2 Coríntios 11:1-33; 12:11-18
Mensagem: O discípulo de Jesus Cristo, sob a liderança do Espírito Santo, deve ter uma mente instruída e sujeita à sã doutrina para avaliar e questionar ensinos e práticas, e para refutar todas as seduções e enganos que procuram separá-lo da simplicidade e pureza em Cristo.
Esboço
Introdução
A. Recordando
#15 Mensagem – Autoridade espiritual, 2 Coríntios 10:1-18
Mensagem: A autoridade espiritual do servo de Jesus Cristo está fundamentada no relacionamento com Cristo, no poder da Palavra de Deus e no caráter íntegro conforme o padrão divino.
B. Reinos em conflito.
Mateus 13:38: O Reino de Deus versus o Reino de Satanás
Deus lança a boa semente (o trigo), que são os filhos do Reino; e o Diabo lança a má semente (o joio), que são os filhos do maligno. O propósito do Diabo é confundir, causando confusão.
Em sua primeira epístola, João (4:1) faz um alerta: “não creiais em todo o espírito”.
Há ensinos e práticas
Os falsos profetas e falsos mestres são provenientes do mundo (referência a um mundo sem Deus), e o mundo lhes dá ouvidos; eles não confessam a Cristo e não vivem debaixo do Seu Senhorio.
Devemos, portanto, discernir o “espírito da verdade” e o “espírito do erro”.
C. O temor do apóstolo Paulo, 2 Coríntios 11:3
11:3 Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo.
“Receio”, “temo” – e quero evitar!
A Ilustração: Assim como a serpente, ou seja, Satanás, com astúcia, enganou Eva. Satanás colocou em dúvida a palavra e o amor de Deus. Ele disse que Adão e Eva seriam, assim como Deus, conhecedores do “bem e do mal” – mas não disse que, diferentemente de Deus, eles não dominariam o bem, sendo dominados e destruídos pelo mal.
“Enganou”: Astúcia, dolo, maquinação, truque…
Há, para todo cristão, o perigo real do engano porque: 14b “ … porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz”; e, 15a “Não é muito, pois, que os seus próprios ministros se transformem em ministros de justiça …”
Satanás se disfarça em “anjo de luz” – pode significar “mensageiro de Deus”. Assim também agem os falsos apóstolos e mestres. Eles têm a aparência, mas não a essência dos apóstolos ou mestres de Cristo.
Engano para que “sejam corrompidas as vossas mentes…”: (Isso é) a “sedução de virgens”, ruína de toda a forma… A “mente” é a fonte de onde procede a vida (Provérbios 4:23). A mente é o alvo da batalha…
Há uma disputa pela mente…
A “mente corrompida” é um desvio da:
* Simplicidade (sinceridade);
* Pureza (saúde doutrinária e ética).
Esse desvio leva à perda da devoção e da dedicação a Cristo. E, gera uma vida de complicações e de tribulações e angústias de alma.
Vigie a mente – Romanos 12:2: “Transformados pela renovação da mente…” (Cf. 2 Coríntios 10:3; Hebreus 5.14; 1 Pe 1.13-21)
O discípulo de Jesus Cristo, sob a liderança do Espírito Santo, deve ter uma mente instruída e sujeita à sã doutrina para avaliar e questionar ensinos e práticas, e para refutar todas as seduções e enganos que procuram separá-lo da simplicidade e pureza em Cristo.
Precisamos discernir o que procede e o que não procede de Deus e resistir firmemente a todas as práticas, aos ensinos e às seduções que nos separam da vida sincera e pura que há em Cristo Jesus.
I. Marcas daquilo que verdadeiramente procede de Deus.
A. Tem as credências de Cristo, 2 Coríntios 12:12
12:12 Pois as credenciais do apostolado foram apresentadas no meio de vós, com toda a persistência, por sinais, prodígios e poderes miraculosos.
“Credenciais apostolado” – os sinais, as marcas, as credenciais.
Hebreus 2:4 fala sobre as marcas que acompanharam o ministério apostólico.
O “apóstolo” é o enviado por Jesus e tem d’Ele autoridade delegada.
Referências Importantes: Hebreus 3:1; João 17:18; Marcos 3:13-19; Atos 2:42; Atos 1:21-26; Atos 2:32; 3:15; Romanos 1:4; Atos 9; 1 Coríntios 15:8; Gálatas 1:6-10.
Efésios 2:20 apresenta os apóstolos, assim como os profetas, como alicerces da Igreja, sendo Cristo a Pedra angular (ou principal). Eles andaram com Jesus e foram testemunhas da ressurreição.
Paulo se apresenta como um apóstolo “nascido fora de tempo” (1 Coríntios 15:8).
Depois de Paulo, não há mais apóstolos de Cristo, nem sucessão apostólica, nem novo evangelho, nem nova doutrina. Hoje, temos os “apóstolos” da igreja, enviados para proclamar e ensinar a verdade já revelada (Efésios 4:11-16) e lançar os fundamentos da sã doutrina nas igrejas locais.
Assim como Paulo, o verdadeiro discípulo de Cristo deve manifestar as marcas, os sinais de um servo de Cristo… (Analise os pontos seguintes – B a E)
B. Possui a verdade de Cristo, 2 Coríntios 11:7-10, 22,23
11:10 A verdade de Cristo está em mim; por isso, não me será tirada esta glória nas regiões da Acaia.
Havia autenticidade e sinceridade, tanto na motivação quanto na intenção. E isso podia ser visto no seu estilo de vida, conforme Paulo testemunha nos versículos 7 a 9.
Como já vimos no capítulo 6:3-10, o verdadeiros discípulos de Cristo em tudo se recomendam como ministro de Cristo, conforme o versículo 8: “..como enganadores e sendo verdadeiros.” Ou seja, em oposição ao mundo que os enxerga “como enganadores”, aos olhos de Deus ele são “verdadeiros”, autênticos, íntegros.
Por vezes, não se valoriza mais a verdade e a integridade, mas apenas a narrativa, a retórica, o carisma do mensageiro, e o pragmatismo — ou seja, se a igreja vai “bem” numérica e financeiramente.
Como já temos visto no decorrer desta carta de 2 Coríntios, o discípulo de Cristo, sob a graça divina, deve cultivar uma vida íntegra, sincera e de bom testemunho diante de Deus e dos seres humanos.
C. Possui zelo pela Igreja de Cristo, 2 Coríntios 11:2,11, 28, 29; 12:15.
11:2 Porque zelo por vós com zelo de Deus; visto que vos tenho preparado para vos apresentar como virgem pura a um só esposo, que é Cristo. […] 11:11 Por que razão? É porque não vos amo? Deus o sabe.
O discípulo de Cristo, por amor a Cristo e à Igreja, rejeita todo e qualquer movimento anti-Igreja e tudo que se levanta para a minar e a destruir.
E, por causa do amor e zelo por Cristo e a igreja ele está pronto a pagar um alto preço – 11:23b “… em trabalhos, muito mais; muito mais em prisões; em açoites, sem medida; em perigos de morte, muitas vezes. 24 Cinco vezes recebi dos judeus uma quarentena de açoites menos um; 25 fui três vezes fustigado com varas; uma vez, apedrejado; em naufrágio, três vezes; uma noite e um dia passei na voragem do mar…” (Cf. vv. 23-30).
O alvo de Satanás por meio dos falsos cristãos, falsos mestres e profetas é ferir, confundir e destruir a Igreja – a família de Deus, o corpo vivo de Jesus Cristo. Contudo, as “portas do inferno não prevalecerão contra o avanço da Igreja” (Mateus 16:18).
O discípulo zela para que a Igreja — corpo vivo de Cristo — permaneça fiel e leal ao único e suficiente SENHOR: Jesus Cristo, o Cabeça da Igreja.
D. Proclama o Evangelho de Cristo, 11:4,7.
11:4 Se, na verdade, vindo alguém, prega outro Jesus que não temos pregado, ou se aceitais espírito diferente que não tendes recebido, ou evangelho diferente que não tendes abraçado, a esse, de boa mente, o tolerais. […] 7 Cometi eu, porventura, algum pecado pelo fato de viver humildemente, para que fôsseis vós exaltados, visto que gratuitamente vos anunciei o evangelho de Deus?
O verdadeiro discípulo de Cristo não proclama personalidades humanas e não proclama outros evangelhos — falsos evangelhos, que não são o evangelho da cruz, o evangelho de Cristo. Tais “evangelhos”, assim como os seus mensageiros, são muitas vezes e em muitos locais tolerados na denominada igreja de Cristo.
11:20 Tolerais quem vos escravize, quem vos devore, quem vos detenha, quem se exalte, quem vos esbofeteie no rosto.
O discípulo de Cristo proclama o evangelho de Deus sem que seja instrumento de ganho pessoal, nem de exploração e manipulação dos que ouvem e aceitam o evangelho.
E. Busca a glória de Deus – foco em Cristo, 2 Coríntios 11:30,31
11:30 Se tenho de gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha fraqueza. 31 O Deus e Pai do Senhor Jesus, que é eternamente bendito.
O apóstolo Paulo sabia de sua fraqueza – 2 Coríntios 13:4b “… Porque nós também somos fracos nele, mas viveremos, com ele, para vós outros pelo poder de Deus” (Cf. 2 Coríntios 12:10).
2 Coríntios 4:7 Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós.
Portanto, quem é “bendito” digno de glória eterna é o Deus e Pai do Senhor Jesus Cristo, assim como o Filho e o Espírito Santo (Cf. 2 Coríntios 1:3; 13:13; Romanos 11:36)
O servir a Deus servindo vidas não é um ministério personalista, no qual pessoas são glorificadas.
Segundo Russell Shedd a glória divina:
* Sempre humilha o pecador;
* Sempre exalta a Deus — Pai, Filho e Espírito Santo;
* Sempre conduz à santificação.
Estas marcas devem acompanhar não só os mestres, os líderes espirituais, mas todos os verdadeiros discípulos de Jesus Cristo (os filhos do Reino, o “trigo” semeado por Cristo no mundo, Mateus 13:1-43).
O discípulo de Jesus Cristo, sob a liderança do Espírito Santo, deve ter uma mente instruída e sujeita à sã doutrina para avaliar e questionar ensinos e práticas, e para refutar todas as seduções e enganos que procuram separá-lo da simplicidade e pureza em Cristo.
.
((Continua e conclui na próxima mensagem: Vigie a sua mente (II))
Lembre-se:
A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina é a de modo perseverante, e confiante aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp 2:12,13; 1 Tm 4:7-9; Tg 1:22-27).
Como eu posso colocar isso em prática na minha vida?
Qual o primeiro passo que darei nessa direção (para que haja real transformação em minha vida)?
Conheça… Creia. Aproprie-se… E, pratique a verdade divina para que experimentes a vida plena que há em Jesus Cristo (João 10:10).
Bibliografia
Bíblias
- Almeida Revista e Atualizada. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.
- Bíblia de Estudo da Fé Reformada. Editada por R.C. Sproul. São Paulo: Editora Fiel e Ligonier Ministries, 2022.
- Bíblia de Estudo MacArthur. Editada por John MacArthur Jr. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 2010.
Comentários e Léxicos
- Baxter, J. Sidlaw. Examinai as Escrituras: Atos a Apocalipse. São Paulo: Ed. Vida Nova, 1989.
- Constable, Thomas L. Notes on 2 Corinthians. Edição de 2007.
- Jamieson, Robert; Fausset, A. R.; Brown, David. Comentário Exegético y Explicativo de La Bíblia – Tomo II Novo Testamento. Casa Bautista de Publicaciones, 1977.
- Kruse, Colin G. 2 Corinthians: An Introduction and Commentary. Vol. 8, Tyndale New Testament Commentaries. Downers Grove, IL: InterVarsity Press, 1987.
- Lowery, D. K. “2 Coríntios”. Em The Bible Knowledge Commentary: An Exposition of the Scriptures. Editado por J. F. Walvoord & R. B. Zuck. Vol. 2. Wheaton, IL: Victor Books, 1985.
- Rienecker, Fritz; Rogers, Cleon. Chave Linguística do Novo Testamento Grego. São Paulo: Vida Nova, 1985.
- Gingrich, F. Wilbur; Danker, Frederick W. Léxico do Novo Testamento – Grego / Português. São Paulo: Vida Nova, 1984.
- The Bible Knowledge Commentary: An Exposition of the Scriptures. Vol. 2. Wheaton, IL: Victor Books.
- Wiersbe, Warren W. Comentário Expositivo: Novo Testamento: volume II. Santo André, SP: Geográfica Editora, 2006.
Obras Teológicas e Estudos
- Packer, J. I. O Conhecimento de Deus. São Paulo: Ed. Mundo Cristão, 1984.
- Pinto, Carlos O. C. Foco & Desenvolvimento no Novo Testamento. 2ª ed. revisada e atualizada. Hagnos.
- Swindoll, Charles R. A Ministry Anyone Could — TRUST. A Study of 2 Corinthians 1-7. Insight for Living Bible Study Guide, 1987.
- The Treasury of Scripture Knowledge. Bagster, 1974.
Ferramentas Digitais
- E-Sword x
- Logos Bible Software
- Olive Tree – Bible Study – RA Strong,s
Informações Adicionais
- Nota: Esta série de estudos foi desenvolvida a partir de mensagens pregadas em RAO, São Paulo, Brasil, nos anos de 2006, 2007 e 2021. Algumas notas e referências bibliográficas foram perdidas ao longo do tempo.
Mensagens Bíblicas
Satisfação e vitória em Cristo
Série em 2 Coríntios
#16, Mensagem (I)
Domingos Mendes Alves
@paraoalvo
23.10.2025
Last modified: October 28, 2025