#6 Sofrimento - dor - esperança
“Consolados para consolar”
“Nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações” – 2 Co 1.5
Deus nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com o propósito de que consolemos outros em suas tribulações...
Esta é uma das promessas Daquele que é fiel e cumpre todas as suas promessas (2 Co 3.3-5,18,20; 1.20).
Por sua fidelidade e por amor ao seu Nome, Deus nos consola. E, isso para o nosso bem, a nossa alegria, a nossa satisfação Nele, para que consolemos outros e, acima de tudo para o testemunho e a glória do seu Nome. Portanto, Ele não nos consola para que sejamos e vivamos de modo narcisista, egocêntrico, olhando para o nosso próprio "umbigo"!
Com profunda angústia de alma, Salomão ao observar um mundo sem Deus, "sem consoladores", ele escreveu: "Vi ainda todas as opressões que se fazem debaixo do sol: vi as lágrimas dos que foram oprimidos, sem que ninguém os consolasse; vi a violência na mão dos opressores, sem que ninguém consolasse os oprimidos." Ec 4.1
De igual modo é muito angustiante, triste, quando observa-se a ausência de encorajadores, consoladores, mesmo entre "famílias nucleares e extensas - na carne e sangue" e "famílias na fé - em Cristo Jesus" de pessoas que se dizem cristãs.
Repita-se: Deus nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com o propósito de que consolemos outros em suas tribulações...
E, os verdadeiros discípulos de Cristo, que andam no Espírito Santo - o Consolador, são encorajadores, consoladores dos que estão passando por tribulações.
Aquele que consola outros no Espírito Santo, têm a consciência de que por mais profundas, preciosas e importantes que sejam as suas experiências, estas não devem e nem podem ser as bases para consolar outros. Ele compreende que cada um "tem a sua dor, o seu sofrimento, a sua experiência, o seu tempo "; e, que Deus na sua soberana vontade, sua multiforme sabedoria, e seus propósitos eternos, Ele pode agir de maneiras diferentes, com pessoas e situações diferentes.
Assim, consideremos as nossas experiências como meios ilustrativos para o testemunho do agir de Deus, e para as lições aprendidas em meio aos sofrimentos. Mas, é a suficiência da palavra de Deus, a Biblia, que deve ser a autoridade para o ensino, o consolo, a edificação em Cristo.
"Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança. Rm 15.4
No Espírito e na palavra de Deus, nós devemos e podemos consolar outros que sofrem, relembrando-lhes as promessas divinas, e sendo para eles uma manifestação da presença e do consolo de Deus.
Em 2 Co 7, nós lemos o testemunho de Paulo: "4 Mui grande é a minha franqueza para convosco, e muito me glorio por vossa causa; sinto-me grandemente confortado e transbordante de júbilo em toda a nossa tribulação. 5 Porque, chegando nós à Macedônia, nenhum alívio tivemos; pelo contrário, em tudo fomos atribulados: lutas por fora, temores por dentro. 6 Porém Deus, que conforta os abatidos, nos consolou com a chegada de Tito; 7a e não somente com a sua chegada, mas também pelo conforto que recebeu de vós ...".
Em Cl 4.7, lemos que Tiquico foi enviado por Paulo a Colossos, para que levasse notícias a seu respeito, e para que os consolasse... Deus move pessoas para consolar umas as outras.
Tenha sempre em mente que Deus nos consola para consolar outros... E, em oração, com estudo humilde, regular, consistente, estudemos e pratiquemos a palavra de Deus para ser aptos para edificar outros. (Cf. Fp 2.12-16; Cl 3.16; 2 Tm 3.15-17)
Quem sabe hoje ou no decorrer desta semana, no Espírito Santo você possa ser um "Tito", "Tíquico", um meio para consolar outro em suas tribulações.
Agradeça a Deus pelas vidas que Ele tem colocado em tua vida para te encorajar, e rogue que Deus o faça um encorajador de outros.
Domingos Mendes Alves - 17.03.2023
dmalves03@paraoalvo.com
Devocionais desenvolvidas, a partir de material elaborado em 2011 (se não me engano), para atender uma solicitação da OPV - Organização Palavra da Vida - Atibaia, SP, para constar num projeto de Devocionais Diárias.