Influência espiritual (2)
Marcos 6.30-44
Domingos Mendes Alves
04.12.2023
Pessoas, de um modo geral, convivem com pessoas, a partir e além do seu contexto familiar, de sua equipe, dos seus amigos … E, pessoas espirituais, ou seja que segundo o Espírito Santo “compreendem as coisas de Deus”, “têm a mente de Cristo”, (1 Coríntios 1.10-16) influenciam outros como Jesus Cristo influenciou, para testemunho e glória de Deus Pai.
Na 1a. Reflexão nós tratamos sobre: (1) Visão de futuro; & (2) Ter disponibilidade, e saber ouvir.
Hoje, nós vamos tratar sobre: (3) Estar atento as necessidades, sabendo distingui-las; & (4) Manter o foco no mais importante.
(3) Estar atento as necessidades, sabendo distingui-las …
6.31a E ele lhes disse: Vinde repousar um pouco, à parte, num lugar deserto …
No v. 31, constata-se que Jesus percebeu que eles estavam cansados, pois haviam atendido muitas pessoas…
E, Jesus orienta a irem descansar, num local deserto. Jesus orientou os discípulos ao descanso, pois estavam cansados.
6.34 Ao desembarcar, viu Jesus uma grande multidão e compadeceu-se deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor.
No v. 34, Jesus olha para as multidões como ovelhas sem pastor, ou seja necessitadas de segurança, direção, e provisão espiritual; e, Ele passou a ensinar-lhes … Ele passou a ensinar as multidões, pois eram “como ovelhas sem pastor”.
6.37a Porém ele lhes respondeu: Dai-lhes vós mesmos de comer…
No v. 37, Jesus concorda com os discípulos que a multidão estava com fome, e precisavam comer…
Logo, após Ele de fará o milagre da multiplicação dos pães e peixes, alimentando toda a multidão (vv. 38 a 44).
Ele realizou o milagre da multiplicação dos “pães e peixes”, pois a multidão estava com fome; e, para que os apóstolos tivessem mais uma oportunidade de reconhecer a Sua divindade (eles ainda não tinham “compreendido” o milagre da multiplicação – cf. Mc 6.51,52; 8.14-21; o propósito dos milagres – cf. Jo 20.30,31).
Pais… Mães … Tutores … Líderes no lar, no mundo corporativo – político – acadêmico – esportivo – eclesiástico – comunitário – … – devem estar atentos as diversas necessidades das pessoas, primeiramente, do seu círculo de influência, e serem facilitadores para a provisão de tais necessidades.
(4) Manter o foco no mais importante
Jesus: (1) tinha uma visão de futuro; (2) tinha disponibilidade e sabia ouvir; (3) estava atento as necessidades…
Mas, Jesus não perdia o foco no mais importante.
Jesus reconheceu o cansaço dos apóstolos, mas em todo o tempo Ele os ensinou, quer pelo Seu exemplo de vida, quer pelas palavras que lhes transmitia.
Em v. 34, ao ver as multidões como ovelhas sem pastor, Jesus “passou a ensinar-lhes muitas coisas”.
Em Mc 1.35-39, assim como em 6.46, registra-se Jesus orando. Ele tinha o bom costume, hábito de orar, manifestando a comunhão e a dependência com o Pai.
E, com o “costume de orar”, Jesus aproveitava bem cada oportunidade para ensinar, anunciar “as coisas concernentes ao reino de Deus” (At 1.3), palavra de “espírito e vida” provenientes de Deus Pai e poderosas para transmitir a vida eterna. Vida com o verdadeiro e pleno significado – propósito – e, a satisfação “aqui e agora”, e com a esperança eterna preservada nos céus em Jesus Cristo.
Pais… Mães … Tutores … Líderes no lar, no mundo corporativo – político – acadêmico – esportivo – eclesiástico – comunitário – … – devem manter o bom hábito da vida de oração, desenvolvimento no Espírito Santo da comunhão e dependência de Deus Pai; e, aproveitar bem cada oportunidade para ensinar, anuncias as “coisas concernentes ao Reino de Deus”. Ensinar, não como hipócritas, mas com autoridade de vidas revolucionadas, transformadas pelo conhecer, compreender e praticar a palavra de Deus (Mt 7.2,29; Tg 1.19-27).
Continua … (5) Maximizar o envolvimento; & (6) Maximizar o alcance.
O resultado será a “satisfação” de todos, e acima de tudo a glória de Deus Pai.
Atenção: no Link Vídeos tu encontras um vídeo relacionado com esta reflexão …
Domingos Mendes Alves
Viseu, Portugal
04.12.2023 (revisado 01.04.2024)
Last modified: January 30, 2025