Mensagens Bíblicas
Série – Reconciliando, proclamadores do evangelho de Cristo
5a. Mensagem
Domingos Mendes Alves
29.08.2021
Missão possível! 2 Coríntios 5.18-6.2
2 Co 5.18 Ora, tudo isso provém de Deus que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, 19 a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não levando em conta os pecados dos seres humanos e nos confiando a palavra da reconciliação. […] 21 Aquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós, para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.
Mensagem: A missão dada por Deus, aos verdadeiros cristãos, de anunciar ao mundo a reconciliação com Ele por meio de Cristo, é uma missão possível quando com amor, fidelidade e zelo é cumprida na direção e capacitação do Espírito Santo.
Esboço:
Introdução
Na 4a. mensagem desta série, Loucos em Cristo, 2 Co 5.11-17, nós refletimos de que uma das razões três (03) razões, pelas quais os verdadeiros cristãos são tal mal compreendidos, são considerados loucos, é que: Os verdadeiros cristãos têm uma missão única em Cristo – persuadir as pessoas a conhecer Jesus Cristo, fazendo tudo para glória de Jesus Cristo.
Na mensagem de hoje, nós vamos focar nesta “Missão possível”, por ser uma missão dada e capacitada pelo próprio Deus, e Senhor Jesus Cristo, sob o poder e a direção do Espírito Santo.
Reflitamos, neste texto de 2 Co 5.18-6.2, três (03) afirmações bíblicas, e suas implicações no viver e cumprir a missão da reconciliação em Cristo.
Exposição de 2 Coríntios 5.18-6.2
I. Deus é o autor e o consumador da reconciliação, 5.18-21
2 Co 5.18a Ora, tudo isso provém de Deus …
Todos os aspectos relacionados à conversão de uma pessoa e à vida recém-transformada em Cristo são executados por um Deus soberano. Os pecadores por si mesmos não podem decidir participar destas novas realidades (cf. Rm 5.10; 1 Co 8.6; 11.12; Ef 2.1) (MacArthur, p. 1569)
Como a primeira Criação, a nova criação se torna uma realidade por meio da obra de Cristo (cf. Cl 1.16) ((Lowery, D. K. (1985)).
2 Co 5.18b … que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, 19 a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não levando em conta os pecados dos seres humanos e nos confiando a palavra da reconciliação. […] 21 Aquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós, para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.
Reconciliação, ‘katallage’ TDNT – … no NT, da restauração da graça de Deus aos pecadores que se arrependem e colocam sua confiança na morte expiatória de Cristo (Biblia Almeida Strong)
Rm 5.8 Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de Cristo ter morrido por nós quando ainda éramos pecadores. 9 Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. 10 Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida! 11 E não apenas isto, mas também nos gloriamos em Deus por meio do nosso Senhor Jesus Cristo, mediante o qual recebemos, agora, a reconciliação.
A reconciliação se torna necessária onde há inimizade, ausência de paz… E, a reconciliação com Deus ocorre somente, exclusivamente, plenamente, por meio da cruz de Cristo, sob a ação soberana, santa, justa, amorosa e graciosa de Deus. – 1 Jo 4.10; Jo 3.16; Rm 3.21-31; 8.1; Tt 3.4-7
2 Co 6.2 Porque ele diz: “No tempo aceitável escutei você e no dia da salvação eu o socorri.” Eis agora o tempo oportuno! Eis agora o dia da salvação!
II. Deus nos comissionou para o ministério da reconciliação, 5.18-6.1
2 Co 5.18b … que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, 19 a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não levando em conta os pecados dos seres humanos e nos confiando a palavra da reconciliação. 20 Portanto, somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por meio de nós. Em nome de Cristo, pois, pedimos que vocês se reconciliem com Deus. 6.1 E nós, na qualidade de cooperadores com ele …
O ministério da reconciliação é conferido, dado, a todos os que estão em Cristo Jesus.
Quando, no poder do Espírito Santo (a quem devemos descansar os resultados, At 1.8; Jo 16.7-11) os cristãos proclamam o evangelho de Cristo é “como se Deus exortasse por meio de nós”.
Em Cristo Jesus, os verdadeiros cristão são:
Embaixadores, ’presbeuo’, em nome de Cristo – um homem mais experiente que servia como representante do rei de um país a outro… Os cristão representam o Rei do céu com o evangelho … (MacArthur, p. 1569)
Somos representantes de Cristo, para falarmos em Nome de Cristo…
Cooperadores de Deus – cooperadores, ‘sunergeo’ – TDNT – 7:871,1116; v 1) trabalhar junto, ajudar no trabalho, ser parceiro no labor 2) juntar as forças com e, com isso, ajudar (Biblia Almeida Strong)
Trabalhamos com Deus… Ele nos confiou o “ministério da reconciliação”, o ofício de anunciar a reconciliação efetuada por Cristo.
III. Deus requer amor, fidelidade e zelo no “ministério de reconciliação”
6.1 E nós, na qualidade de cooperadores com ele, também exortamos a que vocês não recebam em vão a graça de Deus. 2 Porque ele diz: “No tempo aceitável escutei você e no dia da salvação eu o socorri.” Eis agora o tempo oportuno! Eis agora o dia da salvação!
Seja pelo legalismo dos judaizastes (6.2; Lc 4.18-21; 2 Co 3.12-16; Gl 3.1-6), por uma falsa conversão, pelo ensino dos falsos mestres … O certo é que os coríntios não estavam sendo fiéis, diligentes e produtivos no “ministério de reconciliação” (adotado de MacArthur).
Deus requer amor (2 Co 5.14; 1 Co 13), fidelidade (1 Co 4.1,2), e zelo ( Cl 1.28,29; 1 Co 9.19-27).
Assim, ele exorta “a que não recebam em vão a graça de Deus” …
“Vão” traduz kenon (“vazio, sem conteúdo, sem resultado, inútil”; cf. 1 Co 15.14, 58; Gl 2.2; Fp 2.16; 1 Ts 3.5). ((Lowery, D. K. (1985))
Conclusão
2 Co 5.18b … que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, 19 a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não levando em conta os pecados dos seres humanos e nos confiando a palavra da reconciliação. 20 Portanto, somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por meio de nós. Em nome de Cristo, pois, pedimos que vocês se reconciliem com Deus. 6.1 E nós, na qualidade de cooperadores com ele …
A missão dada por Deus, aos verdadeiros cristãos, de anunciar ao mundo a reconciliação com Ele por meio de Cristo, é uma missão possível quando com amor, fidelidade e zelo é cumprida na direção e capacitação do Espírito Santo.
Lembre-se:
A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina é a de perseverante, e confiante aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp. 2.12,13; 1 Tm. 4.7-9; Tg. 1.22-27).
Ao meditar nesta mensagem, pergunte-se:
* O que Deus quer transformar no meu modo de pensar e agir?
* Como eu posso colocar isso em prática na minha vida?
* Qual o primeiro passo que darei nessa direção (para que haja real transformação em minha vida)?
Conheça… Creia… Aproprie-se… E, pratique a verdade divina para que experimentes a vida plena que há em Jesus Cristo (João 10.10).
Bibliografia:
Bible Study, Biblia Almeida Strong
Biblia de Esudo MacArthur, SBB, 2010
Logos Bible Software – Lowery, D. K. (1985). 2 Corinthians. In J. F. Walvoord & R. B. Zuck (Orgs.), The Bible Knowledge Commentary: An Exposition of the Scriptures (Vol. 2, p. 566–569). Wheaton, IL: Victor Books.
Swindoll, Charles R. A Ministry Anyone Could – TRSUT. A Study of 2 Corinthians 1-7. From the Bible-Teaching Ministry of Charles R. Swindoll. Insight for Living Bible Study Guide, 1987.
Mensagem revisada e atualizada
da Série 2 Co, em 02.2007.
Pr Domingos M. Alves
IEBNA – RP,SP – Brasil
2021
Last modified: January 26, 2025