Mensagens Bíblicas
Série – Efésios
Andar de modo digno em Cristo
8a. Mensagem – RAO, SP, BRA 2013
Domingos Mendes Alves
Revisado, 12.06.2024
Preservando a unidade do Espírito, Efésios 4.1-6
Mensagem: O Espírito Santo cria a unidade, em amor, na Igreja – corpo de Cristo, e Nele os discípulos devem preservar a unidade, para testemunho de glória de Deus.
Esboço
Introdução
Até aqui, nos três primeiros capítulos de Efésios, nós refletimos sobre importantes fundamentos doutrinários, do crer, da fé cristã…
Na mensagem anterior, em Efésios 3.14-21, “A base e o alvo do viver em Cristo”, nós focamos que “O crer e o viver segundo a verdade de e em Cristo Jesus, tem como base a confiança no poder de Deus, e como alvo maior a Sua glória”.
Importante relembrar de que nesta série de mensagens em Efésios – “nós temos refletido que a verdadeira fé (conjunto de verdades reveladas por Deus) deve no Espírito Santo conduzir-nos a um estilo de vida conformado com o caráter de Jesus Cristo, testemunhando e proclamando o Seu Nome – santo, justo e amoroso”
Nos três primeiros capítulos de Efésios focamos mais aspectos doutrinários, bases da fé em Jesus Cristo; e, a partir do capítulo 4 de Efésios, estaremos focando que a fé (conjunto de verdades reveladas por Deus, em Cristo, na Sua palavra) sadia, deve nos conduzir a um viver, comportamento sadio…
Ef 4.1, “… Andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados”; 17, “… digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios…”
Ef 5.1 “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados”; 8 “… Sois luz no Senhor; andai como filhos da luz”; 10 “provando sempre o que é agradável ao Senhor”
E …
1 Jo 2.6 “Aquele que diz que permanece nele, esse deve andar assim como ele andou”
Aquele que afirma que é discípulo de Jesus Cristo, que tem comunhão com Ele, deve andar como Ele andou.
E, como Ele andou?
Disse Jesus Cristo: “Pois desci dos céus, não para fazer a minha vontade, mas para fazer a vontade daquele que me enviou”, Jo 6.38
Ele andou “fazendo a vontade do Pai” (Jo 17.4; Fp 2.5-8). E, assim nós devemos andar.
Sl 37.23,24 – “O Senhor firma os passos de um homem, quando a conduta deste o agrada…”.
Como tu tens andado – segundo teus desejos, vontades e pensamentos? Ou, segundo os desejos, vontades e pensamentos do Pai, revelados na Bíblia – palavra de Deus?
O “andar em obediência” agrada a Deus, e resulta em bênçãos divinas para nós uma dessas benções é a unidade do Espírito no vínculo da paz … Ef 4.3; 1 Co 6.17; 12.11-13; Fp 1.27; Cl 3.12,14.
Na oração sacerdotal, intercessora, Jesus Cristo orou pela unidade dos seus discípulos… Jo 17.20-23, os discípulos de Cristo, todos partilhando da unidade em Cristo, todos partilhando da vida Dele.
O Espírito Santo cria a unidade, em amor, na Igreja – corpo de Cristo, e Nele os discípulos devem preservar a unidade, para testemunho de glória de Deus.
Analisemos, uma das características do estilo de vida de digno do cristianismo autêntico, do andar que agrada a Deus – preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz, 4.1-6 …
4.3 esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz.
I. As condições para preservar a unidade, v. 2
1 Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, 2 com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor.
– humildade (tapeinophrosynê), humidade da mente, reconhecimento da dignidade e do valor os outros…;
– mansidão (praotes), força sob controle, ausência da disposição para lutar para impor seus direitos e opiniões pessoais;
– longanimidade (makrothymia), aguentar com paciência pessoas difíceis, provocativas
– suportando uns aos outros – mútua tolerância, que nos permite viver em paz…
Tudo isto “em amor” – visando o bem uns dos outros, da comunidade.
Tais virtudes são essências para a unidade…
Como nos examinamos diante destas virtudes?
Em que áreas precisamos que o Espírito Santo nos molde?
Tenha sempre em mente que viver assim é “andar de modo digno”, e que este viver só é possível numa vida “cheia do Espírito Santo”, Ef 5.18.
II. As bases da unidade, vv. 3-6
3 esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz; 4 há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; 5 há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; 6 um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos.
– um corpo, Igreja – corpo de Cristo, Ef 1.23;
– um Espírito, o Espírito Santo que habita em nós e nos torna membros do corpo de Cristo – a Igreja, Ef 1.13,14; 2.18; 1 Co 12.13;
– uma só esperança, a esperança da nossa vocação, da salvação eterna em Cristo Jesus, 1 Ts 1.9,10;
– um só Senhor, Jesus Cristo, At 2.36;
– uma só fé, Jesus Cristo é o objeto da nossa fé, Rm 3.24-26;
– um só batismo, o batismo nas águas como testemunho do arrependimento dos pecados e da fé me Jesus Cristo; At 2.36-38,41.
– um só Deus Pai, uma só família em Cristo, sem distinção e ou acepção de pessoas, Ef 2.19; 3.14,15.
Estas são as bases da nossa unidade…
“Nas coisas essenciais, unidade; nas coisas não essenciais, liberdade; em todas as coisas, amor” (Aliança Evangélica Mundial)
O que nos une são as coisas essenciais – as bases da nossa fé, a sã doutrina…
Conclusão / Desafios:
O Espírito Santo cria a unidade, em amor, na Igreja – corpo de Cristo, e Nele os discípulos devem preservar a unidade, para testemunho de glória de Deus.
Não somos nós que produzimos “a unidade do Espírito”, mas somos nós que temos que nos “esforçar diligentemente por preservar a unidade no vínculo da paz” .
4.3 esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz.
Precisamos preservar a unidade da fé – doutrina (conjunto de verdades reveladas por Deus, na Sua palavra), e a unidade relacional (na igreja, e em todas as minhas áreas de relacionamento – família, empresa, escola, vizinhos…).
A. Um alerta: Rm 16.17,18; Pv 6.16-19; 26.20,21 (cf. 1 Co 3.1-3; Tg 4.1; Pv 15.18; 17.14; 20.3).
– Cuidado com os “Diótrefes”– “gostam de exercer a primazia”, 3 Jo 9 – desejam ser os primeiros; são egoístas e egocêntricos; são demagogos que se auto promovem…
– Cuidado com os “maldizentes”, Pv 26.22-26 – agem com “palavras doces” “fala suave, mas com “corações malignos” tramando o mal, alimentando as contendas…
Pergunte-se:
Como eu tenho agido? Há em mim um “Diótrefes” e ou “maldizente”?
Como eu tenho agido para com os “Diótrefes” e ou os “maldizentes” que têm convivido comigo?
Lembre-se: Deus abomina quem semeia contendas…
Se alguém tem agido e ou dado ouvidos a quem age como “Diótrefes” e ou é maldizente, que o Espírito Santo conduza ao arrependimento, a confissão e ao abandono do pecado…
B. Uma promessa: “Felizes os pacificadores…”, Mt 5.9; Sl 34.12-15.
Sl 37.23,24 – “O Senhor firma os passos de um homem, quando a conduta deste o agrada…”.
Eu tenho me esforçado diligentemente para preservar a unidade?
Rm 12.8 “… no que depender de você, tende paz com todos…; Rm14.17-19
Precisamos viver em paz uns com os outros… Cristo é a nossa paz… Ef 2:14; 6:23.
Se não tenho me esforçado, quais passos eu darei no Espírito para transformação dessa situação?
Há necessidade no Espírito Santo de arrependimento e perdão das ofensas, dos pecados mútuos; do andar “ com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor”, Ef 4.3
Próxima , 9a. mensagem: “A graça e o serviço”, Ef 4.7-16.
Lembre-se:
A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina é a de modo perseverante, e confiante aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp. 2.12,13; 1 Tm. 4.7-9; Tg. 1.22-27). Ao meditar nesta mensagem, pergunte-se:
* O que Deus quer transformar no meu modo de pensar e agir?
* Como eu posso colocar isso em prática na minha vida?
* Qual o primeiro passo que darei nessa direção (para que haja real transformação em minha vida)?
Conheça… Creia… Aproprie-se… E, pratique a verdade divina para que experimentes a vida plena que há em Jesus Cristo (João 10.10).
Domingos Mendes Alves
RAO, SP, BRA 02.06.2013
Revisado, 12.06.2024
Viseu, Portugal
@paraoalvo
paraoalvo.com
Last modified: January 30, 2025