Tiago 5.7-11
Mensagem: Deus concede, aos seus filhos na fé em Cristo, por meio do ensino e dos recursos espirituais, a paciência necessária para lidar e suportar tempos de espera, pessoas e situações difíceis.
Esboço
Introdução
A. Haja paciência
Esta expressão é utilizada para enfatizar que, a fim de não se exasperar nem desistir diante de longas esperas, pessoas e situações difíceis, é imprescindível aprender, no Espírito Santo, a lidar e suportar essas adversidades.
B. Transmitindo esperança
Visando acalmar, encorajar a não se desesperar, o que tu dizes, a:
- Uma criança agitada, choramingando, por causa da longa ausência do pai e/ou da mãe?
- Um adulto que está nos seus limites, pensando em desistir de se relacionar com uma pessoa difícil, irritadiça?
- Uma pessoa que está passando por momentos difíceis de tribulações e aflições em diversas áreas da sua vida?
Nestes casos, geralmente tu dizes:
- Papai e mamãe estão vindo, daqui a pouco estarão contigo;
- Não desista, tudo se resolverá;
- Paciência, estes momentos de tribulações e difíceis vão passar…
Perceba, que em geral nós comunicamos uma palavra que transmite esperança …
Deus concede, aos seus filhos na fé em Cristo, por meio do ensino e dos recursos espirituais, a paciência necessária para lidar e suportar tempos de espera, pessoas e situações difíceis.
Analisemos Tg 5.7-11, a fim de conhecer, compreender, confiar e praticar o que a palavra de Deus nos ensina sobre “paciência”.
I. Paciência – compreenda o significado e o fim, 5.7,8,10,11
A. “Pacientes”, “paciência”, vv. 7,8,10
5.7 Sede, pois, … , pacientes … o lavrador aguarda com paciência o precioso fruto … 8 Sede … pacientes … […] 10 … tomai por modelo … na paciência …
Sig. “makrothymia” (Sb.) / makrothumeo” (Vb.) – longanimidade, paciência, firmeza … Descreve a atitude de ser tardio em se irar, ser de um ânimo longo, de modo especial ao se relacionar com pessoas difíceis … Também, se aplica ao não agir com ira, ao ser longânimo em meio as dificuldades, tribulações, aflições …
Gl 5.22 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade …
1 Ts 5.14 Exortamo-vos, também, irmãos, a que admoesteis os insubmissos, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos (Cf. 1 Co 13.4; Ef 4.2).
B. “Perseveraram firmes” … “paciência”…” (v. 11)
5.11 Eis que temos por felizes os que perseveraram firmes. Tendes ouvido a paciência de Jó …
Sig. ”hypomone” , permanecer, suportar, perseverar… Descreve a atitude determinada e forte de suportar, de não desistir ao enfrentar circunstâncias difíceis, tribulações, sofrimentos …
Tg 1.4 Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes […] 12 Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam. (Cf. 2 Ts 1.4; Hb 10.36; 1 Pe 2.20-25)
Desafio: No Espírito Santo, aprendemos a lidar e a permanecer firmes na ‘verdade segundo a piedade’ (Tt 1.1-3; 2 Ts 1.4,5) em tempos de espera, no relacionamento com as pessoas e ao enfrentar situações difíceis.
II. Paciência – ocupe a tua mente com a palavra de Deus, 5.7,8,9,10
A. Há imperativos, mandamentos divinos
v. 7 Sede, pois, irmãos, pacientes… – longânimos, perseverantes …, 5.7-11
v. 8 … e fortalecei o vosso coração …. – fortalecimento que vem pelo Espírito Santo, pela palavra de Deus, e pelo encorajamento mútuo Rm 15.4,13; Hb 3.13
v. 9 Irmãos, não vos queixeis uns dos outros… – as dificuldades podem tornar a pessoa irritadiça, murmuradora; por outro lado (e este é contexto aqui), havia cristãos sofrendo injustamente, passando por perseguições, por diversos tipos de sofrimentos, tribulações – exemplo, Tg 1.2-4; 5.1-6 … E, aguardavam uma justiça que parecia tão distante, tão demorada …
v. 10 Irmãos, tomai por modelo no sofrimento e na paciência os profetas … – tenha como modelo, como referência de fé, pessoas sérias em Cristo, Fp 3.17
Todos verbos estão no imperativo, na segunda pessoa do plural “vós”… Temos aqui mandamentos, exortações bíblicas que devem nortear a nossa atitude, o nosso comportamento diante de tempos de espera, de pessoas difíceis, de circunstâncias difíceis … Então, há o padrão bíblico que deve fazer parte do viver em Cristo…
Tg 1.25 Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar.
Palavras do Senhor Jesus Cristo – Lc 11.28 Ele, porém, respondeu: Antes, bem-aventurados são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam!
B. Há exemplos, modelos, 5.7,10,11
5.7 … Eis que o lavrador aguarda com paciência o precioso fruto da terra, até receber as primeiras e as últimas chuvas […] 10 Irmãos, tomai por modelo no sofrimento e na paciência os profetas, os quais falaram em nome do Senhor. 11 … Tendes ouvido da paciência de Jó e vistes que fim o Senhor lhe deu …
Exemplo (ilustra) – o lavrador que trabalha arduamente e aguarda com paciência o precioso fruto da terra ..
Como exemplo de paciência, Tiago cita o agricultor que deve esperar pacientemente que a terra produza o fruto precioso do qual depende seu sustento. (James)
Modelo (serve de referência) – os profetas …
Jesus encorajou seus discípulos a enfrentarem a perseguição com ousadia, “pois assim perseguiram os profetas que viveram antes de vocês” (Mt 5:12). Especificamente, Tiago diz que os profetas são um exemplo de sofrimento e paciência. […] O fato de esses profetas falarem em nome do Senhor é acrescentado para deixar claro que o sofrimento por eles suportado não foi resultado de transgressões, mas especificamente de sua fiel adesão à vontade de Deus. (James)
Além dos profetas, ainda há referência a Jó; mas, nas Escrituras, acima de tudo temos o Senhor Jesus Cristo, como o modelo por excelência, 1 Pe 2.20-24; Hb 5.7-9; 12.1-3
C. Há palavras de encorajamento,5.7,8,11
5.7 … até à vinda do Senhor… 8 … fortalecei o vosso coração, pois a vinda do Senhor está próxima. 9 … Eis que o juiz está às portas. […] 11 Eis que temos por felizes os que perseveraram firmes. Tendes ouvido da paciência de Jó e vistes que fim o Senhor lhe deu; porque o Senhor é cheio de terna misericórdia e compassivo.
Até a vinda do Senhor …
Vv.7,8 se refere a “uma espera paciente e expectante no Senhor” “exerçam paciência enquanto esperam e aguardam a vinda do Senhor” (James)
Quando o Senhor recompensará os justos, e condenará os ímpios …
v. 9 “juíz está às portas”… (Cf. Hb 10.35-37)
Jesus na segunda vinda virá como o justo juíz …
2 Tm 4.8 De agora em diante, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda .
At 17.31 Porque Deus estabeleceu um dia em que julgará o mundo com justiça, por meio de um homem que escolheu.
E enquanto esperam, precisam firmar (stērizō) seus corações. Paulo deu a mesma exortação aos tessalonicenses enquanto aguardavam a Parusia (1 Ts 3.13; cf. 2 Ts 2.17), e o autor de Hebreus recomendou o “fortalecimento do coração pela graça” como um antídoto contra os falsos ensinamentos (Hb 13.9). O que é ordenado, então, é uma firme adesão à fé em meio a tentações e provações. Enquanto esperam pacientemente pelo retorno do seu Senhor, os crentes precisam se fortalecer para a luta contra o pecado e para as circunstâncias difíceis. (James)
Persevere no “viver por fé” (Rm 1.17), sem murmurações, e com a plena convicção de que: os pecados, as injustiças serão julgadas – pelo justo juíz (examinemos o nosso coração, (Tg 5.9; 1 Ts 1.5)
Desafio: As Escrituras (Rm 15.4), que são ‘espírito e vida’ (Jo 6.63), nos ensinam e capacitam no Espírito Santo a caminhar em Cristo com paciência e com a esperança que nos é preservada nos céus (Cl 1.5).
III. Paciência – confie no Doador das bênçãos divinas, 5.11
v. 11 Eis que temos por felizes os que perseveraram firmes. Tendes ouvido da paciência de Jó e vistes que fim o Senhor lhe deu; porque o Senhor é cheio de terna misericórdia e compassivo.
Felizes, ‘makarizo’ – bem-aventurado ou feliz…
Tg 1.12 Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam. (Cf. 2 Ts 1.4; Hb 10.36)
5.11b … Tendes ouvido da paciência de Jó e vistes que fim o Senhor lhe deu …
Pois, embora Jó tenha reclamado amargamente do tratamento de Deus para com ele, ele nunca abandonou sua fé; em meio à sua incompreensão, ele se apegou a Deus e continuou a esperar nele (cf. Jó 1.21; 2.10; 16.19-21; 19.25-27). Como diz Barclay, “a submissão de Jó não é rastejante, passiva e inquestionável; Jó lutou e questionou, e às vezes até desafiou, mas a chama da fé nunca se apagou em seu coração. (James)
5.11c … porque o Senhor é cheio de terna misericórdia e compassivo.
Tiago não quer dizer que a paciência no sofrimento será sempre recompensada pela prosperidade material; muitos exemplos, no Antigo Testamento (Jeremias!) e no Novo, provam que isso está errado. Mas ele busca encorajar nossa perseverança fiel e paciente na aflição, lembrando-nos da bênção que recebemos por tal fidelidade de nosso Deus misericordioso e compassivo. (James)
Desafio: Independentemente dos longos tempos de espera, da convivência com pessoas difíceis, das tribulações e os sofrimentos no andar em Cristo, confiemos plenamente no Doador das bênçãos divinas (Mt 5.1-12; 1 Pe 3.14; Ap 1.3)
Conclusão
Deus concede, aos seus filhos na fé em Cristo, por meio do ensino e dos recursos espirituais, a paciência necessária para lidar e suportar tempos de espera, pessoas e situações difíceis.
Analisamos Tg 5.7-11, a fim de conhecer, compreender, confiar e praticar o que a palavra de Deus nos ensina sobre “paciência”.
Lembre-se:
Tg 5.7-11
Haja paciência… Transmitindo esperança …
I. Paciência – compreenda o significado e o fim, 5.7,8,10,11
Desafio: No Espírito Santo, aprendemos a lidar e a permanecer firmes na ‘verdade segundo a piedade’ (Tt 1.1-3; 2 Ts 1.4,5) em tempos de espera, no relacionamento com as pessoas e ao enfrentar situações difíceis.
II. Paciência – ocupe a tua mente com a palavra de Deus, 5.7-11
A. Há imperativos, mandamentos divinos – Sede, pacientes… Fortalecei… Não vos queixeis… Tomai por modelo …
B. Há exemplos / modelos – o lavrador / os profetas, Jó; Jesus Cristo, 1 Pe 2.20-24
C.Há palavras de encorajamento – Vinda do Senhor… O juíz está às portas…
Desafio: As Escrituras, a palavra de Deus (Rm 15.4), “espírito e vida” (Jo 6.63), enos ensinam e capacitam no Espírito Santo ao caminhar em Cristo com paciência e com a esperança que nos está preservada nos céus (Cl 1.5).
III. Paciência – confie no Doador das bênçãos divinas, 5.11
Encorajar nossa perseverança fiel e paciente na aflição, lembrando-nos da bênção que recebemos por tal fidelidade de nosso Deus misericordioso e compassivo.
Desafio: Independentemente dos longos tempos de espera, da convivência com pessoas difíceis, das tribulações e dos sofrimentos vivenciados na caminhada cristã, confie plenamente no Doador das bênçãos divinas (Mt 5.1-12; 1 Pe 3.14; Ap 1.3)
Rm 15.4 Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança.
Lembre-se:
A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina é a de modo perseverante, e confiante aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp 2.12, 13; 1 Tm 4.7-9; Tg 1.22-27).
* Como eu posso colocar isso em prática na minha vida?
* Qual o primeiro passo que darei nessa direção (para que haja real transformação em minha vida)?
Conheça… Creia. Aproprie-se… E, pratique a verdade divina para que experimentes a vida plena que há em Jesus Cristo (João 10.10
Bibliografia:
Almeida Revista e Atualizada© Copyright © 1993 Sociedade Bíblica do Brasil.
Biblia de Estudo da Fé Reformada, ARA, R.C.Sproul, Editor-Geral, Editora Fiel e Ligonier Ministries, 2a. Ed.:2022, SP, Brasil
Biblia Almeida Strong, Bible Study By Olive Tree, App versão 2024
Douglas J. Moo, James: An Introduction and Commentary, vol. 16, Tyndale New Testament Commentaries (Downers Grove, IL: InterVarsity Press, 1985), 172–177.
Last modified: June 30, 2025