Avivamento espiritual, na igreja - corpo vivo de Jesus Cristo
Porventura, não tornarás a vivificar-nos, para que em ti se regozije o teu povo? Mostra-nos, Senhor , a tua misericórdia e concede-nos a tua salvação. Salmos 85:6,7 (ARA)
Oração do profeta Habacuque sob a forma de canto. Tenho ouvido, ó Senhor , as tuas declarações, e me sinto alarmado; aviva a tua obra, ó Senhor , no decorrer dos anos, e, no decurso dos anos, faze-a conhecida; na tua ira, lembra-te da misericórdia. Habacuque 3:1,2 (ARA)
Há anos, eu ouvi o testemunho de Wess no Leadership Summit (Willow Creek - IL, EUA) acerca de um líder cristão, na Etiópia, que tinha sofrido perseguição, punição por causa da fé em Jesus Cristo... Após uma intervenção miraculosa de Deus, aquele líder foi liberto pelas autoridades etíopes... Foi nesse contexto, que Wess, se encontrou com aquele líder, que indignado indagou para Wess:
“Na Etiópia nós cristãos oramos o dia todo, no Ocidente há cristãos que passam o dia inteiro sem orar... Isto é possível? Na Etiópia, por causa da carência de Bíblias, nós tiramos páginas da Bíblia para distribuir entre os cristãos sedentos para ler a palavra de Deus. No Ocidente há cristãos que têm até 8 bíblias, mas passam mais de uma semana sem abrir e ler a Bíblia... Isto é possível? Na Etiópia aguardamos com ansiedade nos congregar com outros cristãos.... No Ocidente onde há cidades
com uma igreja em cada esquina, há cristãos que passam semanas, meses, sem se congregar... Isto é possível?”
Nós "cristãos do Ocidente", e todos semelhantes a nós, com profunda angústia e tristeza, com profunda tristeza respondamos: Sim, é possível! É
possível encontrar pessoas que se dizem cristãs, e não oram, não leem a Bíblia, não se congregam com outros cristãos... Cristãos que não vivem um cristianismo autêntico. São cristãos secularistas, "cristãos" incrédulos!
Como o salmista e o profeta (textos bíblicos, acima), nós precisamos clamar a Deus para que Ele avive a comunidade dos discípulos de Jesus Cristo, a sua Igreja. Avive a sua obra em nós e por meio de nós, para que
o seu Nome seja glorificado em nós e por meio de nós “até os confins da terra”.
Vance Havner escreveu: “Reavivamento é a renovação do amor da igreja
por Jesus Cristo".
E, Wiersbe afirmou: “... Se não nos voltarmos para a oração, não há esperança de reavivamento na igreja”.
Sim que, no Espírito Santo, cada e todo o o verdadeiro cristão, em qualquer região do planeta, se volte para as escrituras - a palavra de Deus, para a oração, para a confissão e o abandono dos pecados, para a comunhão e o serviço na comunidade cristã, e em todas as esferas de relacionamento ...
Busque-se a Deus com coração humilde e sincero, e se regozije Nele.
Que a igreja de Jesus Cristo, a partir do exemplo e da exortação da liderança espiritual, persiga no Espírito Santo o mover que vem de Deus, passa por Deus e termina em Deus.
"É verdade, tudo se levanta ou cai com a liderança, simplesmente porque os seguidores tornam-se iguais aos seus líderes..." (Wiersbe).
Você já imaginou o que ocorrerá, se a partir do exemplo da liderança, a igreja orar e jejuar, orar e jejuar, orar e jejuar, crendo que Deus é poderoso para fazer mais que pedimos ou pensamos?
Você já imaginou se as famílias, em Cristo Jesus, a partir dos maridos e esposas - dos pais e das mães, desenvolverem relacionamentos fortes e sadios, e construírem relacionamentos significativos com outras famílias?
Você já imaginou se cada cristão, cada discípulo de Jesus Cristo for um
verdadeiro adorador, um encorajador, um discipulador, um visitador, um evangelista, um servo que sai de sua "zona de conforto" e que olha além de si mesmo, visando em tudo a edificação do Reino e a glória de Deus?
Você já imaginou uma igreja que detesta o pecado, e ama a Deus ao ponto
de impactar a comunidade a sua volta, servindo ao próximo e fazendo “discípulos em todas as nações” para que Cristo seja adorado e glorificado entre todos os povos?
Sim, como o salmista e o profeta, nós clamemos a Deus:
"Porventura, não tornarás a vivificar-nos ...?"; "... aviva a tua obra, ó Senhor ..."
Que tal avivamento, no Espírito Santo, comece "em" e a "partir" de cada um de nós!
Domingos Mendes Alves