Como a ti mesmo

Domingos Mendes Alves

Domingos Mendes Alves

· 3 min leitura
Thumbnail

Como a ti mesmo!

Cada um cuida da sua vida...Eu estou ocupado demais, para ter tempo “com" e/ou “para" os outros, basta a minha vida… Não tenho tempo para relacionamentos significativos… Pessoas dão muito trabalho, por isto as evito… Estas são algumas das expressões resultantesde ideologias, dos pensamentos que estãopor detrás de um estilo de vida individualista, narcisista, desconectado e/ou de uma conexão fraca, cheia de ruídos e interferências, na comunicação com Deus e o próximo...

Na maioria das vezes, pessoas com as posturas citadas acima, são as mesmas que reclamam da frieza, do distanciamento dos outros, da ausência de relacionamentos bons e duradouros.

Na contramão de tais pensamentos, posturas, quero destacar aqui, duas exortações da palavra de Deus, reveladas nas Escrituras (exortações que com certeza só têm relevância para quem leva Deus a sério, por meio da fé em Jesus Cristo):

No ensino sobre relacionamentos, onde há primeiramente a exortação para o juízo de si mesmo, antes de julgar os outros;e, depois a exortação do buscar, em oração, de perseverante e confiante a Deus Pai;nós lemos …

… “Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam; pois esta é a Lei e os Profetas”. Mateus 7.12 (NVI)

A palavra de Deus exorta a colocar-se em prática o fazer aos outros o bem, que se espera que os outros façam a ti (a si mesmo). Há aqui o imperativo de uma atitude altruísta, e proativa em favor dos outros, antes de pensar no que os outros podem fazer por ti.

A outra exortação, no contexto dos deveres sociais, nós lemos …

Seja constante o amor fraternal. Não se esqueçam da hospitalidade; [...]. Lembrem-se dos que estão na prisão, como se aprisionados com eles; dos que estão sendo maltratados, como se vocês mesmos estivessem sendo maltratados”, Hebreus 13.1-3 (NVI).

No Espírito Santo, movido pelo amar a Deus e ao próximo, o verdadeiro discípulo de Jesus Cristo evidencia, como algumas das marcas da verdadeira espiritualidade, o comprometimento e o envolvimento com o próximo em suas lutas, necessidades, tribulações..., como se ele mesmos estivesse passando portais situações. Isto nos traz a mente o “amor ao próximo, como a si mesmo"

Como, eu e tu, como nós temos vivido e nos envolvido com os outros?

Quais são as marcas, nos nossos relacionamentos, da verdadeira espiritualidade, do viver e servir em Jesus Cristo?

Que passos daremos, no Espírito Santo, para a genuína e significativa comunhão com o próximo, a partir e além do nosso lar, da família (a família na “carne e sangue”; e a família na “fé" em Cristo, para quem é verdadeiramente cristão).

Em seus relacionamentos, e em todas as demais áreas da tua vida, se tu realmente persegues o viver de modo agradável a Deus, sob a direção e capacitação do Espírito Santo, tu deves fazer perguntas e buscar respostas à luz da palavra de Deus, e não a luz da ideologia e das marcas de um mundo sem Cristo.

(Veja o vídeo no Link - Vídeos)

Em Cristo, Domingos M. Alves

Texto atualizado em 20.11.2023

Viseu, Portugal


Domingos Mendes Alves

Domingos Mendes Alves

Criar oportunidades e/ou ser facilitador para capacitação e o suporte aos líderes (nas diversas áreas - familiar, eclesiástica, acadêmica, corporativa, social, esportiva ...)
Copyright 2023 — para o alvo. Direitos reservados.