Mensagens Bíblicas
Satisfação e vitória em Cristo
Série em 2 Coríntios
#1, Mensagem
24.02.2025
Centrados em Cristo
2 Coríntios 1.1
Mensagem: A mensagem de 2 Coríntios centrada na morte e ressurreição de Jesus Cristo (exemplo, cap. 5), revela o grande e gracioso poder de Deus na vida do pecador arrependido dos pecados e conduzido a fé em Cristo Jesus, vivendo no Espírito Santo com integridade e pureza, sendo neste mundo o “bom perfume de Cristo” (2.15).
Esboço
Introdução
A. A carta de 2 Coríntios.
2 Co 1.1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, à igreja de Deus que está em Corinto e a todos os santos em toda a Acaia.
“A data mais provável desta epístola é 55 d.C” […] O apóstolo Paulo sob a graça de Deus, fundou a “igreja em Coríntios, em 51-52 d.C. (At 18.1-18)”. (Biblia de Estudo da Fé Reformada).
“A Segunda Carta aos Coríntios foi escrita para defender a autenticidade tanto do seu apostolado quanto da sua mensagem”. (David K. Lowery)
“Kenneth Hanna observou cinco propósitos: consolar e encorajar a maioria na igreja, restaurar o membro disciplinado da igreja, completar a coleta para os santos em Jerusalém, vindicar o apostolado de Paulo em vista das críticas e preparar a terceira visita de Paulo a Corinto”. (Constable)
“É uma carta pessoal, cheia de expressões de profunda emoção. Como tal, oferece um discernimento extraordinário quanto ao ministério do evangelho realizado por Paulo. Dois temas principais revelam a natureza do ministério apostólico de Paulo. Nos capítulos 1-7, esse ministério é um serviço de conforto e encorajamento divino meio aos sofrimentos e dificuldades (1.3-7; 7.4,7,13) e, nos capítulos 10-13, é uma experiência do poder de Deus manifestado na fraqueza humana (1.9,10).” (Biblia de Estudo da Fé Reformada, ARA)
A mensagem de 2 Coríntios centrada na morte e ressurreição de Jesus Cristo (exemplo, cap. 5), revela o grande e gracioso poder de Deus na vida do pecador arrependido dos pecados e conduzido a fé em Cristo Jesus, vivendo no Espírito Santo com integridade e pureza, sendo neste mundo o “bom perfume de Cristo”(2.15).
B. O desafio do crescer no conhecimento das Escrituras, e de Jesus Cristo.
No caminhar em 2 Coríntios vamos observar o contexto cultural, literário, histórico, teológico e como tudo isto se relaciona com Cristo e Sua obra redentora, e como se relaciona com todo aquele que Nele está.
Num mundo, onde o deus deste século cega o entendimento dos incrédulos; fortalezas e sofismas que se levantam contra o conhecimento de Deus; falsos apóstolos e falsos ensinos se fazem presentes entre os cristãos, produzindo tantas distorções sobre a Pessoa e a Obra de Deus, em Cristo Jesus,” e por consequência, também, na vida e no serviço cristão, se faz imperativo, sob a liderança do Espírito Santo, pelo ensino da sã doutrina, da verdade segundo a piedade, levar “cativo todo pensamento à obediência de Cristo”, e assim (re)descobrir a vida e o serviço com integridade, satisfação e vitória em Cristo.
Em 2 Coríntios nós encontramos uma mensagem integrada a vida. Entre outras coisas, nos ensina que neste mundo onde “o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos” (4.4); todo aquele, em quem Deus resplandeceu em seu coração “para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo” (4.6), apesar de um ser humano comum e fraco – “vaso de barro”, (4.7), com tribulações por vezes “acima das nossas forças” (1.8), com “lutas por fora, temores por dentro” (7.5), sob a toda suficiente graça divina (2.14; 3.4-6;12.9) ele pode afirmar:
– 2.14 Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento.
– 3.4 E é por intermédio de Cristo que temos tal confiança em Deus; 5 não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus, 6 o qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica.
Conclusão
No decorrer da carta de 2 Coríntios, nós vamos perceber que, assim como ocorreu como o apóstolo Paulo, aquele que verdadeiramente é em Cristo “nova criação” (5.17), e que dia a dia está sendo transformado de “glória em glória”, mais e mais a semelhança do caráter de Cristo (3.18), apesar das crises, oposições, lutas, fraquezas etc., ele sob a graça e o poder divino supera os seus limites humanos, prossegue a jornada espiritual com autenticidade, satisfação e vitória em Cristo.
Reflitamos e com sinceridade, humildade, clamemos a Deus, que o conhecimento proveniente das Escrituras, verdadeiramente nos torne sábios no viver e servir Nele, sendo neste mundo o “bom perfume de Cristo”.
2 Co 2.14 Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento. 15 Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem. 16 Para com estes, cheiro de morte para morte; para com aqueles, aroma de vida para vida. Quem, porém, é suficiente para estas coisas? 17 Porque nós não estamos, como tantos outros, mercadejando a palavra de Deus; antes, em Cristo é que falamos na presença de Deus, com sinceridade e da parte do próprio Deus.
2 Co 5.14 Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram. 15 E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.16 Assim que, nós, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e, se antes conhecemos Cristo segundo a carne, já agora não o conhecemos deste modo.17 E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.
A mensagem de 2 Coríntios centrada na morte e ressurreição de Jesus Cristo (exemplo, cap. 5), revela o grande e gracioso poder de Deus na vida do pecador arrependido dos pecados e conduzido a fé em Cristo Jesus, vivendo no Espírito Santo com integridade e pureza, sendo neste mundo o “bom perfume de Cristo”(2.15).
Bibliografia
Almeida Revista e Atualizada© Copyright © 1993 Sociedade Bíblica do Brasil
Biblia de Estudo da Fé Reformada, ARA, R.C.Sproul, Editor-Geral, Editora Fiel e Ligonier Ministries, 2a. Ed.:2022, SP, Brasil
David K. Lowery, “2 Corinthians”, in The Bible Knowledge Commentary: An Exposition of the Scriptures, org. J. F. Walvoord e R. B. Zuck, vol. 2 (Wheaton, IL: Victor Books, 1985)
II Corintios: Introdução e comentário. Colin Kruse. Ed. Mundo Cristão. Vida Nova, 1994.
The Treasury of Scripture Knowledge Bagster, 1974.
LÉXICO do novo Testamento – Grego / Português. F. Wilbur Gingrich – Vida Nova, 1984.
Chave Lingüística do novo Testamento Grego. Fritz Rienecker, Cleon Rogers – vida Nova, 1985.
Comentário Exegético Y Explicativo de La Bíblia – Tomo II Novo Testamento. Roberto Jamieson, A R.. Fausset, David Brown – Casa Bautista de Publicaciones, 1977.
O conhecimento de Deus. J.I. Packer. Ed. mundo Cristão, 1984.
Examinai as escrituras: Atos a Apocalipse. J. SidLaw Baxter. Ed. Vida Nova, 1989.
Notes on 2 Corinthians 2 0 2 5 Edition Dr. Thomas L. Constable
(Nota: Esta Série está sendo desenvolvida a partir das mensagens pregadas em RAO, SP, Brasil, em 2006. E, há notas e referencias Bibliografias que foram perdidas…)
Mensagens Bíblicas
Satisfação e vitória em Cristo
Série em 2 Coríntios
#1, Mensagem
2 C o 1.1
Domingos Mendes Alves
@paraoalvo
24.02.2025
Last modified: March 14, 2025