(Nota: aqui no site, no Link Vídeos, tu encontrarás o vídeo dessa Devocional)
Ampara-me ó Deus.
Qual a avaliação que tu fazes, o sentimento que tens do mundo no qual vives?
Há anos o escritor português, José Saramago, disse: “não sou pessimista, o mundo é que é péssimo”!
Pode ser que o mundo, no atual momento da tua vida, seja maravilhoso ! Assim, como em outros momentos já foi, ou será, considerado péssimo!
Culver, escreveu: “… nada é mais encorajador para os cristãos, em um mundo perigoso, no qual a esperança terrena certamente se esgotará, que a certeza de que a vontade determinada de Deus está sendo feita”.
“Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, cuja esperança está no Senhor, seu Deus, que fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e mantém para sempre a sua fidelidade”, Salmos 146.5,6.
E, é com a convicção, do viver sob a soberana vontade do Criador, do Senhor fiel e soberano da e na história, que independente do contexto de vida, o verdadeiro discípulo de Jesus Cristo crê, confia, e descansa em Deus. Ele, amoroso - santo - justo, que, ainda, tem o propósito para a proclamação e a glória do Seu Nome, neste mundo corrompido pelo pecado.
Por isso, sem conformismo, sem alienação sem ostracismo, num mundo “maravilhoso” e/ou “péssimo”, no Espírito Santo que cada verdadeiro cristão possa afirmar: “não sou pessimista, nem utópico, mas no mundo que jaz no maligno, pela fé, eu vivo confiante e esperançoso no Filho de Deus”.
Como afirmou o apóstolo Paulo: “…E, esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim”, Gálatas 2.20b.
Que a cada dia, no caminhar neste mundo, assim como o salmista, com a determinação de “guardar o mandamentos de Deus”, nós clamemos: “ Ampara-me, segundo a tua promessa, para que eu viva; não permitas que a minha esperança me envergonhe. Sustenta-me, e serei salvo e sempre atentarei para os teus decretos”, Salmos 119.115b-117.
Em Cristo,
Domingos Mendes Alves
(Revisão e atualização de uma reflexão de 24.02.2016)
Viseu, Portugal
05.01.2024