Revolução e poder no Espírito Santo

Todo aquele que verdadeiramente crê em Jesus Cristo como único e suficiente Salvador, tem sob o poder e direção do Espírito Santo os recursos espirituais para viver um cristianismo autêntico

Written by:

Mensagens Bíblicas
Vida no Espírito Santo
Série em 04 mensagens
Domingos Mendes Alves
Jan., Fev. 2012

3a. Mensagem

Revolução e poder no Espírito Santo, Rm 8.5-13

Mensagem: Todo aquele que verdadeiramente crê em Jesus Cristo como único e suficiente Salvador, tem sob o poder e direção do Espírito Santo os recursos espirituais para viver um cristianismo autêntico e vitorioso.

Esboço:

Introdução
Recordando
Espírito Santo é Deus, pessoa da trindade, Mt 28.18-20; 2 Co 13.14; At 3.4; 5.3,4; 2 Co 3.18

O capítulo 8 destaca a santificação, a vida no Espírito, daquele que foi justificado, que vive debaixo da graça…

Até aqui, nós refletimos sobre as seguintes características da vida no Espírito, vida que reflete um cristianismo autêntico e vitorioso.

1a. mensagem – Libertação no Espírito Santo …

2a. mensagem – Santificação no Espírito Santo …

“Uma das funções principais do Espírito Santo é repartir conosco a santidade de Deus, o que Ele faz desenvolvendo em nós um caráter semelhante a Cristo – um caráter marcado pelo fruto do Espírito. O propósito de Deus é que nos tornemos “pessoas maduras, crescendo até alcançarmos a altura espiritual de Cristo” (Ef 4:13 / Graham).

(Continuando – 3a. mensagem)

II. Vida no Espírito: revolução e poder, Rm 8.5-13
II.1. O Espírito Santo revoluciona a nossa natureza (v. 5-11)
– Vivemos não mais sobre o controle da “carne” – Rm 6.4-8, 11-14; Gl 5.16-22.
8.5 Paulo aborda a diferença entre a “andar na carne” e “andar no Espírito”.
“Viver segundo a carne” (vv. 4,5) representa andar segundo os desejos naturais do ser humano; permitir que o homem natural (sem Cristo) domine a nossa vida.
“Dominado pela carne”(v. 8), segue a natureza pecaminosa, e não pode agradar a Deus, pois:
– “a mentalidade da carne é morte”, v. 6;
– “a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete a lei de Deus, e nem pode faze-lo”, pois é contrária a lei de Deus (v. 7).

Viver na “carne” é viver alienado de Deus e dos seus propósitos.

É possivel ser uma pessoa regenerada, salva em Cristo Jesus, mas viver como se não fosse salva?
Em 1 Co 2.14, o apóstolo Paulo fala sobre o “homem natural”. O “homem natural” é o homem sem Cristo como seu único e suficiente Salvador. Este homem está “morto em seus delitos e pecados” (Ef 2.1-3), não tem a vida eternal em Cristo Jesus. Segundo Paulo, o “homem natural” “não aceita as coisas do Espírito de Deus, pois lhe são absurdas; e não pode entendê-las, pois se compreendem espíritualmente”; ele não tem o Espírito de Deus.

Em 1 Co 3.1-3, o apóstolo Paulo fala sobre o “cristão carnal”…
Paulo escrevendo para a igreja de Corinto adverte-os que não lhes pode falar como espirituais, mas como a carnais… Os membros da igreja de Corinto, aqueles mesmos que Paulo havia dito que eram “santificados em Cristo Jesus e chamados para serem santos” (1 Co 1.2), estavam vivendo como “carnais, mundanos” (1 Co 3.1-3). Segundo Paulo o “cristão carnal” vive segundo os “padrões puramente humanos”. Mas, lembre-se: se tais pessoas forem verdadeiramente cristãs, sofrerão a disciplina divina (Hb 12.4-13)

Mas, não é plano, propósito de Deus que vivamos como cristaos “carnais”…

Um cristão que vive de acordo com a carne pode experimentar a “morte” (v. 13) como fruto do seu pecado… “Morte” aqui não como “morte eterna”, “condenação eterna”(Rm 6.23; 8.1), mas “morte temporária” – morte física como disciplina divina (separação entre o corpo e alma, 1 Co 11.30, 1 Jo 5.16); morte nos relacionamentos sociais (separação dos outros; fuga da comunhão com o povo de Deus); e, morte para consigo mesmo (alienação psicológica e todos tipos de angústias emocionais e mentais; ressaca moral, espiritual).

Pergunte-se:
Eu sou “um ser humano natural”, sem Cristo?
Eu sou realmente um cristão?
Se sou realmente cristão, discípulo de Cristo, eu tenho vivido como carnal, mundano, vivendo segundo os padrões humanos?
Cuidado com a síndorme do “sapo cozido”… Lentamente vamos nos acomodando ao padrões mundanos, que não agradam a Deus… Assim, igrejas têm perdido a vitalidade spiritual, têm deixado de ser “sal” e “luz” e em muitas locais têm fechado suas portas…

Somos advertidos a não “viver como carnais, mundanos”, e encorajados a viver no “Espírito”…

O Espírito Santo revoluciona a nossa natureza de “carnais”, para “espirituais”…

II.2. O Espírito Santo nos dá poder para experimentar vitória (v. 11-13)

O Espírito Santo nos transforma de “carnais”, para “espirituais”…

O “Espírito” se refere ao Espírito Santo que habita em todo o que verdadeiramente crê em Jesus Cristo, que nasceu de novo, e é em Cristo nova criação (vv. 9,11; Jo 3.5-8; 2 Co 5.17; Ef 1.13, 14 – ouvimos a palavra da verdade, o evangelho – 1 Co 15;1-4, cremos, recebemos o Espírito Santo; 1 Co 6.18-20 – pertencemos a Cristo, por isso vivamos para Sua glória…).

“Batismo no Espírito” não é receber uma segunda graça, segunda bênção como alguns incorretamente ensinam e creem; mas, é a habitação do Espírito no ser humano a partir do momento da sua conversão, quando ele arrepende-se dos seus pecados e crê em Jesus Cristo como único e suficiente Salvador, e a sua inclusão como membro do corpo de Cristo (Ef 1.13,14; 1 Co 12.12-14).
A pessoa sem o Espírito Santo não é convertida, não nasceu de novo, não pertence a Cristo (8.9,11; Ef 1.13,14).

Vivemos debaixo do poder do Espírito – At 1.8; Gl 5.16; Ef 5.18.

Mas, o crer em Cristo, Deus não erradica totalmente a nossa “carne” (natureza humana, pecaminosa) enquanto estamos neste mundo… Mas, no capacita ao viver sem o domínio do pecado, produzindo o fruto do Espírito, Gl 5.16-26, e a testemunhar de Cristo, At 1.8. Em Cristo, não devemos viver mais segundo a “carne”, sim segundo o Espírito…

O Espírito Santo revoluciona a nossa natureza de “carnais”, para “espirituais”… E, nos capacita, dá poder para o viver segundo Jesus Cristo, para o Seu serviço, testemunho, e Sua glória.

Viver segundo o “Espírito” é: Rm 8
A) ter a mente voltada para que o Espírito deseja (v. 5) – alimentamos nossa mente com a palavra de Deus, e vivamos segundo a perspectiva do Reino de Deus;
B) ter a mentalidade de vida e paz (v. 6) – vida plena (Jo 10.10) – com completo significado, propósito e satisfação em Cristo; e paz, sem inimizade com Deus, com os outros (Ilustração – Lézinho, e a morte da sogra) e consigo mesmo;
C) viver em santificação (v. 13) – num processo de transformação para ter um caráter, o sentir, o desejar, o falar, o agir, …, mais e mais semelhante a Cristo; é fazer morrer os atos pecaminosos do corpo (v. 13); viver a vida cristã em todo o seu potencial que envolve a vida física, psicológica e social, em todas as circunstâncias e os níveis de relacionamento .
D) viver em comunhão com Deus, segundo Sua vontade e para o Seu agrado (vv. 7,8);

E) viver cheio do Espírito Santo:

Como ser “cheio do Espírito?: admitir nossa pecaminosidade (chamar pecado de pecado, confessar e abandonar – não endureça o seu coração) e pobreza espiritual (necessidade e dependência de Deus); compreender que o Espírito Santo habita em nós; e, submeter-se ao Espírito.

“Submissão voluntária de ser controlado pelo Espírito Santo de Deus na totalidade de nossa vida, mente, coração e vontade” (Lloyd-Jones).

“… Andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne”, Gl 5.16.

Todo aquele que verdadeiramente crê em Jesus Cristo como único e suficiente Salvador, tem sob o poder e direção do Espírito Santo os recursos espirituais para viver um cristianismo autêntico e vitorioso.

O Espírito Santo revoluciona a nossa natureza de “carnais”, para “espirituais”… E, nos dá poder para o viver segundo Jesus Cristo, para o Seu serviço, testemunho, e Sua glória.

Continua – na próxima mensagem …

Lembre-se:
A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina é a de modo perseverante, e confiante aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp. 2.12,13; 1 Tm. 4.7-9; Tg. 1.22-27).

Ao meditar nesta mensagem, pergunte-se:
* O que Deus quer transformar no meu modo de pensar e agir?
* Como eu posso colocar isso em prática na minha vida?
* Qual o primeiro passo que darei nessa direção (para que haja real transformação em minha vida)?

Conheça… Creia… Aproprie-se… E, pratique a verdade divina para que experimentes a vida plena que há em Jesus Cristo (João 10.10).

(Esboço desenvolvido com base no Esboço do The MacArthur NT Commentary: Romanos 1-8, US: Moody, 1991.
Comentários citados e ou desenvolvidos a partir de Dr. Constable’s Notes on Romans, 2012 Edition.)

Domingos Mendes Alves
IEBNA – RP,SP – Brasil

Jan., Fev. 2012

Last modified: January 30, 2025