Deus de e da verdade, (Conclusão)

O Evangelho verdadeiro é Jesus Cristo – o que Ele e fez por nós, segundo a graça e o poder de Deus para – justificar e santificar e glorificar o pecador que se arrepende dos seus pecados e Nele crê

Written by:

Estudos Bíblicos
Série – Colossenses:
A toda suficiência de Cristo
2a. Mensagem (conclusão)
Domingos Mendes Alves
@paraoalvo
10.07.2024

Deus é o Deus de e da verdade, (Conclusão), Cl 1.5-8

Mensagem: O Evangelho verdadeiro é Jesus Cristo – o que Ele e fez por nós, segundo a graça e o poder de Deus para salvação eterna – justificar e santificar e glorificar o pecador que se arrepende dos seus pecados e Nele crê como único e suficiente Senhor e Salvador.

Esboço:
Introdução
Na mensagem anterior, nós refletimos “Deus é o Deus da verdade”, 1.5b-8 (1a. Parte). O foco da mensagem foi – o Deus Vivo e Real é o Deus da verdade, e sob o poder do Espírito Santo o cristão da verdade e de verdade crê, vive, instrui outros e transmite na palavra da verdade do evangelho de Jesus Cristo.

No 1a. Parte desta mensagem (2ª. Mensagem) nós levantamos a questão – O que é a verdade?
Agora, na conclusão desta 2a. Mensagem, nós vamos levantar a questão – o que é a verdade do Evangelho?

1:5 por causa da esperança que vos está reservada nos céus, da qual antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho.

Na 1a. parte deste mensagem, eu compartilhei de que durante algumas viagens, num dos vôos eu estava lendo um artigo no New York Times sobre “o porque as pessoas continuam a acreditar em coisas objetivamente falsas”. O artigo referia-se ao então Presidente Donald Trump que era acusado de afirmar certas coisas como sendo verdade, mesmo que as evidências fossem contrárias a sua opinião.
Como, também, li online no Expresso NEXO, acera da “pós-verdade”. “Pós-verdade” que foi definida pela Oxford Dictionaries como: um adjetivo “que relaciona ou denota circunstâncias nas quais fatos objetivos têm menos influência em moldar a opinião pública do que apelos à emoção e a crenças pessoais”.
Ou seja, a “pós-verdade” trata de uma “verdade”, que na verdade é uma mentira.

No dia 11/04/2017, 21:49 hrs, ao chegar em casa, após ter saído de um encontro aonde ministrei sobre o Evangelho de Cristo, eu vi e ouvi na Televisão parte de um programa religioso (não posso chamar de verdadeiramente cristão / evangélico). Na parte que eu vi e ouvi, o Missionário RR Soares leu o texto bíblico de Fp 2.13 – Porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua vontade. Após ter lido o texto, RRS focou o “querer e o efetuar”, e relacionou o “querer” com Deus ter dado aos presentes no auditório o “querer” de terem ido lá; e o “efetuar” com as curas, resoluções do mal e dos problemas… Em seguida, ele orou: como ministro de Deus eu paraliso e ordeno: sai dor, sai inflamação, sai os problemas desta vida em Nome de Jesus. Tendo orado, encorajou para que testemunhos fossem dados sobre o “efetuar” de Deus, ou seja, para as curas, resolução da dores…
O que vi e ouvi, foi uma “pós-verdade”. Não é a verdade do Evangelho, e nada tem haver com o verdadeiro Evangelho de Jesus Cristo.

1:5b … da qual antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho.
O que é a verdade do evangelho, o verdadeiro evangelho de Jesus Cristo?
O Evangelho verdadeiro é Jesus Cristo – o que Ele e fez por nós, segundo a graça e o poder de Deus para salvação eterna – justificar e santificar e glorificar, de todo aquele que se arrepende dos seus pecados e Nele crê como único e suficiente Salvador e O confessa como Senhor.

Vejamos 02 características e os desafios, da verdade do Evangelho, do Evangelho verdadeiro.

I. O evangelho verdadeiro é Jesus Cristo.
O evangelho, antes de ser uma verdade divina, é uma Pessoa – Jesus Cristo e Sua obra salvífica pelos pecadores.

1.5b “Palavra (logos) da verdade (aletheia) do evangelho”.
Jo 1.1 No princípio era o Verbo (logos), e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 14 E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.

O Evangelho verdadeiro é Jesus Cristo – o que Ele e fez por nós, segundo a graça e o poder de Deus para salvação eterna…
Nos versos 13 a 22, 2.8-13, pelo poder do Espírito Santo nós podemos conhecer e compreender mais claramente quem é Jesus Cristo e o que Ele fez por nós.

A. Quem é Jesus Cristo?
1.3… Nosso Senhor Jesus Cristo… (cf. 2.6; 3.18,20,22-24; 4.1; Rm 10.9; Fp 2.9,10).

1.15 Este é a imagem do Deus invisível… – 1.19 Porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude. (cf. 2.3,9,10; 3.11; Mt 11.27; Jo 1.14,16; Ef 1.23; 4.10).

1.15… O primogênito de toda a criação (cf. 1.16,17; Jo 1.1,3).

1.18 Ele é a cabeça do corpo, da igreja… (cf. 1.24; 2.17; Ef 1.22,23; 5.23).

1.27… Cristo em vós, a esperança da glória (cf. 1.5a; 3.4a; Rm 5.2; 8.18,19; 2 Co 4.17,18; 1 Tm 1.1; 1 Pe 1.3,4).

B. O que Jesus Cristo fez por nós pecadores?
1.14 no qual (Jesus Cristo) temos a redenção, a remissão dos pecados (1.20-22; 2.11-15; 1 Co 15.1-4).

Redenção (apolutrosis) e remissão (aphesis), o perdão dos pecados…

Gl 1.4 O qual se entregou a si mesmo pelos nossos pecados, para nos desarraigar deste mundo perverso, segundo a vontade de nosso Deus e Pai.

1 Pe 3.18 Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus; morto, sim, na carne, mas vivificado no espírito.

O evangelho, antes de ser uma verdade divina, é uma Pessoa – Jesus Cristo e Sua obra salvífica pelos pecadores.

Desafio:
Reconhecer e crer em Jesus Cristo como único e suficiente Senhor e Salvador, e viver em adoração e sujeição ao Seu Nome.

II. O Evangelho verdadeiro é o poder de Deus para a salvação, 1.6.
O evangelho é o poder de Deus para salvação – e, salvação engloba a justificação e santificação e glorificação.

1.6 Que já chegou a vós, como também está em todo o mundo, frutificando e crescendo, assim como entre vós desde o dia em que ouvistes e conhecestes a graça de Deus em verdade.

O Evangelho de Cristo revela a graça de Deus. “Graça” (charis) refere-se ao auxílio imerecido de Deus a qualquer pessoa necessitada.
Acerca da graça de Deus como “ela é de verdade”. Graça que salva e nos liberta do pecado – da condenação e do poder do pecado… A graça não nos torna livres para pecar, sim livres para o viver para o agrado de Deus…

O evangelho da graça é o poder de Deus para a salvação…
Rm 1.16 Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego.

O evangelho é o poder de Deus para salvação – e, salvação engloba a justificação e santificação e glorificação.

A. Justificação – somos salvos da condenação do pecado.
Deus imputando a Sua justiça em nossa conta, nos declara justos, nos livrando da condenação do pecado, nos reconciliando com Ele, nos dando a adoção de filhos… – 1.20-22; 2.13,14; Rm 3.26; 5.1; 2 Co 5.21.

Pela regeneração, Deus nos torna novas criaturas – “ e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segunda a imagem daquele que o criou”, 3.10; Ef 3.24; 2 Co 5.17.
Temos aqui o processo da santificação presente e futura…

B. Santificação – estamos sendo salvos do poder do pecado.
1:6a Que já chegou a vós, como também está em todo o mundo, frutificando e crescendo…
O evangelho conduz a frutos (karpophoreo) e ao crescimento (auxano)…

O evangelho produz fruto por si mesmo. Aqui está em foco o poder penetrante e transformador do evangelho de Jesus Cristo (Hb 4.12; Rm 1.16; 2 Co 5.17). Age no interior do ser humano (Cl 3.9,10)…
O evangelho transforma vidas segundo a santidade de Deus – Seu caráter e a vontade…
1.22b… Para apresentar-vos perante ele santos, inculpáveis e irrepreensíveis.
1 Ts 5.23 O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

Somos santificados pelo Espírito Santo (1 Pe 1.1) e pela obediência à palavra de Deus (1 Pe. 1.22; Jo 17.17).

O verdadeiro cristão no Espírito Santo persevera no evangelho sendo dia a dia transformado e tendo sua vida conformada ao caráter e a vontade de Jesus Cristo.
1.23a se é que permaneceis na fé, não vos deixando afastar da esperança do evangelho que ouvistes… (1 Co 15.1,2).

O Evangelho é o poder de Deus para o viver em santificação e santidade, como nós veremos nos capítulos 3 e 4 – de modo prático e nas mais diversas áreas relacionais.

C. Glorificação – seremos salvos da presença do pecado e teremos corpos glorificados.
1.5 Por causa da esperança que vos está preservada nos céus…
1.27… Cristo em vós, a esperança da glória (cf. 1.5a; 3.4a; Rm 5.2; 8.18,19; 2 Co 4.17,18; 1 Tm 1.1; 1 Pe 1.3,4).
Cl 3.4 Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós sereis manifestados com ele, em glória.

A obra da salvação será finalmente completada quando partirmos deste mundo pela morte física ou pelo arrebatamento nos encontrando com Cristo para eternidade no “novo céu e nova terra” habitando para sempre com Deus e o Seu povo (Ap 21.1,3).
1 Jo 3.2 Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser. Sabemos que quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é.
2 Co 3.18 E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito (cf. Fp 1.6).
O Evangelho é o poder de Deus para a glorificação.

O evangelho é o poder de Deus para salvação – e, salvação engloba a justificação e santificação e glorificação.

Desafio: Arrependimento dos pecados e fé em Jesus Cristo, como único e suficiente Senhor e Salvador; e, constrangido pelo amor de Deus e pela esperança reservada nos ceus, viver em plena consagração a Deus (1.10; 3.1-3, 17).

Conclusão
O Evangelho verdadeiro, e da verdade, se expande além das fronteiras, 1.6.
1.6a Que já chegou a vós, como também está em todo o mundo…
1.23b … Esperança do evangelho que ouvistes e que foi pregado a toda a criatura debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, me tornei ministro.

O verdadeiro evangelho se expande além das fronteiras humanas, religiosas, geográficas… O verdadeiro evangelho não fica confinado numa determinada região, num determinado grupo étnico ou racial ou social… O verdadeiro evangelho não forma guetos, castas…

No verdadeiro evangelho “Cristo é tudo em todos”… Cristo é o único e supremo bem, Ele é a única e suprema razão de ser e ter e fazer, por isso “não pode haver grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre…”, 3.11; Sl 16.2.

O evangelho avança na medida em que o povo de Deus é fiel em vivê-lo e proclama-lo…
Cl 1.7 segundo aprendestes de Epafras, nosso amado conservo, que por nós é fiel ministro de Cristo.
4.3 Suplicai, ao mesmo tempo, também por nós, para que Deus nos abra porta à palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual também estou algemado; 4 para que eu o manifeste, como devo fazer.

Deus na sua graça tem como instrumento seus servos fiéis para comunicar a verdade do evangelho, a verdade evangelho – 1.7, 23; 4.10, 11, 14, 15, 17; Mt 28.18-20.

O evangelho avança na medida em que o povo de Deus é fiel em vivê-lo e proclama-lo…

Desafio: Debaixo do poder do Espírito Santo (At 1.8), vivamos e anunciemos o evangelho de Jesus Cristo.

O Evangelho verdadeiro é Jesus Cristo – o que Ele e fez por nós, segundo a graça e o poder de Deus para salvação eterna – justificar e santificar e glorificar o pecador que se arrepende dos seus pecados e Nele crê como único e suficiente Senhor e Salvador.

Próxima mensagem: Vivendo com excelência em Cristo, Cl 1.9-14

Lembre-se:
A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina é a de modo perseverante, e confiante aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp. 2.12,13; 1 Tm. 4.7-9; Tg. 1.22-27). Ao meditar nesta mensagem, pergunte-se:
* O que Deus quer transformar no meu modo de pensar e agir?
* Como eu posso colocar isso em prática na minha vida?
* Qual o primeiro passo que darei nessa direção (para que haja real transformação em minha vida)?

Conheça… Creia… Aproprie-se… E, pratique a verdade divina para que experimentes a vida plena que há em Jesus Cristo (João 10.10).

Bibliografia (utilizada como base da pesquisa nesta série de mensagens):
Pinto, Carlos Osvald Cardoso, Foco & Desenvolvimento no Novo Testamento, 2ª. Ed Revisada e Atualizada, São Paulo: Hagnos, 2008.
MacArthur, John F. Nossa Suficiência em Cristo – Três Influências Letais que Minam sua Vida Espiritual, São José dos Capmpos: Fiel, 1995.
Martin, Ralph P., Colosseneses e Filemon – Introdução e Comentário. São Paulo: Mundo Cristão e Vida Nova, 1991.
Schaeffer, Francis A., A Igreja do Final do Século XX – Teologia Prática 3, Brasília: Sião, 1998, 2ª. Ed.
Nesta série de mensagens em Colossenes, de modo geral, a interpretação, das palavras gregas são pesquisadas no Olive Tree – Bible Study – RA Strong´s; Esword; Léxico do Novo Testamento – Gingrich & Danker , Ed. Vida Nova; Chave Linguistica do Novo Testamento Grego – Rienecker & Rogers, Ed. Vida Nova.

Domingos Mendes Alves
Série – Colossenses:
“A Toda-Suficiência de Cristo”
2a. Mensagem (Conclusão)
(pregada na IEBNA, RAO,SP, BRA em 16.04.2017)
Revisada e inserida no site: paraoalvo.com
Em 10.07.2024
Viseu, Portugal

Last modified: January 30, 2025