#2 – O tempo não cura: as dores da alma

As dores da alma, podem ser causadas: por crises existenciais, por perdas significativas, por pecados não tratados … E, podem gerar: angustias profundas, depressão crônica, desesperança …

Written by:

#2 – O tempo não cura: as dores da alma
Salmos 77

Esta é a Devocional #2 desta série. Nesta série de reflexões nós vamos procurar descortinar que “o tempo por si só” não cura as dores da alma, as feridas emocionais, os maus comportamentos, as imaturidades …

As dores da alma, podem ser causadas: por crises existenciais, por perdas significativas, por pecados não tratados …; e, quando não tratada adequadamente, de modo eficiente e eficaz, com o tempo podem gerar: angustias profundas, ira, revolta, depressão crônica, desesperança …

Crises existenciais – ausência de propósito, de significado, da razão do viver com a satisfação que procede do Criador, Infinito e Pessoal.
Sl 77.1 Elevo a Deus a minha voz e clamo, elevo a Deus a minha voz, para que me atenda. 2 No dia da minha angústia, procuro o Senhor; erguem-se as minhas mãos durante a noite e não se cansam; a minha alma não encontra consolo. 3 Lembro-me de Deus e começo a gemer; medito, e o meu espírito desfalece. 4 Não me deixas pregar os olhos; tão perturbado estou, que nem posso falar.

Pecados – ofensas contra Deus e o próximo que geram sentimentos de culpa, crises de consciência, roubam a paz interior …
Salmos 32.3 Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. 4 Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor secou como no calor do verão. (2 Samuel 12.13-31)

Perdas significativas – por exemplo a morte de um ente querido …
Davi em 2 Samuel 12.13-31, em meio a amarga experiência, com a morte de um filho, fruto do pecado com Bate-Seba, já havia experimentado da misericórdia, do perdão divino…
E, ainda nós temos na bíblia a história de Davi e Absalão… Absalão foi um filho que causou muitas tristezas a Davi, seu pai… Quando Absalão, foi morto Davi chorou profundamente …
2 Samuel 18.32 Então o rei perguntou ao etíope: — Vai bem o jovem Absalão? O etíope respondeu: — Que aquilo que aconteceu com aquele jovem aconteça com os inimigos do rei, meu senhor, e todos os que se levantam contra ele. 33 Então o rei, profundamente comovido, subiu à sala que estava por cima do portão e chorou. E, andando, dizia: — Meu filho Absalão, meu filho, meu filho Absalão! Quem me dera que eu tivesse morrido em seu lugar, Absalão, meu filho, meu filho!

O choro de Davi por Absalão, deixou Joabe indignado ao ponto de ter repreendido o rei Davi. A indignação de Joabe era porque Davi estava chorando profundamente por causa da morte de um inimigo, que havia sido morto em batalha pelos soldados leais a Davi! Só que aquele inimigo morto na batalha, era filho de Davi… Que dor na alma do Rei Davi, pela terrível experiência, não só pela morte do filho, mas por todo contexto dessa morte.

O “tempo por si mesmo” não cura as dores da alma, as feridas emocionais, o mau caráter, e, nem a imaturidade!

Os caminhos da cura:
(1)
Reconhecer que há um Deus Criador, Infinito e Pessoal, que é Santo, Justo e Amoroso, atento ao clamor daquele que O busca com humildade e sinceridade. Clame a Deus – Salmos 77.1 Elevo a Deus a minha voz e clamo, elevo a Deus a minha voz, para que me atenda. 2a No dia da minha angústia, procuro o Senhor; erguem-se as minhas mãos durante a noite e não se cansam…
(Cf. Salmos 63.2-4; 32.5-7; 25.16-18; 3.3-5; Mateus 11.28-30).

(2) Não negar a crise existencial, Salmos 77.2 No dia da minha angústia, procuro o Senhor […]; a minha alma não encontra consolo. 3b … medito, e o meu espírito desfalece. (Cf. Salmos 63.1);
– e/ou o pecado, a ofensa, Salmos 32.5a Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei …
– e/ou a dor da perda, 2 Samuel 18.33b Então o rei, profundamente comovido, subiu à sala que estava por cima do portão e chorou. E, andando, dizia: — Meu filho Absalão, meu filho, meu filho Absalão! Quem me dera que eu tivesse morrido em seu lugar, Absalão, meu filho, meu filho!

(3) Declarar, expressar, a exemplo do textos bíblicos citados, o que vai no teu íntimo (lembre-se nem sempre terás plena consciência da real causa da dor, mas ainda assim de algum modo poderás tentar expressar o que vai no teu íntimo).

(4) Procurar ajuda de pessoas sérias e de confiança, que o aconselhem biblicamente, no processo da cura da dor da alma… Lembre-se que na vida do Rei da Davi, em momentos de crises, Deus colocou na vida dele pessoas como Jonatas, Natã, Joabe …
Deus usa a sua palavra, com ajuda de conselheiros, para tratar das dores da alma, (Cf. Romanos, 15.4,13-14; Salmos 1 e 19). Conforme Provérbios 18.1 “O solitário busca o seu próprio interesse e se opõe à verdadeira sabedoria”, ou seja, não é sábio se isolar; e, no caso dos pecados, precisamos “confessar os pecados uns aos outros”, Tiago 5.16-18. É imperativo ser perdoado e perdoar …

(5) Procure ajuda de profissionais – psicólogos, psiquiatras, médicos … As dores da alma poderão ter influências negativas na saúde mental, emocional, física… Logo, bons profissionais, com certeza farão parte do “elo da corrente humana” que Deus, sob sua soberania – graça – misericórdia, pode usar no processo da cura da dor da alma…

(6) Alimentação equilibrada e saudável, descanso, recreação, exercícios físicos adequados, perceber-se útil na vida de outros … Também, fazem parte do processo da cura em meio as crises…

(Nota: quanto aos pontos (5) e (6) em toda a Escritura nós vamos encontrar textos, nos quais temos conhecimento de Deus usar o conhecimento e a ciência humana, os recursos humanos, recursos materiais etc., como meios para cuidar do ser humano… Por exemplo, em Lucas 10.25-37, na parábola do bom samaritano, Jesus cita de modo positivo o uso do óleo, do vinho, da hospedaria, do hospedeiro, no cuidado das feridas físicas de uma pessoa…; em 2 Timóteo 4.11-18, num momento difícil na prisão, o apóstolo Paulo reconhece a necessidade de pessoas ao seu lado, como por exemplo Lucas o médico, e clama pela presença de Timóteo, além de solicitar a capa (para aquecer do frio), os livros (para aquecer a mente), e os pergaminhos (para aquecer a alma); quando o profeta Elias, em desespero, fugia com medo de Jezabel, e tendo diante de si uma longa jornada até Horebe, o monte de Deus, ele recebeu do anjo enviado por Deus a orientação para comer… E, o texto de 1 Reis 19, registra: “8 Então Elias se levantou, comeu e bebeu. E, com a força daquela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus”. Deus não poderia fortalecer Elias sem aquela comida? Sim, podia! Mas, Ele escolheu usar a comida para fortalecer Elias.
Então, meu amigo, minha amiga, no processo da cura, Deus quando assim quer Ele usa quem e o que Ele quer para o bem daqueles a quem Ela ama!)

Desafio: reflita, com humildade e sinceridade no Espírito Santo, com confiança na palavra de Deus e no Deus da palavra, que a cura da dor da alma (nosso foco nesta Devocional) não vêm pelo tempo, mas pelo Senhor do tempo!

Crise existencial Salmos 77.13 O teu caminho, ó Deus, é de santidade. Que deus é tão grande como o nosso Deus? 14 Tu és o Deus que operas maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder. (Sl 42.1-11; 63.2-4)

PecadoSalmos 32. 5b … Eu disse: “Confessarei ao Senhor as minhas transgressões”; e tu perdoaste a iniquidade do meu pecado. 6 Sendo assim, todo o que é piedoso te fará súplicas em tempo de poder te encontrar. Com efeito, quando transbordarem muitas águas, não o atingirão. 7 Tu és o meu esconderijo; tu me preservas da tribulação e me cercas de alegres cantos de livramento. (Sl 25.16-18)

Perda significativa – E, em meio a terrível situação de ser perseguido por um filho, filho já “perdido” em vida, Davi expressou a sua confiança na salvação de Deus – Salmos 3.3 Porém tu, Senhor, és o meu escudo protetor, és a minha glória e o que exalta a minha cabeça. 4 Com a minha voz clamo ao Senhor, e ele do seu santo monte me responde. 5 Eu me deito e pego no sono; acordo, porque o Senhor me sustenta.

Com certeza, por Davi ter sido um homem segundo o coração de Deus, a mesma confiança deve ter sido expressa diante da trágica morte de Absalão, seu filho …

Sem ignorar as nossas dores, enquanto “peregrinos e forasteiros” neste mundo, pela fé em Jesus Cristo, Senhor e Salvador, assim como o salmista, declaremos:
Salmos 77.13 O teu caminho, ó Deus, é de santidade. Que deus é tão grande como o nosso Deus? 14 Tu és o Deus que operas maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder.

(Aqui no site, na Área Vídeos, tu encontras o VÍDEO desta devocional)

Próximas Devocionais:
#3 O tempo não cura: as feridas emocionais.
#4 O tempo não cura: o mau caráter.
#5 o tempo na cura: a imaturidade emocional – mental – espiritual.

Domingos Mendes Alves
@paraoalvo
Campinas – SP, Brasil
15.01.2025

Last modified: January 26, 2025