#3 – O tempo não cura: as feridas emocionais
Lucas 23.33,34; 1 Pedro 2.21-24
Há anos, fui procurado para aconselhamento bíblico, por uma pessoa que havia sete anos estava profundamente magoada com o seu cônjuge. E, entre outras coisas, tal mágoa roubava a satisfação do relacionamento conjugal. No processo do aconselhamento, veio a tona, que um dos motivos da mágoa é que esta pessoa tinha ouvido do seu cônjuge: Tu não tens valor para mim!
Apesar da ferida emocional / psíquica feita naquele momento, a pessoa que feriu nunca pediu perdão, e nem a pessoa ferida conseguia perdoar.
Esta é a #3 Devocional. Nesta série de reflexões nós vamos procurar descortinar que “o tempo por si só” não cura as dores da alma, as feridas emocionais, os maus comportamentos, as imaturidades …
Hoje, o nosso foco é que o “tempo por si só”, não cura as feridas emocionais / psíquicas.
As feridas emocionais / psíquicas podem ser causadas por: abuso físico e/ou moral e/ou emocional; ofensa; rejeição; desprezo; traição; injustiça …
E, as feridas emocionais / psíquicas podem, quando tratadas no tempo certo e no modo certo, elas geram: raizes de amargura, tristeza profunda e/ou depressão, relacionamentos doentios e destrutivos, isolamento social, hipocrisia …
Alguns exemplos, das possíveis causas das feridas emocionas / psíquicas:
1) Traição
Salmos 55.12 Porque não é um inimigo que me afronta; se o fosse, eu o suportaria; nem é o que me odeia quem se exalta contra mim, pois dele eu me esconderia; 13 mas é você, homem meu igual, meu companheiro e meu íntimo amigo. 14 Juntos nos entretínhamos e íamos com a multidão à Casa de Deus.
Salmos 41.9 Até o meu amigo íntimo, em quem eu confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim o seu calcanhar.
Davi traído por um amigo íntimo…
2) Abandono
2 Timóteo 4.9 Empenhe-se por vir até aqui o mais depressa possível. 10 Porque Demas, tendo amado o presente século, me abandonou e se foi para Tessalônica. Crescente foi para a Galácia. Tito foi para a Dalmácia. […] 16 Na minha primeira defesa, ninguém foi a meu favor; todos me abandonaram. Que isto não lhes seja posto na conta!
Paulo abandonado por pessoas que foram fruto do seu ministério e/ou cooperadores, companheiros…
3) Ofensas, injustiças
2 Timóteo 4.14 Alexandre, o ferreiro, me causou muitos males; o Senhor dará a retribuição de acordo com o que ele fez. 15 Tome cuidado com ele também você, porque resistiu fortemente às nossas palavras.
Paulo sofrendo muito males por parte de Alexandre, males esses que podiam ser injurias, calunias, desprezo …
Outros exemplos: Jacó engana o pai para receber a bênção que seria de Esaú
Gênesis 27.18 Jacó foi a seu pai e disse: — Meu pai! Ele respondeu: — Fale! Quem é você, meu filho? 19 Jacó respondeu a seu pai: — Sou Esaú, seu filho primogênito. Fiz o que o senhor ordenou. Levante-se, por favor; sente-se e coma da minha caça, para que depois o senhor me abençoe.
Depois Jacó teve que fugir da ira, da revolta de Esaú, por ter enganado o seu irmão…
Os irmãos de José, movidos por inveja e ódio, o vendem aos ismaelitas que o levaram para o Egito. – Gênseis 37.27 Venham, vamos vendê-lo aos ismaelitas. Não lhe façamos mal, pois é nosso irmão, é do nosso sangue. Seus irmãos concordaram. 28 E, quando os mercadores midianitas passaram, os irmãos de José o tiraram da cisterna e o venderam aos ismaelitas por vinte moedas de prata. E os ismaelitas levaram José para o Egito.
Estevão apedrejado por causa do seu viver e testemunho sério da fé em Cristo. – Atos 7.57 Eles, porém, gritando bem alto, taparam os ouvidos e, unânimes, avançaram contra ele. 58 E, expulsando-o da cidade, o apedrejaram. As testemunhas deixaram as capas deles aos pés de um jovem chamado Saulo.
O caminho da cura:
Lembras do caso na Introdução: “Tu não tens valor para mim”?
Naquele caso, como em outros, o “tempo por si só” não curas as feridas emocionais / psíquicas. A cura vem do Senhor do tempo… A cura passa pela fé genuína em Deus, depositando Nele a confiança com a certeza que a justiça Lhe pertence, e que Ele jamais abandona, ofende, trai, age com injustiça, pratica o mal …; e, assim, Nele exercer o perdão, e no que depender de ti viver em paz com todos…
1) Traição: Salmos 55.16 Eu, porém, invocarei a Deus, e o Senhor me salvará. 17 À tarde, pela manhã e ao meio-dia, farei as minhas queixas e lamentarei; e ele ouvirá a minha voz. […] 22 Lance os seus cuidados sobre o Senhor e ele o susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado.
Salmos 41.12 Quanto a mim, tu me susténs na minha integridade e me pões na tua presença para sempre.
2) Abandono: 2 Timóteo 4.17 Mas o Senhor esteve ao meu lado e me revestiu de forças, para que, através de mim, a pregação fosse plenamente cumprida, e todos os gentios a ouvissem. E fui libertado da boca do leão. 18 O Senhor me livrará também de toda obra maligna e me levará salvo para o seu Reino celestial. A ele, glória para todo o sempre. Amém! (Cf. Hebreus 13.5,6)
3) Ofensas, injustiças:
– Jacó e Esaú… Houve reconciliação após vinte (20) anos … (Cf. Gênesis 33.1-20);
– José, do Egito, perdoou os seus irmãos (Cf. Gênesis 50.17-21)
Gênesis 50.17 “É isto que vocês dirão a José: ‘Perdoe, por favor, a transgressão dos seus irmãos e o pecado que cometeram, porque eles lhe fizeram mal.’” Agora pedimos que perdoe a transgressão dos servos do Deus de seu pai. Ao ouvir estas palavras, José chorou. […] 21 Portanto, não tenham medo; eu sustentarei vocês e os seus filhos. E assim José os consolou e lhes falou ao coração.
– Estevão clamando a Deus em favor daqueles que o apedrejavam … Atos 7.59 E enquanto o apedrejavam, Estêvão orava, dizendo: — Senhor Jesus, recebe o meu espírito! 60 Então, ajoelhando-se, gritou bem alto: — Senhor, não os condenes por causa deste pecado! E, depois que ele disse isso, morreu.
Mas, o exemplo por excelência vem do Senhor Jesus Cristo
Lucas 23.33 Quando chegaram ao lugar chamado Calvário, ali o crucificaram, bem como aos malfeitores, um à sua direita, outro à sua esquerda. 34 Mas Jesus dizia: — Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. Então, para repartir as roupas dele, lançaram sortes.
1 Pedro 2.21 Porque para isto mesmo vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando exemplo para que vocês sigam os seus passos. 22 Ele não cometeu pecado, nem foi encontrado engano em sua boca. 23 Pois ele, quando insultado, não revidava com insultos; quando maltratado, não fazia ameaças, mas se entregava àquele que julga retamente, 24 carregando ele mesmo, em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça. Pelas feridas dele vocês foram sarados.
Em Cristo somos “sarados”, salvos da condenação e da escravidão dos pecados, e, uma vez Nele, também “sarados” das dores da alma, das feridas emocionais, do mau caráter, da imaturidade espiritual …
Conforme o ensino, constatamos de que a cura das feridas emocionais / psíquicas: passa pela fé genuína em Deus, depositando Nele a confiança com a certeza que a justiça Lhe pertence, e que Ele jamais abandona, ofende, trai, age com injustiça, pratica o mal …; e, assim, Nele exercer o perdão, e no que depender de ti viver em paz com todos… (Nota: veja, também, os caminhos da cura, mencionados na #2 Devocional)
Efésios 4.26 Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. 27 Não deis lugar ao diabo. […] 29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. 30 E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. 31 Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós, 32 Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.
Hebreus 12.14 Procurem viver em paz com todos e busquem a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor. 15 Cuidem para que ninguém fique afastado da graça de Deus, e que nenhuma raiz de amargura, brotando, cause perturbação, e, por meio dela, muitos sejam contaminados. (Cf. Romanos 12.18)
Próximas Devocionais:
#4 O tempo não cura: o mau caráter.
#5 o tempo na cura: a imaturidade emocional – mental – espiritual.
(Aqui no site, na Área Vídeos, tu encontras o VÍDEO desta Devocional)
Domingos Mendes Alves
@paraoalvo
Campinas – SP, Brasil
21.01.2025
Last modified: January 26, 2025
43vt8k