o alvo. Direitos reservados.