Deus é soberano

Domingos Mendes Alves

Domingos Mendes Alves

· 4 min leitura
Thumbnail

Deus é soberano.

Quando tu encontras alguém, e perguntas como tu estás? Ou, qual foi o resultado do exame médico? Ou, como foi a entrevista para o emprego? E, a pessoa de pronto responde: Deus é soberano! O que te vem a mente, diante de tal resposta?


E, se em vez da pessoa responder “Deus é soberano”, prontamente ela responder: Graças a Deus… Louvado seja Deus?

Constata-se que para muitos cristãos a resposta “Deus é soberano”, intencionalmente ou não, parece querer camuflar certa decepção com Deus, e/ou, por vezes raiva - amargura contra Deus, por causa de algo que aos seus olhos não ocorreu como esperava… A pessoa deparou-se com uma negativa, recusa, perda…


Mas, se tudo correu bem aos seus olhos, então: Graças a DeusLouvado seja Deus


Por exemplo, se a pessoa estava orando para ser bem sucedido na entrevista para um emprego, e não foi aprovada na entrevista… Ou, esperava um resultado negativo num exame que procurava detectar uma enfermidade grave, e o exame deu positivo… Ao chegar em casa e/ou, na rua, e tu lhe perguntares como foi a entrevista, ou o exame médico, e ela prontamente responder: Deus é soberano! Logo, tu compreendes que ela vai concluir: não fui aprovado (a) para aquela vaga no emprego; ou, o exame médico deu positivo …
Pois, se a pessoa tivesse sido contratada para o emprego, ou o exame médico desse negativo, prontamente ela responderia: Graças a Deus Louvado seja Deus

O caminhar no Espírito Santo, com genuíno discernimento do ser e do agir de Deus Pai, conforme revelado em Jesus Cristo e nas escrituras (Bíblia - palavra de Deus”, conduz o indivíduo a compreensão de que “Deus é soberano” não somente quando as coisas não ocorrem como nós esperamos; mas, “Deus é soberano”, também, quando as coisas ocorrem conforme esperamos. E, a fé na soberania de Deus, conduz ao descanso Nele, e a bendizer o Seu Nome, em toda e qualquer circunstância, nos momentos bons e maus, nos vales e nas montanhas, nas tristezas e na alegrias, nos ganhos e nas perdas aos olhos deste mundo…


O Deus soberano, Senhor dos céus e da terra, o Todo Poderoso, Aquele que age segundo o seu caráter Santo - Justo - Bom … afirmou aos aos seus filhos, na fé em Cristo: "E até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos. Lucas 12.7; e, “ Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas”, Mateus 6.33… E, também, afirmou: “… que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos”, Mateus 5.45

F. F.Bruce, disse: “Deus não tem por que responder ao homem pelo que faz. Todavia, pode-se confiar em que Ele age de modo coerente com o seu caráter, revelado supremamente em Cristo”.

Então, com confiança, no Espírito Santo, a luz da palavra de Deus, aprendamos em todo tempo, sob o reconhecimento da soberania de Deus, declarar, como Jó: “ … Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor.” Jó 1.21 […] “Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado”, Jó 42.2 (ARC)

Deus é soberano! Então, graças a Deus, louvado seja Deus!

(Nota: Aqui no site, no Link VÍDEOS tu encontras o vídeo desta Devocional).

Domingos Mendes Alves
@paraoalvo
14.02.2024
Viseu, Portugal

Domingos Mendes Alves

Domingos Mendes Alves

Criar oportunidades e/ou ser facilitador para capacitação e o suporte aos líderes (nas diversas áreas - familiar, eclesiástica, acadêmica, corporativa, social, esportiva ...)
Copyright 2023 — para o alvo. Direitos reservados.