Deus é poderoso

Deus onipotente tem “em” e “de” si mesmo, todo querer e todo o poder para que os verdadeiros cristãos permaneçam na fé, e sejam apresentados diante Dele irrepreensíveis e com tremenda alegria.

Written by:

MENSAGENS BÍBLICAS

Série em Judas

11a. Mensagem – Deus é poderoso, Jd 24

Domingos Mendes Alves – 13.11.2022

24 E ao Deus que é poderoso para evitar que vocês tropecem e que pode apresentá-los irrepreensíveis diante da sua glória, com grande alegria. (NAA)

Esboço

Mensagem: O Deus onipotente tem “em” e “de” si mesmo, todo querer e todo o poder para que os verdadeiros cristãos permaneçam na fé, e sejam apresentados diante Dele irrepreensíveis e com tremenda alegria.

Hoje, nós vamos examinar o ensino e as aplicações no v. 24

24a E ao Deus que é poderoso

Poderoso, ‘dunamai’ TDNT – ser capaz, ter poder quer pela virtude da habilidade e recursos próprios de alguém; ser apto para fazer alguma coisa; ser competente, forte e poderoso …

Referência ao Deus onipotente.

Ef 3.20 Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, 21 a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!

Deus é poderoso, para

24bevitar que vocês tropecem

Tropecem, ‘aptaistos’ – (como partícula negativa); que não faz tropeçar, que permanece firme, livre de queda, sem tropeço …

A palavra é usada acerca de cavalos que não tropeçam, ou acerca de bons homens que não cometem lapsos morais. (Green)

1 Pe 1.5 que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo.

O poder de Cristo sustentará o cristão sincero para que não caia na tentação da apostasia (cf. Jó 42.2; Sl 37.23,24; 121.3; Jr 32.17; Mt 19.26; Lc 1.37; Jo 6.39,40,44; 10.27-30; Ef 3.20). (MacArthur)

Deus é poderoso, e que

24cpode apresentá-los irrepreensíveis diante da sua glória, com grande alegria

Irrepreensíveis, ‘amomos’ – (como partícula negativa); TDNT – sem defeito, como um sacrifício sem mancha ou defeito; moralmente: sem defeito, perfeito …

diante da sua glória, com grande alegria, ‘agalliasis’ – TDNT – exultação, extremo prazer, alegria Em festas, as pessoas eram ungidas com o “óleo de alegria”; em Hb 1.9 , está fazendo referência a esta cerimônia inicial de unção, e a usa como um emblema do poder e da majestade divina para a qual o Filho de Deus foi exaltado.

Refere-se primeiramente à alegria do Salvador (cf. Hb 12.2), mas também inclui a alegria dos cristãos (cf. 1 Pe 1.8). (MacArthur)

1 Pe 1.5 que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo. 6 Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, […] 8 a quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória.

Conclusão / Desafio

O Deus onipotente tem “em” e “de” si mesmo, todo querer e todo o poder para que os verdadeiros cristãos permaneçam na fé, e sejam apresentados diante Dele irrepreensíveis e com tremenda alegria.

1 Pe 1.3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, 4 para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros 5 que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo. 6 Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, 7 para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo; 8 a quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória, 9 obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma. (Cf. Jo 6.39,40,44; Rm 8.31-39).

Bibliografia:

Biblia Almeida Strong, Olive Tree BIBLE SOFTWARE, 1998-2022

Bíblia Sagrada. Traduzida por João Ferreira da Almeida. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3a. Ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: SBB, 2017.

Biblia de Estudo. MacArthur. Barueri, SP. SBB, 2010.

Biblia de Estudo, Perguntas & Respostas, Norman Geisler / Thomas Howe, São Paulo: Mundo Cristão, 2016.

Biblia Thompson, São Paulo. Editora Vida: 2014

Cardoso, Carlos Osvaldo P. – Judas – Foco & Desenvolvimento no Novo Testamento. São Paulo: Hagnos, 2a. ed, 2014

Constable, Dr. Thomas L. Jude — 2022 Edition – https://planobiblechapel.org/constable-notes/

J. B. Philips – Tradução de. Cartas às igrejas novas. São Paulo, SP: Ed. Vida Nova, 2a. Ed., 1972

John F. Walvoord e Roy B. Zuck, Dallas Theological Seminary, The Bible Knowledge Commentary: An Exposition of the Scriptures (Wheaton, IL: Victor Books, 1985). Logos Bible Software

Gorder, Paulo Van. Batalhando pela fé, Um pequeno estudo clássico sobre Judas. São Paulo: Imprensa Batista Regular, 1976.

Hession, Roy. Enchei-vos agora!, Venda Nova, MG: Ed. Betânia, 4a. Ed., 1978

Meyers, Rick. e-Sword X, 2022

Michael Green, 2 Peter and Jude: an introduction and commentary, vol. 18, Tyndale New Testament Commentaries (Downers Grove, IL: InterVarsity Press, 1987), 205–207)

Phillips, J. B. Cartas às Igrejas Novas. São Paulo: Vida Nova, 2a. Ed., 1972

Rienecker, Fritz & Rogers, Cleon. Chave Linguística do Novo Testamento Grego. São Paulo, SP: Ed. Vida Nova, 1985.

Robert Jamieson, A. R. Fausset, and David Brown, Commentary Practical and Explanatory on the Whole Bible

The Holly Bible, King James Version. Thomas Nelson, Inc., US, 2003

Wiersbe, W. Warren. Comentário Bíblico Expositivo: Novo Testamento 2 V6. Santo André, SP: Geográfica Editora, 2006.

Mensagens desenvolvidas, a partir da série Judas – Batalhando pela fé Out. / Dez. de 2011
Domingos Mendes Alves
[email protected]
Ribeirão Preto – SP – Brasil Jul. / Nov. 2022

Last modified: January 26, 2025