Atos 3.14-16
Atos 3.14 Vós, porém, negastes o Santo e o Justo e pedistes que vos concedessem um homicida. 15 Dessarte, matastes o Autor da vida, a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, do que nós somos testemunhas. 16 Pela fé em o nome de Jesus, é que esse mesmo nome fortaleceu a este homem que agora vedes e reconheceis; sim, a fé que vem por meio de Jesus deu a este saúde perfeita na presença de todos vós.
Esboço da mensagem:
Guarde isto:O Nome, a glória e o testemunho sobre Jesus.
I. Nome
Atos 3.16a Pela fé em o nome de Jesus, é que esse mesmo nome …
“Nome” refere-se a Pessoa e a obra de Jesus. “Nome”, At 3.6; 4.7,10,17,18,30
Jesus é o:
3.6 “Nazareno”, João 1.45,46; Atos 2.22;
3.13 “Servo”, Marcos 10.45; Filipenses 2.5-8
3.14 “Santo”, Hebreus 9.26; 2 Coríntios 5.21
3.14 “Justo”, 1 João 2.1; 1 Pedro 3.18
3.14 “Autor da vida”, João 1.1-4; João 5.4
3.18 “Cristo”, “Messias”, João 1.41; Atos 3.20
E, Jesus o Nazareno, o Servo, o Santo, o Justo, o Autor da vida, o Cristo – Messias que tem poder para curar – como ocorreu com aquele coxo, acima de tudo veio para “padecer na cruz pelos nossos pecados”, Atos 3.18. E, a exortação é:
“19 Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados, 20 a fim de que na presença do Senhor, venham tempos de refrigério, e que ele envie ele o Cristo, que vos foi designado, Jesus. Atos 3
Movido pelo Espírito Santo, arrependa-se dos pecados, creia em Jesus Cristo como único e suficiente Salvador…
II. Glória
Atos 3.8 de um salto se pôs em pé, passou a andar e entrou com eles no templo, saltando e louvando a Deus. 9 Viu-o todo o povo a andar e a louvar a Deus.
Atos 4.21 Depois, ameaçando-os mais ainda, os soltaram, não tendo achado como os castigar, por causa do povo, porque todos glorificavam a Deus pelo que acontecera. 22 Ora, tinha mais de quarenta anos aquele em quem se operara essa cura milagrosa.
Tudo Jesus operou para glória de Deus Pai… Mas, lembre-se Jesus Cristo é o Filho de Deus, Ele é Deus, e os milagres revelavam a sua divindade – João 20.30,31. Ele digno de toda honra e glória, Filipenses 2.9-11; Apocalipse 5.5-14
Como podemos ver em vários trechos das Escrituras o próprio Deus Pai glorificou a Deus Filho – Atos 3.15 O Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, o Deus de nossos pais, glorificou a seu Servo Jesus, a quem vós traístes e negastes perante Pilatos, quando este havia decidido soltá-lo
Movido pelo Espírito Santo, arrependa-se dos pecados, creia em Jesus Cristo como único e suficiente Salvador, dê glórias a Deus pela vida eterna que LHE concede por Sua graça e misericórdia…
III. Testemunhe
Atos 3.9 Viu-o todo o povo a andar e a louvar a Deus, 10 e reconheceram ser ele o mesmo que esmolava, assentado à Porta Formosa do templo; e se encheram de admiração e assombro por isso que lhe acontecera.
Este homem que foi curado pelo poder de Jesus publicamente sai louvando a Deus, não louvando a Pedro e João (Atos 3.12). Ou seja ele está dando testemunho do poder de Deus.
Atos 4.15 E, mandando-os sair do Sinédrio, consultavam entre si, 16 dizendo: Que faremos com estes homens? Pois, na verdade, é manifesto a todos os habitantes de Jerusalém que um sinal notório foi feito por eles, e não o podemos negar; 17 mas, para que não haja maior divulgação entre o povo, ameacemo-los para não mais falarem neste nome a quem quer que seja. 18 Chamando-os, ordenaram-lhes que absolutamente não falassem, nem ensinassem em o nome de Jesus. 19 Mas Pedro e João lhes responderam: Julgai se é justo diante de Deus ouvir-vos antes a vós outros do que a Deus; 20 pois nós não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos.
Todo o verdadeiro discípulo de Jesus Cristo deve testemunhar e anunciar Jesus, pois – Atos 4.11 Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular. 12 E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.
Movido pelo Espírito Santo, arrependa-se dos pecados, creia em Jesus Cristo como único e suficiente Salvador, dê glórias a Deus pela vida eterna que LHE concede por Sua graça e misericórdia, testemunhe e anuncie a salvação eterna em Jesus.
Lembre-se:
A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina, é a de modo perseverante e confiante aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp 2.12,13; 1 ™ 4.7-9; Tg 1.22-27). Ao meditar nesta mensagem, pergunte-se:
O que Deus quer transformar no meu modo de pensar e agir?
Como eu posso colocar isto em prática na minha vida?
Qual o primeiro passo que darei nessa direção (para que haja real transformação em minha vida)?
Conheça… Creia…Aproprie-se…..E, pratique a verdade divina para que experimentes a vida plena que há em Jesus Cristo (Jo. 10.10; 8.24).
Nome, glória e testemunho
Atos 3.14-16
Domingos Mendes Alves
@paraoalvo
Mensagem pregada na
Igreja Baptista em Oliveira de Hospital
Portugal
28.09.2025
Last modified: September 29, 2025