Chamados do, e enviados ao mundo

O povo de Deus crê e vive segundo a verdade por Ele revelada Cristo e nas Escrituras, tendo Nele a satisfação do viver, o desenvolver relacionamentos sadios, o exaltar e testemunhar o Seu Nome.

Written by:

Mensagens Bíblicas
Série – Efésios
Andar de modo digno em Cristo
1a. Mensagem – 07.10.2012 (RAO,SP,Brasil)
Domingos Mendes Alves

Chamados do, e enviados ao mundo, Efésios 1.1,2

Mensagem: O povo de Deus crê e vive segundo a verdade por Ele revelada Cristo e nas Escrituras, tendo Nele a satisfação do viver, o desenvolver relacionamentos sadios, o exaltar e testemunhar o Seu Nome.

Esboço

Introdução
Na Introdução vimos que “na carta aos Efésios o apóstolo Paulo nos relembra que em Cristo Jesus somos povo de Deus, e nos exorta a ter o estilo de vida digno do cristianismo autêntico.

A carta aos Efésios “é um resumo, muito bem elaborado, das boas novas do cristianismo e de suas implicações” (Stott).

Na “Introdução” apresentamos alguns versículos de Efésios, para termos uma visão panorâmica do livro…

Em Ef 1.5, lemos que fomos predestinados (em outra mensagem estudaremos sobre a “Predestinação”) “para sermos adotados como filhos”…

Como filhos de Deus temos que ter como propósito vivermos “para o louvor da sua (Deus) gloriosa graça”, Ef 1.6,12.
Viver para o “louvor da Sua glória”, implica, entre outras coisas, andar “… de modo digno da vocação que fostes chamados”, Ef 4.1

O apóstolo nos exorta a não andar, não viver, como “… andam os gentios…”, Ef 4.17, mas a “sermos imitadores de Deus”, 5.1; a andarmos “… como filhos da luz…”, 5.8-11.

O povo de Deus crê e vive segundo a verdade por Ele revelada Cristo e nas Escrituras, tendo Nele a satisfação do viver, o desenvolver relacionamentos sadios, o exaltar e testemunhar o Seu Nome

Chamados do mundo, e enviados ao mundo
Exposição bíblica de Ef 1.1,2 (ARA)

I. Saudação – 1.1,2
1. Quem escreveu a carta?
Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus…, 1.1a (cf. At 8.1; 9.1-9,15,16; 26.9-19; Ef 3.1,7,8).

Apóstolo designava alguém “especialmente escolhido, chamado e enviado para ensinar com autoridade” (Stott, p.6).
A igreja, o povo de Deus está edificado “sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Cristo Jesus a principal pedra de esquina” (Ef 2.20).

Hoje não existe mais o “apóstolo de Cristo Jesus”, como fundamento da Igreja – corpo vivo de Cristo, Ef 2.20; At 2.42…; com as credenciais em At 1.21,22; Hb 2.1-4; 2 Co 11.5; 12.12,13.

Mas, existe, sim, o apóstolo da igreja, Ef 4.11… Com autoridade e atuação diferentes dos apóstolos de Cristo Jesus… O apóstolos que fundamento nas Escrituras lança os alicerces de uma igreja local… Cuidado com o engano daqueles que autodenominam-se apóstolos de Cristo Jesus…

Efésios foi escrito por Paulo, e assim como os demais livros das Escrituras – palavra de Deus, foi escrito por um ser humano temente a Deus, que não escreveu por particular interpretação, mas falou da parte de Deus, movido pelo Espírito Santo (2 Pe 1.20,21; 2 Tm 3.15-17).

2. Para quem foi escrita a carta?
“… aos santos que vivem em Éfeso e fiéis em Cristo Jesus“, 1.1b

a. “Santos”, separados para Deus. Pertencem a Deus;

b. “Fiéis” (‘pistis’) , confiaram em Cristo como único e suficiente salvador, e vivem de modo fidedigno (são fiéis, dignos de confiança)

c. “Estão em Cristo Jesus” (cf. Rm 8.1), estão em união, comunhão vital e pessoal com Cristo, e com o povo de Deus (como os ramos da videira, Jo 15; e os membros com o corpo, 1 Co 12);

“Estão em Eféso”, viviam numa determinada região geográfica; hoje, vivem espalhados pelo mundo…
Em Cristo Jesus os filhos de Deus são “… cidadãos de dois reinos. Nossa tendência é ou seguir a Cristo e retirar-nos do mundo, ou ficar preocupados com o mundo e esquecer que também estamos em Cristo” (Stott, p. 7).

Ef 1.2 graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
Saudação de Paulo: “Graça” e “paz” da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo, v.2.

Conclusão / Desafio

Chamados do, e enviados ao mundo

Jo 17.14 Eu lhes tenho dado a tua palavra, e o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, como também eu não sou. 15 Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal. 16 Eles não são do mundo, como também eu não sou. 17 Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. 18 Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. 19 E a favor deles eu me santifico a mim mesmo, para que eles também sejam santificados na verdade. 20 Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra; 21 a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste.

Fomos por Deus, chamado pelo Evangelho de Jesus Cristo, e enviado ao mundo, para que no Espírito vivamos como “santos e fiéis”, vivendo “…de modo digno da vocação…” que fomos chamados (Ef 4.1). Não andando “… como andam os gentios…” (Ef 4.17), mas como “… filhos da luz…” (Ef 5.1).

Próxima mensagem, 2a. Mensagem, Ef 1.3-14.

Lembre-se:
A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina é a de modo perseverante, e confiante aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp. 2.12,13; 1 Tm. 4.7-9; Tg. 1.22-27). Ao meditar nesta mensagem, pergunte-se:
* O que Deus quer transformar no meu modo de pensar e agir?
* Como eu posso colocar isso em prática na minha vida?
* Qual o primeiro passo que darei nessa direção (para que haja real transformação em minha vida)?

Conheça… Creia… Aproprie-se… E, pratique a verdade divina para que experimentes a vida plena que há em Jesus Cristo (João 10.10).

Domingos Mendes Alves
Mensagem revisada em 16.04.2024
Viseu, Portugal

Last modified: January 30, 2025