Mensagem: A pessoa que como fruto do Espírito tem um coração bom, ela faz o bem aos outros, mesmo em situações onde ela se expõe a situações de desconforto.
INTRODUÇÃO
O fruto do Espírito em Gl 5.22,23, são qualidades, virtuais espirituais … Foca o caráter segundo Jesus Cristo …
Em Mt 7.20, o próprio Senhor Jesus Cristo afirma: “Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis”. Assim como se conhece a qualidade da árvore pelo fruto, assim também, se conhece o caráter de alguém, pelo seu comportamento, por suas ações e palavras …
“Quando temos em nós o fruto do Espírito outros verão em nós a “imagem de seu Filho” (Rm 8.29) e serão atraídos para o Salvador” (Billy Graham, p. 175)
“A essência, coração e cerne da obra do Espírito nos dias de hoje, é tornar conhecida a presença pessoal no cristão e na igreja do Salvador ressurrecto e reinante, o Jesus da história, que é o Cristo da fé, a fim de que Cristo possa ser conhecido, amado, crido, honrado e louvado.” (J. I. Packer, p. 44,45)
Em GI 5.22,23 o apóstolo “Paulo relaciona nove virtudes ou graças (…) que formam o “fruto do Espírito” – o estilo de vida dos que são habitados e energizados pelo Espírito” (Hawthorne, Martin e Reid p. 251)
“As características éticas produzidas pelo Espírito estão em nítido contraste com as atividades e atitudes naturais da vida egocêntrica” (Hawthorne, Martin e Reid, p.575).
“Amor” a Deus, “alegria” em Deus e “paz” com Deus, atitudes em direção a Deus; “longanimidade”, “benignidade” e “bondade” virtudes sociais, em direção ao outro; “fidelidade” (confiança), “mansidão” (humildade) e “domínio próprio” virtudes relacionadas consigo mesmo. (Stott)
Na mensagem “Haja paciência”, em 15.06.2025 (cujo texto está site @paraoalvo) nós refletimos sore a “longanimidade” …
Hoje, nós vamos refletir sobre a “Benignidade e Bondade”.
A pessoa que como fruto do Espírito tem um coração bom, ela faz o bem aos outros, mesmo em situações onde ela se expõe a situações de desconforto.
Exemplo, do próprio Senhor Jesus Cristo…
GI 5.22 “Mas o fruto do Espírito é o amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade”.
I. Benignidade – ser bom …
Benignidade, χρηστοτης, chrēstotēs – isto é, a excelência moral (de caráter ou comportamento); benevolência, graciosidade, gentileza, bondade, generosidade …
Benignidade expressa à abundância do bem que Deus, na Sua fidelidade à aliança, demonstra ao Seu povo e a todos os seres humanos como criaturas Dele.
Rm 2.4 “Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te conduz ao arrependimento?”
Tt 3.3 Pois nós também, outrora, éramos néscios, desobedientes, desgarrados, escravos de toda sorte de paixões e prazeres, vivendo em malícia e inveja, odiosos e odiando-nos uns aos outros. 4 Quando, porém, se manifestou a benignidade (chrēstotēs) de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com todos. ( Cf. Rm 2.4; Ef 2.7; Tt 3.4; Cl 3.12; Sl 25.6-8; 31.19)
“Benignidade” “é a característica de Deus que não significa fraqueza. Davi disse em 2 Sm 22.36, “Tua bondade me engrandeceu”. (Pr. MacArthur Jr.)
Jesus convida a experimentar da Sua bondade… O exemplo é Jesus…
Mt 11.28-30 “Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve”.
Quem experimenta a bondade de Jesus deve expressar esta bondade aos outros.
O apóstolo Paulo disse aos Tessalonicenses: “Antes nos apresentamos brandos entre vós, qual ama que acaricia seus próprios filhos. Assim nós, sendo-vos tão afeiçoados, de boa vontade desejávamos comunicar-vos não somente o evangelho de Deus, mas ainda as nossas próprias almas; porquanto vos tornastes muito amados de nós” (1 Ts 2.7,8).
É uma gentileza que vem junto com convicção. Não há tempo para a indignação. Há tempo para a ternura.
O servo do Senhor tem que ser gentil, generoso… Isto é uma ordem divina.
Cl 3.12,13 “Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de coração compassivo, de benignidade (chrēstotēs), humildade, mansidão, longanimidade, suportando-vos e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como o Senhor vos perdoou, assim fazei vós também”.
A gentileza vem de cima novamente, através do Espírito Santo (Tg 3.17)
II. Bondade – fazer o bem …
Bondade, αγαθωσυνη, agathōsynē – integridade ou retidão de coração e vida, bondade, gentileza; ação construtiva que alcança outras pessoas, fazer o bem ao próximo … Cf. Rm 15.14; 2 Ts 1.11,12
“A palavra de bondade vem de uma forma de ‘agathos’ que é onde começa o nome Agatha… Significa excelência moral, a excelência espiritual, doçura. E Deus é bom, não é? Sim, a terra está cheia da bondade do Senhor. Neemias 9 fala sobre sua grande bondade. David previu no Salmo 23.6, “a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida”. E em Salmos 27.13 . . . David disse: “Eu tinha desmaiado se não cresse que veria a bondade do Senhor na terra dos vivos” (MacArthur Jr.).
Mc 10.17 E, pondo-se Jesus a caminho, correu um homem ao seu encontro e, ajoelhando-se, perguntou-lhe: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? 18 Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? Ninguém é bom (agathos) senão um, que é Deus.
Sim, Deus é bom por Sua natureza, em sua essência… E, Jesus Cristo sendo Deus ele é o exemplo…
Devemos espelhar o caráter de Deus, ser bons…
Rm 15.14 “Eu, da minha parte, irmãos meus, estou persuadido a vosso respeito, que vós já estais cheios de bondade (agathōsynē), cheios de todo o conhecimento e capazes, vós mesmos, de admoestar-vos uns aos outros”.
“Você diz que somos ordenados a ser bons? Sim, aí mesmo em Gálatas. Enquanto você estiver lá olhando para o capítulo 6, versículo 10 do outro lado da página. Você pode ler: “Então, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos que são da família da fé”. Então, nós estamos ordenados a sermos bons. E, no entanto, ao mesmo tempo, a bondade é produzido pelo Espírito” (MacArthur Jr.).
O Espírito Santo produz bondade… Nossa própria carne (natureza pecaminosa) não pode produzir bondade, porque em nossa própria carne, não há, coisa boa. Mas em 2 Ts 1.11 diz: “Pelo que também rogamos sempre por vós, para que o nosso Deus vos faça dignos da sua vocação, e cumpra com poder todo desejo de bondade e toda obra de fé”.
Conclusão / Desafios finais
Resumindo: ”benignidade” e “bondade” são duas qualidades, virtudes espirituais intimamente relacionadas …
“Benignidade” é uma questão de disposição, e “bondade” refere-se a palavras e atos. (Stott)
Em nossas relações com os outros, devemos espelhar o caráter de Deus Pai e, no Espírito, seguir o exemplo de Jesus Cristo, sendo gentis e bons..
Como?
Consideremos Gl 5.13-18 e 5.25-6.1-10
Somos exortados a viver de acordo ao chamado à liberdade em Cristo, e usar tal liberdade para ser servos uns dos outros em amor …
Somos alertados sobre o conflito entre a “carne – natureza pecaminosa, vv. 19-21” , versus o “Espírito – andar segundo fruto do Espírito, vv. 22,23” …
Neste conflito espiritual, que não é “contra carne e sangue” (cf. Ef 6.10-20); o caminho da vitória está no ter “crucificado a carne em Cristo Jesus”, v .24, e, o “andar, viver” no Espírito, vv. 16,25.
Como resultado, desse caminhar vitorioso – jamais satisfaremos as paixões da carne; e, manifestaremos o fruto do Espírito, entre outros com profundos impactos – no relacionamento, na comunhão uns com os outros – na mutualidade, 5.13,26; 6.1,2,10 …
No Espírito eu sou capaz de andar de acordo com a vida no Espírito Santo.
A essência, coração e cerne da obra do Espírito nos dias de hoje, é tornar conhecida a presença pessoal no cristão e na igreja do Salvador ressurrecto e reinante, o Jesus da história, que é o Cristo da fé, a fim de que Cristo possa ser conhecido, amado, crido, honrado e louvado…” (Packer).
“Quando temos em nós o fruto do Espírito outros verão em nós a “imagem de seu Filho” (Rm 8.29) e serão atraídos para o Salvador” (Billy Graham, p. 175)
A pessoa que como fruto do Espírito tem um coração bom, ela faz o bem aos outros, mesmo em situações onde ela se expõe a situações de desconforto.
Lembre-se:
A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina, é a de modo perseverante e confiante aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp 2.12,13; 1 ™ 4.7-9; Tg 1.22-27). Ao meditar nesta mensagem, pergunte-se:
O que Deus quer transformar no meu modo de pensar e agir?
Como eu posso colocar isto e m prática na minha vida?
Qual o primeiro passo que darei nessa direção (para que haja real transformação em minha vida)?
Conheça… Creia…Aproprie-se…..E, pratique a verdade divina para que experimentes a vida plena que há em Jesus Cristo (Jo. 10.10; 8.24).
Bibliografia:
Almeida Revista e Atualizada© Copyright © 1993 Sociedade Bíblica do Brasil.
Biblia de Estudo da Fé Reformada, ARA, R.C.Sproul, Editor-Geral, Editora Fiel e Ligonier Ministries, 2a. Ed.:2022, SP, Brasil
Biblia Almeida Strong, Bible Study By Olive Tree, App versão 2024
R. Alan Cole, Galatians: an introduction and commentary, vol. 9, Tyndale New Testament Commentaries (Downers Grove, IL: InterVarsity Press, 1989), 221–222.
Billy Graham, “O Espirito Santo”, São Paulo: Vida Nova, 1983
Dr. Thomas L. Constable, Notes on Galatians 2007 Edition
Hawthorne, Martin e Reid (orgs). “Dicionário de Paulo e suas Cartas” São Paulo: Paulus, Vida Nova, Loyola, 2008
J. I. Packer “Na Dinâmica do Espírito – Uma avaliação das Práticas e das Doutrinas”. São Paulo: Vida Nova, 1991
John R. W. Stott, A bíblia fala hoje: A Mensagem de Gálatas, São Paulo: ABU, editora.
LÉXICO do novo Testamento – Grego / Português. F. Wilbur Gingrich – Vida Nova, 1984.
(Nota: Esta mensagem foi desenvolvida a partir da Série – “A virtude do Espírito em minha vida” pregada em RAO, SP, Brasil, em 2009 … )
Mensagens Bíblicas
I.B. Viseu, PT
15.06.2025
Domingos Mendes Alves
Aconselhamento Espiritual Vida Cristã
Last modified: July 17, 2025