O que é ser humano?

Esta pergunta, entre outras coisas, relaciona-se:
Relaciona-se com o ser – questão básica da existência.
Relaciona-se com o que é ser humano – questão básica de identidade.

Written by:

Mensagens Bíblicas
O que é ser humano? Salmos 8
Domingos M. Alves – 19.06.2022

O que é ser humano? Salmos 8

Esboço:
Introdução
Salmo 8 – Este é um salmo de Davi… Salmo messiânico, Hb 2.5-9

Sl 8.4a Que é o homem, que dele te lembres? …
Jó 7.17 Que é o homem, para que tanto o estimes, e ponhas nele o teu cuidado, 18 e cada manhã o visites, e cada momento o ponhas à prova?

O Deus Criador Infinito e Pessoal criou o ser humano… Mas que é o homem, o ser humano? Os pets, os animais de estimação são “humanos”?

Esta pergunta, entre outras coisas, relaciona-se:
Relaciona-se com o ser – questão básica da existência.
Relaciona-se com o que é ser humano – questão básica de identidade.
Relaciona-se com o “por que” e “para que” – questão básica de sentido e propósito.

Pv 12.10 O justo atenta para a vida dos seus animais, mas o coração dos perversos é cruel.
Animais têm seu valor, espaço: guias, resgate, segurança, certas terapias, companhia etc.; e, com certeza pessoas afeiçoam-se aos seus animais … Mas, animais são seres humanos, são gente?

Exposição do Salmo 8

I. O que é o ser humano?
A pergunta do Salmista, e de Jó, e a atualidade da pergunta…
No pensamento ocidental, há os que olham, exemplo os evolucionistas, o ser humano relacionado com organismos inferiores, monocelulares, ou organismos mais complexos, símios antropóides, homo sapiens, ou “espécie pensante” (H. Gardner, i.e)

Sl 8.4; Jó 17.17 – Homem, ’enôsh – homem, homem mortal, pessoa… Ênfase fundamental está sobre a fraqueza ou a mortalidade humana. Pode ser derivada da raiz ‘ns’ cuja ênfase fundamental de ’enôsh está sobre o ser humano como ser social; ’enôsh lembra ao homem sua posição de criatura, sua posição humildade diante de Deus, do Criador.

Há uma distinção fundamental entre Deus e o ser humano, o Criador e a criatura. Cf. Sl 9.19,20; 10.17,18b “… a fim de que o homem, que é da terra… ” – Sua esfera de atuação é a terra, e não o céu… Ele é mortal, e não divino… Ele não pode prevalecer contra Deus…

Gn 1.26a Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança… 27 Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Gn 1.26, homem, ’adam aw-dawm’ – homem, espécie humana, humano, alguém, Adão (o primeiro homem); sendo também nome pessoal.
Gn 1.27, homem zakar – macho; e mulher neqebah – fêmea.
Gn 1.27, criou”, bara’, Gn. 1.1; 5.1,2

Gn 2.7 Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente. 8 E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, na direção do Oriente, e pôs nele o homem que havia formado.
“Formado”, ‘yasar’, 2.7,8. – Formado do pó da terra… O pó da terra é a matéria prima de sua existência. Dotado com vida para a alma pelo fôlego de Deus. Deus é a origem e fonte da sua vida…

O homem e mulher (macho e fêmea), ser humano, foi criado, feito à imagem de Deus; é a coroa, superior e distinto do restante da criação, e, assim recebeu o mandato de governar, “dominar”, o restante da criação (Sl 8.6-8; Gn 1.26-31).

O homem, ser humano, ponto culminante da criação, ser vivente, foi criado por Deus a Sua imagem, e isto define o relacionamento peculiar com Deus… O ser humano é ser vivente capaz de incorporar os atributos de comunicação com Deus (cf. 9.6; Rm 8.29; Cl 3.10; Tg 3.9). Na sua vida racional, o homem era semelhante a Deus no sentido que era capaz de raciocinar e tinha intelecto, vontade e sentimento. No sentido moral, ele era semelhante a Deus porque era bom e sem pecado (MacArthur, Biblia de Estudo, SBB, 2010, p. 18).

O ser humano desde o início era moralmente responsável, e por sua própria escolha alienou-se de Deus e seguiu o caminho do mal. A queda corrompeu o plano original de Deus, Gn 3.17,18; 6.5-7
O pecado interrompeu a comunhão com Deus e trouxe a maldição da morte eterna (morte espiritual), existencial, relacional – social, física, ecológica, de modo que o ser humano se afastou dos propósitos divinos …
Tal parte da imagem divina que consiste em conhecimento, justiça e santidade verdadeiros foi destruída – somente em Jesus Cristo e por meio dele, o novo Adão (Hb 2.5-18; Rm 5.12-21) é que os planos divinos originais podem ser concretizados.

II. Criação e o propósito divino
Legado da humanidade de Jesus Cristo, Sl 8.4,5; Hb 2.5-18
Messias – “Filho do Homem”
’enôsh – Dn 7.13, termo que descreve sua proximidade com a raça humana.

“O Filho de Deus se tornou homem, para que os filhos dos homens se tornassem filhos de Deus” (C.S. Lewis)

Jesus se humilhou e foi obediente até a morte, e morte de cruz, Fp 2.7,8
Jesus glorificou o Pai cumprindo a obra que Lhe foi confiada, Jo 17.4,5
Em Cristo todo o ser humano deve no Espírito Santo, viver em obediência a Deus Pai, cumprindo a obra que lhe foi confiado – conhecer a Deus e torná-lo conhecido.

O ser humano tem buscado encontrar o significado do seu destino meramente em sua relação consigo mesmo e ou com o mundo criado no contexto de seu ambiente imediato, Rm 1.25

Somente na resposta a Deus o ser humano pode ser o que realmente deve ser – viver e refletir a presença e o caráter de Deus.

Disse Agostinho: “Deus criou o homem para si, e ele só encontra descanso em Deus”.

Conclusão
1. Resgate-se o conceito
“Homem / Ser humano” – tem tentado ser o que não é – deus e ou viver sem relação com Deus, o Criador.
Assim ele vive separado de si mesmo, com uma personalidade dividida, com crises existenciais e de identidade, sem completo equilíbrio psicológico.
Querendo ser o centro do universo ele se recusa a ser criatura que é – está tentando levar o mundo nas costas, e fica esmagado pelo simples fato de que a tarefa é demasiado grande e pesada para ele, Ec 1.13,14

Vive com medo do impessoal – estar sozinho…
Vive com medo do não ser – não sei quem sou eu… não tenho existência válida…
Vive com medo da morte – Fim? E depois?

Resgate-se o conceito divino de que ser homem, ser humano é ser pessoa, gente, criatura – criado a imagem Deus, sendo superior e distinto do restante da criação, podendo conhecer e se relacionar com o Criador, e manifestar a glória divina. Sl 8; Gn 1,2; Mt 6.25,26
Mas, a queda corrompeu o plano original de Deus, Gn 3.17,18; 6.5-7; e, somente em Jesus Cristo, o novo Adão (Hb 2.5-18; Rm 5.12-21) é que o plano divino, original, pode ser resgatado e concretizado.

2. Resgate-se o propósito
Ec 12.13,14; Mt 22-36-40; 1 Co 9.9,10; Lc 13.14-17
Viva baseado na obra redentora de Jesus Cristo – n’Ele há perdão e aceitação real; n’Ele há amor real; n’Ele há poder do Espírito para se viver a vida na sua plenitude com satisfação real aqui e agora; n’Ele há esperança na eternidade – o encontro da perfeição, do perfeito equilíbrio, da perfeita comunhão.

“O Filho de Deus se tornou homem, para que os filhos dos homens se tornassem filhos de Deus” (C.S. Lewis)

Resgate-se o propósito, de que o ser humano foi criado para viver para Deus, amar a Deus e ao próximo, Ec 12.13,14; Mt 22.37-40.
Em Jesus Cristo, sob a direção e o poder do Espírito, o ser humano pode viver, amar e ser amado com a dimensão da cura divina no meu ser e nas relações interpessoais (Mt 5-7 – “Bem aventurados…”).

3. Resgate-se a visão da existência divina
Carl Gustav Jung dizia aos seus pacientes “Aja como se Deus existisse…”
Deus existe – criou – se revelou – se relaciona – Gn 1.1; Sl 8.1-3,9
A solução para o ser humano não está no vocábulo “Deus”, sim na existência real, na Pessoa de Deus, do Criador Infinito e Pessoal, Sl 8.1-3,9

Deus é o “Senhor, Senhor nosso” – Deus Infinito e Pessoal, com quem relacionamo-nos por meio da Aliança… No Novo Testamento, a aliança em Jesus Cristo, Jo 1.12; 2 Co 3.4-6

Comunhão com o “EU SOU” – Êx 3.14; Jo 1.1; 8.58
Render-se no intelecto – pensar segundo Jesus Cristo …
Vida baseada na vida e obra de Jesus Cristo – descansar na graça divina …
Submeter-se ao Senhorio de Jesus Cristo – estilo de vida que O honra …
Contentar-se, alegrar-se nele – fonte de vida …

Somente na resposta a Deus o ser humano pode ser o que realmente deve ser – viver e refletir a presença e o caráter de Deus.

Disse Agostinho: “Deus criou o homem para si, e ele só encontra descanso em Deus”.

O ser humano, não os animais, somente ele foi feito a imagem e semelhança de Deus, logo, pelo arrependimento dos pecados e da fé em Jesus Cristo, ele pode ser relacionar, ter comunhão com o Deus Infinito e Pessoal, Jo 1.1-18; 2 Co 3.4-6; Ef 1-2.10; Sl 8.1,2; 9.1,2

Resgate-se a visão da existência de Deus – é o “Senhor, Senhor nosso”, Infinito e Pessoal, com quem relacionamo-nos por meio da Aliança em Jesus Cristo, Jo 1.12; 2 Co 3.4-6. E, somente na resposta a Deus o ser humano pode ser o que realmente deve ser – viver, se alegrar, refletir a presença e o caráter de Deus.

Disse Agostinho: “Deus criou o homem para si, e ele só encontra descanso em Deus”.

Como afirmado no início desta mensagem, os animais têm seu valor, espaço … Mas, animais não seres humanos, não são gente, não devem humanizados, e por isso, jamais deveriam ser o alvo da preocupação, da preferência humana, em relação as pessoas, aos seres humanos.

Desafio:
Duas possibilidades:
a. Retornar ao Criador, Mt 11.28-30; Jo 14.6; e então você O adora, louva, serve (Sl 8.1,9) vivendo com a resposta significativa para a questão básica da existência, identidade, sentido e propósito;

ou,
b. Alienar-se mais – afastando-se do Criador, criando ídolos do coração, tornando a verdade de Deus em mentira – como por, humanizando animais de estimação e/ou “preferindo e se importando mais com os animais, do que com as pessoas; sendo adversário de Deus e sofrer as consequências da alienação, do pecado (tudo o que desagrada a Deus, que fere Seu caráter, Seu propósito na criação …), Sl 8.2b; Jo 3.36

Qual a sua escolha?

Dicas para você aprofundar seu relacionamento pessoal com Deus, por meio de Jesus Cristo, e no poder do Espírito Santo:
Ler a Bíblia todos os dias, a fim de conhecer melhor a Cristo;
Falar com Deus em oração todos os dias;
Falar de Cristo aos outros;
Adorar, Ter comunhão e servir ao Senhor, juntamente com outros cristãos em uma igreja local, que ensine e viva a verdadeira mensagem de Cristo;
Demonstrar através da sua vida o amor e cuidado de Deus para com as outras pessoas.

Mensagem adaptada da Série Salmos
10ª. Mensagem – Salmo 8 – 22/04/2007
Domingos Mendes Alves
IEBNA – RP,SP – Brasil
Junho 2022

Last modified: January 26, 2025