Apresento duas fotos que tirei com um celular, sem usar filtros. Uma foi registrada ao entardecer e a outra, ao amanhecer.


Prefiro usar fotos sem filtro, edição ou manipulação.
A foto do amanhecer, tirada durante uma caminhada, me levou a refletir sobre as “imagens pessoais”. Em contextos como o familiar, eclesiástico, corporativo, acadêmico, esportivo, e político, etc., é fácil usar filtros, edição ou manipulação para tentar mostrar uma imagem que não revela a realidade sobre o nosso caráter, sobre quem realmente somos. Isso é feito com o propósito de buscar popularidade, aceitação, de impressionar pessoas, de levar vantagem, ou seja, agindo com falta de sinceridade e integridade.
Nada é melhor, para nós mesmos e para as pessoas ao nosso redor, do que nos relacionarmos e agirmos com sinceridade, revelando um caráter íntegro.
Como comentou Renato Augusto, no post no Facebook: “… Esses “filtros ou máscaras” que o mundo nos tenta manter para os outros, por quaisquer motivos que sejam, nos cobram um preço muito elevado em termos de Paz, tranquilidade e relacionamento com Deus. Busquemos sempre nos apresentar “Limpos” a Ele e a todos!”
Que as pessoas que realmente levam Deus a sério possam viver, se relacionar e servir sem “filtros, edições e manipulações” de sua imagem pessoal.
“E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.” 2 Coríntios 3:18 (ARA)
@paraoalvo
Domingos Mendes Alves
Wheaton, IL, EUA
05.07.2025
Last modified: August 5, 2025