Mensagens Bíblicas
Série – Reconciliando, proclamadores do evangelho de Cristo
10a. Mensagem
Domingos Mendes Alves – 10.10.2021
Marcas do viver em Cristo, Colossenses 4.2-6
4.2 Continuem a orar, vigiando em oração com ação de graças. 3 Ao mesmo tempo, orem também por nós, para que Deus nos abra uma porta à palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual também estou algemado. 4 Orem para que eu torne esse mistério conhecido, como me cumpre fazer. 5 Sejam sábios no modo de agir com os que são de fora e aproveitem bem o tempo. 6 Que a palavra dita por vocês seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibam como devem responder a cada um.
Mensagem: O viver segundo os valores de Jesus Cristo e no Espírito Santo, tem como algumas das marcas o hábito da oração, a intercessão por oportunidades (“portas abertas”) e por sabedoria para compartilhar o Evangelho, e o agir com sabedoria aos que ainda não são discípulos de Jesus Cristo (“aos de fora”).
Esboço:
Introdução
O viver segundo os valores de Jesus Cristo e no Espírito Santo, tem como algumas das marcas o hábito da oração, a intercessão por oportunidades (“portas abertas”) e por sabedoria para compartilhar o Evangelho, e o agir com sabedoria aos que ainda não são discípulos de Jesus Cristo (“aos de fora”).
Reflitamos três das marcas desse viver segundo de Cristo e no Espírito Santo …
I. Dedicação à oração, 4.2
II. Intercessão por “portas” e sabedoria para falar de Cristo, 4.3,4
III. Sabedoria no agir para com os de “fora”, 4.5,6
Exposição de Colossenses 4.2-6
I. Dedicação à oração, 4.2
4.2 Continuem a orar, vigiando em oração com ação de graças.
Continuem a orar, dediquem-se – aderir, persistir, ocupar-se com, continuar, apegar-se bem de perto… Cl 4.12
1 Ts 5.17 Orem sem cessar.
Lc 18.1 Jesus lhes contou uma parábola para mostrar que deviam orar sempre e nunca desanimar.
Jesus Cristo ensina-nos sobre a importância de orar sempre, sem desanimar, desistir. Jesus relaciona a fé com a perseverança, e a perseverança com a fé.
O próprio Senhor e Salvador Jesus Cristo, o Filho de Deus, tinha o bom hábito, costume de orar… Ele, nosso exemplo por excelência, e fator de motivação.
Lc 22.39 E, saindo, Jesus foi, como de costume, para o monte das Oliveiras; e os discípulos o acompanharam. 40 Chegando ao lugar escolhido, Jesus lhes disse: — Orem, para que vocês não caiam em tentação. 41 Ele, por sua vez, se afastou um pouco, e, de joelhos, orava,
Oração abrange estar na presença de Deus; comunhão com o Pai Celestial; disposição em conhecê-Lo, conhecer a Sua vontade e obedecê-Lo; humildade; dependência Dele; exaltação do Seu Nome. (cf. Mt 6.9-15; Fp 4.6,7; 1 Pe. 5.7; Ef 3.20,21; Is. 30:15; … ).
A oração deve envolver adoração, confissão de pecados, ação de graças, súplica e intercessão; e, deve ocorrer tanto no espaço privado (teu “quarto em secreto”) como no público (comunitário).
A oração “abre portas” para manifestação do poder de Deus… Poder que salva, transforma, restaura …
Na oração …
I.A. Vigiem, 4.2
Vigiando, estejam alertas…” – estar despertos, vigiar, estar vigilante… Mt 26.40,41
Na vida cristã estamos numa batalha espiritual Ef 6.10-20; 1 Pe 5.5-11; … Não podemos viver a vida cristão segundo as nossas próprias forças…
A oração é o meio pelo qual vigiamos, opondo-nos a toda cilada ou tentação satânica que possa nos atingir pela astúcia maligna. Devemos estar atentos para perceber quais as armas Satanás está procurando usar para nos desviar do viver sério e satisfeito em Deus…
I.B. Agradeçam, 4.2
Atitude de gratidão é o reconhecimento de que toda boa dádiva procede de Deus; Ele é a fonte das bênçãos terrenas e espirituais, Cl 2.17; 3.15,7; Fp 4.6
É importante vivermos em gratidão… Reconhecimento do amor, da graça e bondade divina… Ser grato a Deus é uma das expressões da fé genuína.
Rm 1.21, fala do pecado de não glorificar a Deus e nem Lhe dar graças…
Lc 17.11-19, temos a história da cura dos dez leprosos… Lemos: v. 15 Um dos dez, vendo que estava curado, voltou dando glória a Deus em alta voz 16 e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, agradecendo-lhe. E este era samaritano. 17 Então Jesus perguntou: — Não eram dez os que foram curados? Onde estão os nove? 18 Não se achou quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro? 19 E lhe disse: — Levante-se e vá; a sua fé salvou você.
Sejamos agradecidos, isto é uma manifestação de verdadeira fé.
II. Intercessão por “portas”, sabedoria e fidelidade no falar de Cristo, 4.3,4
4.3 Ao mesmo tempo, orem também por nós, para que Deus nos abra uma porta à palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual também estou algemado. 4 Orem para que eu torne esse mistério conhecido, como me cumpre fazer.
Na vida de oração jamais devemos deixar de orar pelo avanço do Evangelho de Jesus Cristo.
Paulo estava preso por causa do Evangelho, e pede que orem por ele, 4.3
Ele exorta que intercedam, em oração, a Deus:
– Para que Deus abra uma porta, oportunidade à palavra … – , para a proclamação do Evangelho – “mistério de Cristo”, 1 Co 16.8,9; Cl 1.25-27; Ef 3.3-7
– Para que ele seja sábio e fiel na proclamação do Evangelho – o foco no modo fiel e compreensível em compartilhar o Evangelho, e no Espírito superar as barreiras da mente / coração do incrédulo ( Jo 16.7-11; 2 Co 4.4-7; 1 Co 2.1-8).
É nossa responsabilidade aproveitar as oportunidades dadas por Deus, e com fidelidade, gentileza, clareza e ousadia falar do Evangelho de Cristo, confiando os resultados ao Espírito Santo.
III. Sabedoria no agir para com os de “fora”, 4.5,6
4.5 Sejam sábios no modo de agir com os que são de fora e aproveitem bem o tempo. 6 Que a palavra dita por vocês seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibam como devem responder a cada um.
Sejam sábios no modo de agir … – ande, viva, tenha um estilo de vida sem extremismos, sem barreiras “extra bíblicas” e ou “anti-bíblicas” (exemplo – filosofias humanas, legalismo, misticismo, e ascetismo, apresentados em Colossenses, cap. 2).
Tenha compreensão da vontade de Deus e cumpra-a, Cl 1.9,10,28; 2.3; 3.16,17; Ef 5.15-17
Com os que são de fora (Ef 2.12) – vivem num mundo sem Cristo, sem Deus, sem esperança, não fazendo parte da comunidade cristã – da família de Deus; não são discípulos de Cristo (podem até ser religiosos); não são filhos de Deus pela fé em Cristo como único e suficiente Salvador.
Aproveitem bem as oportunidades (Ef 5.15-17) … – invista sua vida e ocupações num testemunho positivo e atraente àqueles que ainda não são discípulos de Cristo, que estão fora da comunhão com Deus e a Sua Igreja.
Tenha uma palavra agradável e benéfica (Ef 4.29), e saiba como “responder a cada um” – respondendo as questões e dúvidas com respostas baseadas na mensagem do amor de Deus e em Sua sabedoria demonstrada na cruz de Cristo (1 Co 1.18-2.5; 1 Pe 3.15).
Discípulos revestidos das virtudes divinas investem suas vidas e ocupações num testemunho positivo e atraente àqueles que ainda não são discípulos de Cristo, que estão fora da comunhão com Deus e a Sua Igreja. No Espírito Santo, eles perseguem a sabedoria no perceber a oportunidade, no agir e no falar do evangelho de Jesus Cristo.
Conclusão
O viver segundo os valores de Jesus Cristo e no Espírito Santo, tem como algumas das marcas o hábito da oração, a intercessão por oportunidades (“portas abertas”) e por sabedoria para compartilhar o Evangelho, e o agir com sabedoria aos que ainda não são discípulos de Jesus Cristo (“aos de fora”).
Reflitamos três das marcas desse viver segundo de Cristo e no Espírito Santo …
I. Dedicação à oração, 4.2
II. Intercessão por “portas” e sabedoria para falar de Cristo, 4.3,4
III. Sabedoria no agir para com os de “fora”, 4.5,6
Lembre-se:
A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina é a de perseverante, e confiante aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp. 2.12,13; 1 Tm. 4.7-9; Tg. 1.22-27).
Ao meditar nesta mensagem, pergunte-se:
* O que Deus quer transformar no meu modo de pensar e agir?
* Como eu posso colocar isso em prática na minha vida?
* Qual o primeiro passo que darei nessa direção (para que haja real transformação em minha vida)?
Conheça… Creia… Aproprie-se… E, pratique a verdade divina para que experimentes a vida plena que há em Jesus Cristo (João 10.10).
Mensagem revisada e atualizada
da Série “Colossenses”, 2007.
Pr Domingos M. Alves
IEBNA – RP,SP – Brasil
2021
Last modified: January 26, 2025