Mensagens Bíblicas
Série – Reconciliando, proclamadores do evangelho de Cristo
2a. Mensagem
Mario Belsoli – 08.08.2021 (Nota: texto e vídeo de Mario Belsoli)
Evangelhos? Não, somente um! Gálatas 1.3-10
Que a graça e a paz estejam com vocês, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo, o qual entregou a si mesmo pelos nossos pecados, para nos livrar deste mundo perverso, segundo a vontade de nosso Deus e Pai, a quem seja a glória para todo o sempre. Amém!
Estou muito surpreso em ver que vocês estão passando tão depressa daquele que os chamou na graça de Cristo para outro evangelho, o qual, na verdade, não é outro. Porém, há alguns que estão perturbando vocês e querem perverter o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu pregue a vocês um evangelho diferente daquele que temos pregado, que esse seja anátema. Como já dissemos, e agora repito, se alguém está pregando a vocês um evangelho diferente daquele que já receberam, que esse seja anátema.
Por acaso eu procuro, agora, o favor das pessoas ou o favor de Deus? Ou procuro agradar pessoas? Se ainda estivesse procurando agradar pessoas, eu não seria servo de Cristo. Gálatas 1.3–10 (NAA)
Mensagem: O Evangelho de Paulo é o mesmo dos apóstolos, eles receberam de Jesus Cristo e nós hoje devemos permanecer nesta mesma fé. A Salvação é pela graça, através da fé somente, nenhuma obra ou atitude pode nos tornar justos diante de Deus.
1. ILUSTRAÇÃO
Campanhas de Cigarro nas décadas de 30 – 50, diziam que o cigarro era “recomendado pelos médicos”, além de te deixar mais elegante, charmoso e com status social. Inúmeras pessoas morreram com cânceres e outras doenças, por que seguiram as instruções dos “médicos”, em propagandas como esta.
2. CONTEXTO
Paulo é o autor (esta é 1° ou 2° carta de Paulo). Escrita pouco antes do Concílio de Jerusalém de Atos 15. O objetivo era orientar a igreja a voltar ao caminho de Cristo, deixando de dar ouvido aos falsos mestres que vieram de Jerusalém para ensinar que não bastava se arrepender dos pecados e confiar em Cristo, mas era necessário cumprir a lei dos judeus.
Essa situação causou imensa confusão na mente daqueles gentios convertidos (evangelizados por Paulo), tanto que alguns começaram a crer que sem a Lei, eles não seriam salvos e passaram a obedecer aos ensinos falsos que receberam, da circuncisão e demais leis judaicas.
O contexto de toda a carta aos Gálatas é de defesa do evangelho que Paulo pregava e diretamente ligado a isso, sua autoridade como apóstolo, escolhido pelo próprio Jesus Cristo Ressuscitado.
3. EXPOSIÇÃO
3.1. Gálatas 1.3–5 (NAA) 3Que a graça e a paz estejam com vocês, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo, 4o qual entregou a si mesmo pelos nossos pecados, para nos livrar deste mundo perverso, segundo a vontade de nosso Deus e Pai, 5a quem seja a glória para todo o sempre. Amém!
Tudo isso tem um objetivo; nos livrar (resgatar) da vida apodrecida que este mundo oferece a todos nós. A mentalidade que diz “o mundo é dos espertos”, é a mentalidade inimiga de Deus, pois o mundo é dos “espertos” mesmo, mas a ira de Deus também. Quem segue os princípios deste mundo vai ser destruído por Deus. (Tiago 4.4)
3.2. Somos agraciados por ter relacionamento com Deus, somos filhos, recebemos benefícios pela graça, mas também estamos em paz, acabou a briga, rejeição e ódio que existia entre nós e Deus, mas também entre nós e as pessoas. Agora ele nos tornou gente nova, gente salva, filhos dele.
Gálatas 1.6–7 (NAA) 6Estou muito surpreso em ver que vocês estão passando tão depressa daquele que os chamou na graça de Cristo para outro evangelho, 7o qual, na verdade, não é outro. Porém, há alguns que estão perturbando vocês e querem perverter o evangelho de Cristo.
Paulo se mostra espantado com o pecado desses irmãos! Paulo que pregou o evangelho para eles, se certificou que eles aprendessem corretamente sobre Cristo e a salvação, fica assustado ao ver aonde eles chegaram.
Homens maldosos, inimigos de Paulo e de Cristo, que estavam desgraçadamente errados sobre o evangelho, tinham ido as igrejas da Galácia, para perturbar eles.
3.3. Gálatas 1.8–9 (NAA) 8Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu pregue a vocês um evangelho diferente daquele que temos pregado, que esse seja anátema. 9Como já dissemos, e agora repito, se alguém está pregando a vocês um evangelho diferente daquele que já receberam, que esse seja anátema.
Paulo é duramente claro, não há opções diferentes aqui. Se qualquer pessoa como os apóstolos, pastores ou até mesmo se aparecesse um anjo e ele insistisse em mudar a mensagem da salvação, ensinada por Cristo, ele deve ser rejeitado e tratado como um inimigo amaldiçoado por Jesus Cristo.
2 Timóteo 1.8-10 (NVT) Portanto, jamais se envergonhe de falar a outros sobre nosso Senhor… Com a força que Deus lhe dá, esteja pronto para sofrer comigo por causa das boas-novas. Pois Deus nos salvou e nos chamou para uma vida santa, não porque merecêssemos, mas porque este era seu plano desde os tempos eternos: mostrar sua graça por meio de Cristo Jesus. E agora ele tornou tudo isso claro para nós com a vinda de Cristo Jesus, nosso Salvador, que destruiu o poder da morte e iluminou o caminho para a vida e a imortalidade por meio das boas- novas.
3.4. Gálatas 1.10 (NAA) 10Por acaso eu procuro, agora, o favor das pessoas ou o favor de Deus? Ou procuro agradar pessoas?
O objetivo de Paulo era que as pessoas o reconhecessem, pelo evangelho que ele pregava, e este evangelho em nada se difere do de Cristo, de Pedro, Tiago e João:
Gálatas 2.9 (NAA) 9e, quando reconheceram a graça que me foi dada, Tiago, Cefas e João, que eram reputados colunas, estenderam a mim e a Barnabé a mão direita da comunhão, a fim de que nós fôssemos para os gentios e eles fossem para a circuncisão.
Gálatas 1.1 (NAA) 1Paulo, apóstolo — não da parte de pessoas, nem por meio de homem algum, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai, que o ressuscitou dos mortos
4. DOUTRINA
4.1. Autoridade Bíblica – Toda autoridade flui de Deus, através de sua Palavra. Nós não cremos na Palavra por causa dos homens, mas o inverso.
4.2. Existem hereges – Qualquer pessoa que ensine diferente de Cristo ou dos apóstolos, deve ser exortada e seu ensino distorcido, precisa ser rejeitado.
4.3. Unidade Evangélica – Tudo que fazemos como igreja é por causa do evangelho. Só aceitamos como membro, quem professou sua fé e foi batizado.
5. APLICAÇÕES
● Nesta semana dê uma lida no Credo Apostólico (documento que resume a fé cristã). Se tem algo dali que você discorda, provavelmente você está crendo em
outro evangelho.
● Experimente escrever seu testemunho pessoal e compartilhe com um amigo
maduro, deixe-o comentar. Coloque lá o que você entende que Jesus fez na sua
vida. Sua visão do Evangelho estará lá.
● Fale com alguém (que você sabe não ser cristão) este testemunho, depois de
ouvir o retorno deste amigo.
● Hoje pela manhã nós reiniciamos o CCB, se inscreva e busque conhecer a Deus
através das oportunidades que você tem como membro desta igreja.
Mario Belsoli – 08.08.2021 (Nota: texto e vídeo de Mario Belsoli)
Last modified: January 26, 2025