#7 Sofrimento - dor - esperança
“Deus se importa”
“Ele fortalece ao cansado e dá grande vigor ao que está sem forças”, Is 40.29
Em meio ao sofrimento, principalmente quando este parece não ter “fim”, somos tentados a questionar se Deus realmente é o “Pai da misericórdias, o Deus de toda consolação” (2 Co 1.3).
Como o povo de Israel, por exemplo no deserto rumo a Canaã, em situações difíceis, o ser humano, mesmo o cristão, ele é tentado a reclamar, a murmurar contra Deus, dizendo que o Ele é injusto, o esqueceu, não se interessa por ele, não considera a sua causa (Is 40.27)!
Mas, Deus se importa sim, pois Ele não é como nós...
“Neste mundo em que os homens se esquecem de nós, mudam de atitude para conosco conforme ditam os seus interesses particulares, e modificam as suas opiniões sobre nós pela mínima razão, não é uma fonte maravilhosa de força saber que o Deus com quem nos associamos não muda? Que a Sua atitude para conosco agora é a mesma que era na eternidade passada e será a mesma no futuro eterno?” (A. W. Tozer).
Apesar do tipo, da intensidade ou da duração do sofrimento saibamos que Deus se importa com o ser humano, e por “...meio de duas coisas imutáveis nas quais é impossível que Deus minta, sejamos firmemente encorajados, nós, que nos refugiamos nele para tomar posse da esperança a nós proposta. Temos esta esperança como âncora da alma, firme e segura...” (Hb 6.16-20)
Deus se importa, e Ele jamais muda Sua disposição, esfria em Suas afeições, ou perde o entusiasmo...
Qual o seu tipo de sofrimento?
O fardo parece mais pesado do que podes suportar? O sofrimento parece não ter fim?
Louve a Deus não pelo tipo, intensidade ou duração do sofrimento, mas porque Ele se importa com você, e lhe dará vitória e alívio, para tua alegria e Sua glória.
2 Co 1 "3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação! 4 É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus. 5 Porque, assim como os sofrimentos de Cristo se manifestam em grande medida a nosso favor, assim também a nossa consolação transborda por meio de Cristo." (ARA)
Mt 6 "26 Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? 27 Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? 28 E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. [...] 33 buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. 34 Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.
Domingos Mendes Alves - 17.03.2023
dmalves03@paraoalvo.com
Devocionais desenvolvidas, a partir de material elaborado em 2011 (se não me engano), para atender uma solicitação da OPV - Organização Palavra da Vida - Atibaia, SP, para constar num projeto de Devocionais Diárias.