Devocional
Todos caminhos 03/04
Domingos Mendes Alves
03.01.2025
Todos os caminhos não levam a Deus! #3
Somente Jesus Cristo é o caminho que leva a Deus. E, como não podemos mudar o que está determinado por Deus, cabe a cada um de nós crer ou rejeitar a verdade bíblica.
Na revista “ISTO É”, Nº1689 de 13 de Fevereiro 2002, na secção “Entrevista” há uma entrevista com a cientista Brigitte Boisselier, líder de uma seita religiosa. O tema central da entrevista é a clonagem humana e a sua iniciativa em clonar seres humanos. Num determinado momento ela declara: “Na Bíblia estão as informações deixadas por nossos criadores. Eles nos enviaram alguns profetas ao longo da história, como Buda, Moisés, Maomé e Jesus Cristo. Todos eram mensageiros dos criadores nos ajudando a ir na direção correta, em busca de menos violência e mais amor. Acredito que o Rael (o francês fundador da seita que leva o seu nome) seja mais um desses profetas.”
Aqui está um exemplo das distorções que são feitas com relação a Deus, a Bíblia e os enviados por Deus. A semelhança daqueles que não conhecem e/ou distorcem a Bíblia, Brigitte faz um sincretismo, uma bagunça religiosa colocando no mesmo “altar” Buda, Moisés, Maomé, Jesus Cristo e Rael.
Como foi exposto na 1ª reflexão desta série, a Bíblia é o nosso ponto de partida e chegada… Brigitte, também cita a Bíblia, e a Bíblia cita sim Moisés e Jesus Cristo… Na revelação bíblica Jesus Cristo é mais do que profeta, Ele é verdadeiramente Deus-Homem, jamais colocado no mesmo “altar”, no mesmo nível de qualquer profeta ou líder religioso.
E, a Bíblia jamais cita os nomes de Buda, Maomé, e muito menos de Rael. Não somente não os cita como, também, segundo os ensinos bíblicos, fica evidente de que Maomé, Buda, e Rael não têm as características dos verdadeiros profetas de Deus, enviados por Ele.
Os profetas de e enviados por Deus, eles eram pessoas tementes a Deus, que criam e confiavam em Jesus Cristo – Messias, e movidos pelo Espírito Santo, falaram da parte de Deus e não de particular interpretação (2 Pedro 1.19-21).
A igreja – corpo vivo de Jesus Cristo, comunidade dos discípulos de Jesus Cristo, tem como fundamento “os profetas, os apóstolos, e Jesus Cristo sendo ele o principal fundamento”, Efésios 2.20.
Jesus Cristo é o revelador (Mateus 11.25-27) do Pai, o reconciliador com o Pai (Romanos 5.1-11), o caminho para o Pai (João 14.1-6).
Jesus Cristo é o Senhor, o Messias, o Salvador, o Rei, o Porfeta, …, que “desceu dos céus”, morreu pelos pecados dos seres humanos e foi ressurrecto dentre os mortos (João 1.1-14; Romanos 1.4). Jesus Cristo é Deus Filho que – “ … foi manifestado em corpo, justificado no Espírito, visto pelos anjos, pregado entre as nações, crido no mundo, recebido na glória.” (1 Timóteo 3.16).
Pela Bíblia, revelação de Deus ao seres humanos, reforçamos de que não é a religião, nem os líderes religiosos, nem a igreja, nem a justiça própria e as boas obras, nem Maria (por mais abençoada que tenha sido, por ser a mãe de Jesus, homem) e nem os santos etc. que nos levam a, que nos reconciliam com Deus. Em outras palavras “todos os caminhos não levam a Deus”!
Pelo contrário, os caminhos citados, no parágrafo acima, e todos semelhantes a eles, nos levam para longe de Deus, nos colocando no engano da confiança em nós mesmos, nas nossas crenças e nos nossos sistemas religiosos.
Jesus Cristo disse: “Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela. Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram.” (Mateus 7.13,14)
Ficam alguns versículos bíblicos para nossa reflexão, reafirmando que Jesus Cristo é o único caminho que leva a Deus Pai.
“Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.” (João 14.6)
“… nome de Jesus Cristo … Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devemos ser salvos.” (Atos 4.10-12)
“Se você confessar com a sua boca que Jesus Cristo é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo.” (Romanos 10.9)
“Não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós generosamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador.” (Tito 3.5,6)
“… Há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, o qual se entregou a si mesmo como resgate por todos…” (1 Timóteo 2.5,6).
Textos como estes não deixam qualquer dúvida – apenas Jesus Cristo é o caminho que leva a Deus Pai.
Como não podemos mudar o que está determinado por Deus, cabe a cada um de nós crer ou rejeitar a verdade bíblica. O crer nos proporciona a comunhão com Deus e a vida eterna, e o rejeitar nos leva a condenação da eternidade sem Deus.
Na próxima reflexão, nós terminaremos esta série.
Mas desde já, quais os desafios que os textos bíblicos trazem a sua vida, na perspectiva presente e eterna?
(Nota: está série de Devocionais, têm como base textos escritos em Ribeirão Preto, SP, Brasil, em 2002)
Em Cristo Jesus,
Domingos Mendes Alves
@paraoalvo
Curitiba, PR – Brasil
03.01.2025
Last modified: January 26, 2025