Todos os caminhos não levam a Deus! #4 Conclusão

O fato de popularmente ser declarado que “todos caminhos levam a Deus”, tal afirmação não é a verdade, pois a voz do povo não é a voz de Deus.

Written by:

Devocional
Todos caminhos 04/04
Domingos Mendes Alves
10.01.2025

Todos os caminhos não levam a Deus! #4 (Conclusão)

O fato de popularmente ser declarado que “todos caminhos levam a Deus”, tal afirmação não é a verdade, pois a voz do povo não é a voz de Deus.

Até aqui vimos de modo simples e resumido qual a posição bíblica diante de expressões do tipo: “todas as religiões são boas”, “todos os caminhos levam a Deus” e há “um só Deus”.

Hoje vamos concluir reflectindo sobre, sobre a expressão: “a voz do povo é a voz de Deus”. O fato de popularmente ser declarado que “todos caminhos levam a Deus”, tal afirmação não é a verdade, pois a voz do povo não é a voz de Deus.

E, como vimos na reflexão anterior (#3), as Escrituras afirmam categoricamente que “Jesus Cristo é o único caminho que leva a Deus Pai”.

A voz de Deus é a voz de Deus, que nos é revelada por meio das Escrituras, Antigo e Novo Testamento.
“… Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas, mas nestes últimos dias falou-nos por intermédio do Filho…” (Hebreus 1.1-4).
“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil…” (2 Timóteo 3.16,17).
“… Homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo” (1 Pedro 1.20,21).

Textos como os citados acima nos mostram que de fato Deus falou “várias vezes e de várias maneiras” por meio dos profetas. Homens, que movidos pelo Espírito Santo falaram da parte de Deus. Depois Deus falou por intermédio do Filho, Jesus Cristo a “Palavra” que se fez carne e habitou no nosso meio. Ele, como estava predito nas Escrituras, morreu pelos nossos pecados, ressuscitou dentre os mortos, e subiu aos céus… Ao ascender aos céus, ser glorificado, o o Espírito Santo da promessa foi dado… O mesmo Espírito que moveu homens de Deus: profetas, reis, apóstolos etc., a escrever as Escrituras – Palavra de Deus.

E, as examinar as Escrituras constatamos que, vezes e mais vezes, Deus levantou profetas, homens como, por exemplo, Isaías, Elias e João Batista, exactamente para revelar que os líderes da nação e o povo não O conheciam, tinham um coração rebelde e estavam longe dos caminhos divinos. Ou seja, muitas vezes líderes religiosos e mesmo o povo que dizia crer em Deus, falaram coisas que não eram de Deus, mas contra o próprio Deus. Por exemplo, examine Mateus capítulo 23.

E, em Mateus 9.36 lemos que Jesus “ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor”. Multidões sem Jesus são como “ovelhas sem pastor”, perdidas e desprotegidas, seguindo as regras e as tradições dos homens, mas não seguindo a Deus (Mateus 15.8,9).

Dizer que a “voz do povo é a voz de Deus” é como dizer que “a maioria tem razão”. E, assim como a voz do povo não é a voz de Deus, também a verdade de Deus não vem da maioria, mas do próprio Deus. Você se recorda destas palavras de Jesus Cristo: “Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva a perdição, e são muitos os que entram por ela. Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram” (Mateus 7.13,14).

O verdadeiro discípulo de Jesus Cristo, no dia a dia precisa de fé e coragem para se posicionar ao lado de Deus, num mundo hostil ao evangelho de Jesus Cristo, e aos que confessam Jesus Cristo como o Senhor e o Salvador… Andar segundo a “voz do povo” é cómodo e fácil; mas a chamada a ser discípulo de Jesus jamais, neste mundo, conduz por caminhos confortáveis e fáceis… Pelo contrário, são de Jesus as palavras:
“Se o mundo vos odeia, tenham em mente que antes me odiou. Se vocês pertencessem ao mundo, ele os amaria como se fossem dele” (João 15.18,19).
“Eu não aceito a glória dos homens, mas conheço vocês. Sei que vocês não têm o amor de Deus. Eu vim em nome de meu Pai, e vocês não me aceitaram; mas, se outro vier em seu próprio nome, vocês o aceitarão. Como vocês podem crer, se aceitam glória uns dos outros, mas não procuram a glória que vem do Deus único?” (João 5.41-44).
Enquanto, o ser humano estiver focado na “glória dos homens”, na sua reputação diante dos homens, em ser aceitos e agradáveis ao “povo” (e para isso anda segundo a “voz do povo”) estará longe do crer e do viver segundo a voz, a verdade do Deus da verdade.

Mas, quando realmente a pessoa, movida pelo Espírito Santo se arrepende do pecado e dos pecados, e crê em Jesus Cristo, ela vive segundo a palavra de Deus, O servindo e sendo em Suas mãos instrumento de testemunhar e proclamar o Seu Nome.

Na dependência do Espírito Santo, e sob a graça divina, invista, com humildade, sinceridade e diligência, tempo no conhecimento de Deus e da Sua palavra… Isto te conduz a ser alguém que não se deixa levar por expressões do senso comum (exemplo, “a voz do povo é a voz de Deus”), mas que realmente tenha os referenciais e as marcas da verdadeira fé em Deus.

Lembre-se: “não são todos os caminhos que levam ao Deus único e verdadeiro”. Apenas por meio de Jesus Cristo temos acesso ao Deus Pai, e na Bíblia – Palavra de Deus, temos a revelação de Deus e da Sua vontade para as nossas vidas.

Viva segundo Deus, por Deus e para Deus, e você será verdadeiramente feliz e realizado.

Que Deus abra o nosso entendimento, assim como aconteceu com os discípulos de Emaús “… lhes abriu o entendimento, para que pudessem compreender as Escrituras”, Lucas 24.45

“… Há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, o qual se entregou a si mesmo como resgate por todos…”, 1 Timóteo 2.5,6

(Nota: está série de Devocionais, têm como base textos escritos em Ribeirão Preto, SP, Brasil, em 2002)

Em Cristo Jesus,

Domingos Mendes Alves
@paraoalvo
Campinas, SP – Brasil
10.01.2025

Last modified: January 26, 2025