Certamente Alegres, Filipenses 2.14-18
Mensagem: Abominando o masoquismo e o desejo mórbido, o verdadeiro cristão, no Espírito Santo, individual e comunitariamente, ele tem a alegre aceitação do sofrer por causa da justiça, da fé em Jesus Cristo (1 Pe 3.14a,17)
Esboço:
2.14 Fazei tudo sem murmurações nem contendas
Por que fazer tudo sem murmurações e nem contendas?
2.15 para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo
2.16 preservando a palavra da vida, para que, no Dia de Cristo, eu me glorie de que não corri em vão, nem me esforcei inutilmente. (cf. 1 Co 15.1-4)
2.17 Entretanto, mesmo que seja eu oferecido por libação sobre o sacrifício e serviço da vossa fé, alegro-me e, com todos vós, me congratulo.
2.18 Assim, vós também, pela mesma razão, alegrai-vos e congratulai-vos comigo.
Abominando o masoquismo e o desejo mórbido, o verdadeiro cristão, no Espírito Santo, individual e comunitariamente, ele tem a alegre aceitação do sofrer por causa da justiça, da fé em Jesus Cristo (1 Pe 3.14a,17)
Se o apóstolo Paulo não era masoquista, nem tinha um desejo mórbido… Então, por que ele se alegra diante da perspectiva do sofrimento, da sua morte como um mártir?
Paulo se alegra, e convida os cristãos em Filipos a compartilhar com ele essa alegria no sofrimento, porque:
1. Ele compreende e aceita a vontade de Deus, por sofrer pro causa do evangelho de Cristo, sofrer por causa do bem, 1 Pe 3.14,15,17,18; Mt 5.10-12;
2. Ele tinha convicção de que a morte não era o fim, ele tinha certeza da gloriosa eternidade em Cristo, Fp 1.21-23
3. Ele tinha a convicção de que Cristo seria engrandecido na sua morte, Fp 1.20
4. Ele tinha o conhecimento de que o seu sofrimento por causa do evangelho, estava contribuindo para o progresso desse mesmo evangelho, Fp 1.12-14
5. Ele tinha o conhecimento de que os cristãos em Filipos, também sofriam por causa do evangelho, e tinham comunhão com Paulo, em seu sofrimento.
Como tu reages, quando sofres por causa da fé em Cristo?
Com murmuração, contendas; ou, com alegria por causa das mesmas compreensões, convicções que o apóstolo Paulo tinha?
Abominando o masoquismo e o desejo mórbido, o verdadeiro cristão, no Espírito Santo, individual e comunitariamente, ele tem a alegre aceitação do sofrer por causa da justiça, da fé em Jesus Cristo (1 Pe 3.14a,17; Mt 5.10-12)
(Mensagem pregada na Primeira Igreja Baptista de Viseu, no domingo 22.09.2024)
Domingos Mendes Alves
@paraoalvo
Viseu, Portugal
25.09.2024
Last modified: January 26, 2025