Influencie espiritual (#1)
(1) Visão de futuro & (2) Ter disponibilidade, e saber ouvir …
Marcos 6.30-44
Domingos Mendes Alves
27.11.2023
Pessoas, de um modo geral, convivem com pessoas, a partir e além do seu contexto familiar, de sua equipe, dos seus amigos … E, pessoas espirituais, ou seja que segundo o Espírito Santo “compreendem as coisas de Deus”, “têm a mente de Cristo”, (1 Coríntios 1.10-16) exercem, em outros, uma influência espiritual – influenciam outros como Jesus Cristo influenciou, para testemunho e glória de Deus Pai.
Durante três reflexões nós vamos refletir sobrem nós vamos refletir sobre, o se relacionar com as pessoas com:
(1) Visão de futuro
(2) Ter disponibilidade, e saber ouvir
(3) Estar atento as necessidades, sabendo distingui-las
(4) Manter o foco no mais importante
(5) Maximizar o envolvimento
(6) Maximizar o resultado.
O resultado será a “satisfação” de todos, e acima de tudo a glória de Deus Pai.
Na primeira reflexão vamos abordar: (1) Visão de futuro & (2) Ter disponibilidade, e saber ouvir …
(1) Visão de futuro;
Mc 6.30 Voltaram os apóstolos à presença de Jesus e lhe relataram tudo quanto haviam feito e ensinado.
Estes apóstolos são aqueles de Mc 3.13-19, que foram chamados por Jesus, depois de Ele ter orado… Eles foram o grupo que mais andou perto de Jesus Cristo, e que mais foi influenciado pela vida e o ensino de Cristo.
Quem são as pessoas que andam mais perto de ti, e são de algum modo influenciadas pela tua vida e ensino?
Em At 1.1, Lucas registra que no seu primeiro livro, ou seja no Evangelho de Lucas, ele relatou “todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar”.
Não é interessante que Marcos, registra que “voltaram os apóstolos à presença de Jesus e lhe relataram tudo quanto haviam feito e ensinado”.
São estes apóstolos, sem a presença de Judas Iscariotes (que traiu Jesus, Mc 3.19), mas com a presença de Matias (At 1.15-26); e ,posteriormente de Paulo (At 9.1-30) – o apóstolo “nascido fora do tempo – pois não foi testemunha ocular da vida e dos ensinos de Cristo, (1 Co 15.8)… São os apóstolos, que sob o poder do Espírito Santo (At 2.1 ss) dão continuidade a obra que Jesus “começou a fazer e a ensinar”. Não a obra da salvação, da morte pelos pecados, que foi consumada por Jesus Cristo na cruz, e retificada pela Sua ressurreição dentre os mortos; mas, a obra do “ensinar, pregar o evangelho do Reino”, do fazer discípulos, do plantar a Igreja de Cristo …
Jesus Cristo, influenciou aqueles homens com uma visão de futuro, de continuidade do que ele “começou a fazer e a ensinar”.
Pais… Mães … Tutores … Líderes no lar, no mundo corporativo – político – acadêmico – esportivo – eclesiástico – comunitário – …, devem intencionalmente influenciar outros com uma visão de futuro.
(2) Ter disponibilidade, e saber ouvir
Neste texto de Marcos, temos o registro de pelo menos dois momentos nos quais os discípulos de aproximam de Jesus para falar com Ele …
Mc 6.30 Voltaram os apóstolos à presença de Jesus e lhe relataram tudo quanto haviam feito e ensinado. […] 35 Em declinando a tarde, vieram os discípulos a Jesus e lhe disseram: É deserto este lugar, e já avançada a hora; 36 despede-os para que, passando pelos campos ao redor e pelas aldeias, comprem para si o que comer.
Eles chegam a presença de Jesus e “lhe relataram tudo” … Deve ter ido um bom tempo de relato, e ouvir…
“Em declinando a tarde, vieram os discípulos a Jesus e lhe disseram…”. Jesus deveria estar muito cansado, após um dia intenso de trabalho… Mas eles têm a liberdade de ir até Jesus, e Ele os ouve…
Em Jo 11.20-26, no contexto da morte e da ressurreição de Lázaro, Jesus ouve atentamente o lamento de Marta, antes de lhe comunicar a esperança, da ressurreição e da vida eterna Nele…
Pessoas que influenciam pessoas com as marcas de Jesus, têm disponibilidade e tempo de ouvir, principalmente aquelas pessoas que lhe são próximas… As pessoas não têm medo de lhe “relatar tudo”, de lhe “dizer, sugerir, propor”.
Como aș pessoas, próximas a ti, te enxergam quanto a disponibilidade de ouvir atentamente?
Importante citar, que no segundo momento, Jesus ouviu a proposta, mas não aceitou a mesma, pois Ele tinha em mente algo maior e melhor, com a participação dos próprios apóstolos. Jesus não está preso em os agradar, sim ter mais uma oportunidade em agradar o Pai, a quem servia acima de tudo e de todos.
Lembre-se: A pessoa que procura agradar aos outros desagradando a Deus, ele é servo dos outros e não servo de Deus; o líder que procura agradar a Deus, ele serve aos outros de uma forma agradável a Deus ( Cf. Gl 1.10; Jo 6.41-44).
Pessoas que influenciam pessoas com as marcas de Jesus sabem ouvir com discernimento, com sabedoria, para saber ao que dizer “não”, e ao que dizer “sim”, sempre visando o “maior e o melhor” segundo Deus.
Pais… Mães … Tutores … Líderes no lar – mundo corporativo – político – acadêmico – esportivo – eclesiástico – comunitário – …, devem de modo atento e sábio ouvir, preferencialmente, as outras pessoas do seu círculo de relacionamento.
(Continua … #2)
Domingos Mendes Alves
Viseu, Portugal
27.11.2023 (revisado 01.03.2024)
Last modified: January 30, 2025