Visão Celestial
Apocalipse 5.7-10
Domingos Mendes Alves
@paraoalvo
Igreja Evangélica Baptista de Mangualde
30.06.2024
Visão Celestial, Apocalipse 5.7-10
Ap 5.7 Veio, pois, e tomou o livro da mão direita daquele que estava sentado no trono; 8 e, quando tomou o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos, 9 e entoavam novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação 10 e para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes; e reinarão sobre a terra. (ARA)
Mensagem: A visão celestial, Ap 5.7-10, é um dos grandes fatores que, em obediência e amor no Espírito Santo, motiva e impulsiona a Igreja – corpo vivo de Jesus Cristo, ao comprometimento com a obra de missões, além de todas as suas fronteiras.
O capítulo 4 enfoca Deus, o Pai, o Criador que entrega o livro com sete selos. O capítulo 5 enfatiza Deus, o Filho, o Redentor que recebe e abre o livro. (Dr. Constable)
Visão de João…
5.5 Todavia, um dos anciãos me disse: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos. 5.6a Então, vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos, de pé…
[…] Leão um símbolo Dele em Sua segunda vinda, poderoso e julgando agressivamente o mundo em justiça (Salmo 2).
Aqui o rei é o Cristo, seu domínio o universo, e seu trono o trono de Deus [cf. Fp 2:6-11].
O Cordeiro é o guerreiro e rei todo-poderoso, com a plenitude de Sua sabedoria e discernimento divinos, onisciente e onipotente. (Dr. Constable)
5.6b … um Cordeiro como tendo sido morto. Ele tinha sete chifres, bem como sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus enviados por toda a terra.
[…] viu o Messias como um Cordeiro, que é um símbolo de Jesus Cristo no Seu primeiro advento, manso e submisso a uma morte sacrificial como nosso substituto (Is 53:7; João 1:36; 21:15) … (Dr. Constable)
5.7 Veio, pois, e tomou o livro da mão direita daquele que estava sentado no trono; 8 e, quando tomou o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos,
vv. 9,10
[…] O Cordeiro é honrado como digno em vista de “três coisas” (Adaptado, desenvolvido a partir de Dr. Constable’s Notes, ele que apresenta “quatro coisas”… )
A primeira é Sua obra redentora…
5.9a e entoavam novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação …. Gn 10.5,20,31;12.3; Mt 28.18-20; At 1.8.
1 Pe 1.18 sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, 19 mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo.
[…] a compra (redenção) de um povo para Deus pela Sua morte, incluindo aqueles que ainda serão salvos (cf. 14.2-3; 15.2-4). Pessoas de todos os ramos da família humana formarão este grupo (cf. Gn 10.5, 20, 31). Isto não significa que todos serão salvos porque Jesus morreu por todos, é claro. Somente aqueles que se apropriarem dos benefícios da morte de Cristo pela fé o serão. Tribos, línguas, povos e nações representam divisões da humanidade baseadas na linhagem, língua, raça e orientação política. Juntos, esses termos descrevem o universal. (Dr. Constable’s Notes)
Há somente redenção em Jesus Cristo. Portanto, como povo de Deus, nós devemos proclamar o evangelho de Cristo… Ter uma visão e obediência missionária …
A segunda é natureza do povo redimido de Deus.
5.10a e para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes; e reinarão sobre a terra.
[…] razão para louvor é a criação de um reino e de sacerdotes (um reino sacerdotal) para Deus pela morte do Cordeiro (cf. 1 Pedro 2:5,9). O sacerdócio envolve acesso imediato à presença de Deus para louvor e adoração, bem como o privilégio do serviço sacerdotal. (Dr. Constable’s Notes)
A terceira é uma das bençãos futuras do povo redimido.
5.10b … e reinarão sobre a terra.
[…] A bênção do Seu povo, permitindo-lhes governar a terra (durante o Milénio). (Dr. Constable’s Notes)
Conclusão / Desafio:
5.8b e, quando tomou o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos, 9a e entoavam novo cântico …
Essas criaturas oferecem adoração a Deus pela salvação do homem.
5.11-14
O Cordeiro merece todo poder, riquezas, sabedoria, poder, honra, glória e bênção. Todas as sete qualidades pertencem intrinsecamente a Cristo.
A visão celestial, Ap 5.7-10, é um dos grandes fatores que, em obediência e amor no Espírito Santo, motiva e impulsiona a Igreja – corpo vivo de Jesus Cristo, ao comprometimento com a obra de missões, além de todas as suas fronteiras.
Objectivo: Ver o culminar da missão de Deus num culto de adoração global e transcultural. Através de Abraão e dos seus filhos de fé, todas as nações foram realmente abençoadas pela obra salvadora de Jesus Cristo.
Anotação geral. Por que Deus nos informa que pessoas de “todas as nações, tribos, povos e línguas” adorarão juntas no céu? Deus celebra a diversidade de cultura e etnia … (Borthwick)
—–
Youtube – no Canal da Igreja Evangélica Baptista de Mangualde, tens o vídeo com a integra da mensagem, com tradução para língua inglesa / Igreja Evangélica Baptista deMangualde Youtube channel, you can find the full text of the message, with translation into English
—–
Bibliografia
ARA, Almeida Revista e Atualizada© Copyright © 1993 Sociedade Bíblica do Brasil.
Dr. Constable’s Notes on Revelation 2008 Edition
Paul Borthwick, Missões: O Coração de Deus para o Mundo: 9 Estudos para Indivíduos ou Grupos: Com Notas para Líderes, Um Estudo Bíblico LifeGuide (Downers Grove, IL: IVP Connect: An Imprint of InterVarsity Press, 2000), 70.
Domingos Mendes Alves
@paraoalvo
Igreja Evangélica Baptista
Mangualde – Portugal
30.06.2024
Last modified: January 26, 2025