Mensagens bíblicas
Série: 1 Pedro – Esperança da glória
21a. Mensagem
Domingos Mendes Alves – 15.11.2020
Bom êxito na jornada espiritual, 1 Pedro 5.5-14
Mensagem: Na jornada espiritual precisamos de humildade, comportamento adequado e vigilante, comunhão com Deus e uns com os outros, para alcançar bom êxito.
1 Pe 5.5 Peço igualmente aos jovens: estejam sujeitos aos que são mais velhos. Que todos se revistam de humildade no trato de uns com os outros, porque “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” 6 Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, os exalte. 7 Lancem sobre ele todas as suas ansiedades, porque ele cuida de vocês. 8 Sejam sóbrios e vigilantes. O inimigo de vocês, o diabo, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar. 9 Resistam-lhe, firmes na fé, certos de que os irmãos de vocês, espalhados pelo mundo, estão passando por sofrimentos iguais aos de vocês. 10 E o Deus de toda a graça, que em Cristo os chamou à sua eterna glória, depois de vocês terem sofrido por um pouco, ele mesmo irá aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar vocês. 11 A ele seja o domínio para sempre. Amém! 12 Por meio de Silvano, que considero um irmão fiel, escrevo para vocês de forma resumida, exortando e testemunhando que esta é a genuína graça de Deus. Continuem firmes nessa graça. 13 Aquela que se encontra na Babilônia, também eleita, manda saudações, e o mesmo faz o meu filho Marcos. 14 Saúdem uns aos outros com um beijo fraterno. Paz a todos vocês que estão em Cristo.
Esboço:
Introdução
Estamos chegando ao final da série de 1 Pedro depois de 20 mensagens.
Como vimos na primeira mensagem esta é uma carta de encorajamento e instrução de como em Cristo devemos e podemos viver de modo vitorioso em meio as tribulações, as aflições.
Nas palavras finais em 1 Pedro “ele nos oferece algumas instruções de vital importância, as, quais, obedecidas, poderiam mudar toda a atitude e interesses da vida.” (Welch)
Na jornada espiritual precisamos de humildade, comportamento adequado e vigilante, comunhão com Deus e uns com os outros, para alcançarmos bom êxito.
A jornada espiritual é o caminhar pela fé, como discípulos de Jesus Cristo… Começa quando nos arrependemos dos pecados e cremos em Jesus Cristo como Salvador… Prossegue no viver sob Seu senhorio, no contexto da comunhão com o povo de Deus… E, tem seu trajeto final e eterno na comunhão nos céus com Deus Pai – Deus Filho – Deus Espírito Santo, seus anjos, e os santos (povo de Deus).
Reflitamos sobre três das verdades bíblicas que devem ser exercitadas nessa jornada
Exposição de 1 Pedro 5.5-14
I. Se revista de humildade
1 Pe 5.5 Peço igualmente aos jovens: estejam sujeitos aos que são mais velhos. Que todos se revistam de humildade no trato de uns com os outros, porque “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.”
Humildade “é uma atitude mental que constantemente relembra à pessoa de que não possui qualquer razão para se considerar especial aos olhos de Deus. (Ryrie)
Rm 12.3 Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um de vocês que não pense de si mesmo além do que convém. Pelo contrário, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um.
Humildade é a visão correta de si mesmo, não pensando de si aquém e nem além do que convém.
Lembre-se: “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.”
Cf. Sl 2.3; Pv 15.33; 18.12; 22.4 …
Como se humilhar?
A) Sujeitando-se uns aos outros
1 Pe 5.5a Peço igualmente aos jovens: estejam sujeitos aos que são mais velhos. Que todos se revistam de humildade no trato de uns com os outros …
A palavra de Deus desafia “os jovens a se submeterem aos mais velhos (“anciãos”), e todos se submeterem uns aos outros (Ef 5.21) – Significa dar o lugar de honra, não se aborrecer com a vantagem dos outros, chegando mesmo a sofrer injustamente sem se queixar ou ser caluniado sem se vingar.” (Welch)
B) Sujeitar-se a, e depender de Deus
5.6 Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, os exalte. 7 Lancem sobre ele todas as suas ansiedades, porque ele cuida de vocês.
A humildade leva a dependência de Deus, a entregar todas as coisas aos Seus cuidados.
”Nem sempre podemos controlar as circunstâncias que nos causam ansiedade, mas não é preciso carregar as ansiedades que as circunstancias provocam”. (Weich)
Devemos “lançar sobre Deus’. levar a Ele as nossas ansiedades em oração, na plena certeza de que Ele cuida de nós – Fp 4.5-7; Mt 6.25-34.
II. Comporte-se adequadamente e esteja alerta
5.8 Sejam sóbrios e vigilantes. O inimigo de vocês, o diabo, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar. 9 Resistam-lhe, firmes na fé, certos de que os irmãos de vocês, espalhados pelo mundo, estão passando por sofrimentos iguais aos de vocês.
Cf. Mt 26.41; At 20.28-31 …
Quem é o inimigo?
A) O diabo
5.8b … O inimigo de vocês, o diabo, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar.
Diabo ‘diabolos’ – caluniador, difamador, acusador … – “frisando a prática de acusar Deus perante os homens (Gn 3), o homem perante Deus (Jó 1.9,10) e uns contra os outros”. (Shedd)
Conforme Paulo em 2 Co 2.11, Satanás tem planos concatenados para nos derrotar e não podemos ignorar esta realidade espiritual.
Pesquise nas passagens passagens bíblicas características, modos de agir e intenções do Diabo, o nosso inimigo: Mt 4.1; 13.37-42; Lc 8.12; Jo 8.44,45; At 10.38; 13.10; 2 Tm 2.25,26; Hb 2.14,15; Ap 12.9; 20.10.
B) A vitória sobre o inimigo
5.9 Resistam-lhe, firmes na fé, certos de que os irmãos de vocês, espalhados pelo mundo, estão passando por sofrimentos iguais aos de vocês. 10 E o Deus de toda a graça, que em Cristo os chamou à sua eterna glória, depois de vocês terem sofrido por um pouco, ele mesmo irá aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar vocês. 11 A ele seja o domínio para sempre. Amém!
Devemos “sujeitar-nos a Deus” e “resistir ao Diabo” tendo plena certeza da vitória em Jesus Cristo.
Ef 6.10 Quanto ao mais, sejam fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. 11 Vistam-se com toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo. 12 Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, mas contra os principados e as potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestiais. 13 Por isso, peguem toda a armadura de Deus, para que vocês possam resistir no dia mau e, depois de terem vencido tudo, permanecer inabaláveis.
Em Cristo Jesus não devemos temer o inimigo, mas vivermos certos de que ele já foi derrotado e maior é o poder que está em nós. Mas, devemos viver em constante vigilância e perseverança no Espírito.
III. Viva em comunhão
a) Com Deus
5.10 E o Deus de toda a graça, que em Cristo os chamou à sua eterna glória, depois de vocês terem sofrido por um pouco, ele mesmo irá aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar vocês. 11 A ele seja o domínio para sempre. Amém!
“Aos humildes, Deus concede (a sua) graça. Deus se põe do lado deles, é-lhes acessível, é seu ajudador”. (Muller)
Lance sua ansiedade a Deus em oração, busque a Deus, na certeza de que Ele é poderoso e tem cuidado de nós.
“A Ele seja o domínio para sempre” – o domínio, o governo, o supremo poder é de Deus, e n’Ele somos mais que vencedores.
É Deus quem:
– Aperfeiçoa ‘katartizo’ – emendar (o que estava quebrado ou rachado), reparar, completar, preparar, equipar, colocar em ordem …
– Firma ‘sterizo’ – tornar estável, colocar firmemente, fazer constante, confirmar …
– Fortifica ‘sthenoo de sthenos’ – tornar forte, fortalecer da alma de alguém …
– Fundamenta ‘themelioo’ – colocar fundamento, estabelecer …
Deus conclui um processo, o da salvação, que foi iniciado, Fp 1.6 … Firma, toma sólido e forte na fé … O fundamento é Jesus Cristo, 1 Co 3.11 … Quem está bem fundamentado suporta os dias maus, as aflições (Mt 7.24,25 – a casa edificada sobre a rocha, a palavra de Deus).
Estas são algumas da verdades divinas nas quais devemos crer, e as quais devemos nos apegar.
b) Com o povo de Deus
1 Pe 5.12 Por meio de Silvano, que considero um irmão fiel, escrevo para vocês de forma resumida, exortando e testemunhando que esta é a genuína graça de Deus. Continuem firmes nessa graça. 13 Aquela que se encontra na Babilônia, também eleita, manda saudações, e o mesmo faz o meu filho Marcos. 14 Saúdem uns aos outros com um beijo fraterno. Paz a todos vocês que estão em Cristo.
Na 18a. Mensagem, desta série, em 04.10.2020 – “O fim está próximo”, 1 Pe 4.7-11, um dos princípios abordados foi o da prática da mutualidade crista… Mutualidade é o termo empregado para se referir a expressões reciprocas (uns aos outros) do Novo Testamento… Se refere a um estilo de vida baseado sobre os mandamentos do N.T. , a respeito das cousas que os cristãos devem fazer uns aos outros para externar o amor uns aos outros, e preservar a unidade da Igreja – corpo de Jesus Cristo.
Alguns desses mandamentos bíblicos … 1 Pe 1.22; 4.8,9,10; 5.14; Jo 15.17; Rm 15.7,14; 1 Co 12.25; Ef 4.32; 5.21; Tg 5.16 …
A mutualidade é o meio prático de expressão da comunhão… Comunhão é vida em comum, um relacionamento genuíno entre as pessoas e ela tem suas formas de expressão.
Conclusão
Na jornada espiritual precisamos de humildade, comportamento adequado e vigilante, comunhão com Deus e uns com os outros, para alcançar bom êxito.
1 Pedro é uma carta de encorajamento e instrução de como em Cristo devemos e podemos viver de modo vitorioso em meio as tribulações, as aflições.
1 Pe 5.12b … Continuem firmes nessa graça.
Continuem firmes nessa graça ‘charis’ – aquilo que dá alegria, deleite; da bondade misericordiosa pela qual Deus, exercendo sua santa influência sobre as almas, volta-as para Cristo, guardando, fortalecendo, fazendo com que cresçam na fé cristã, conhecimento, afeição, e desperta-as ao exercício das virtudes cristãs … Paulo conclui com uma palavra de encorajamento…
No Espírito Santo devemos encorajar-nos uns aos outros…
Hb 10.23 Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel. 24 Cuidemos também de nos animar uns aos outros no amor e na prática de boas obras. 25 Não deixemos de nos congregar, como é costume de alguns. Pelo contrário, façamos admoestações, ainda mais agora que vocês veem que o Dia se aproxima.
No Espírito Santo devemos perseverar olhando para Jesus Cristo…
Hb 12.1 Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de todo peso e do pecado que tão firmemente se apega a nós e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, 2 olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, sem se importar com a vergonha, e agora está sentado à direita do trono de Deus.
A jornada espiritual é o caminhar pela fé, como discípulos de Jesus Cristo… Começa quando nos arrependemos dos pecados e cremos em Jesus Cristo como Salvador… Prossegue no viver sob Seu senhorio, no contexto da comunhão com o povo de Deus… E, tem seu trajeto final e eterno na comunhão nos céus com Deus Pai – Deus Filho – Deus Espírito Santo, seus anjos, e os santos (povo de Deus).
Lembre-se:
A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina, é a de perseverante e confiante aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp.2.12 -13; 1 Tm. 4.7-9; Tg 1.22-27).
Ao meditar nesta mensagem, pergunte-se:
O que Deus quer transformar no meu modo de pensar e agir?
Como eu posso colocar isto em prática na minha vida?
Qual o primeiro passo que darei nessa direção (para que haja real transformação em minha vida)?
Conheça… creia…Aproprie-se… E, pratique a verdade divina para que experimenteis a vida plena que há em Jesus Cristo – Jo. 10.10
Bibliografia:
Bíblia Nova Almeida Atualizada© Copyright © 2017 Sociedade Bíblica do Brasil.
Bible Study , Olive Tree Bible Software – Biblia Almeida Strong.
Constable, Dr. Thomas L. – Notes on 1 Peter 2020 Edition
e-Sword X (Versão 7.0 (26), Biblia KJV + – 2020 Rick Meyers.
Keller, Timothy. “Refined By Fire” 1 Peter 1:1-9, April 24, 2011 – http://www.christcovenantcullman.org/sermonnotes/notes-04-24-11.html
MacArthur, John. Bíblia de Estudo, texto ARA. Barueri, SP: Sociedade Biblica do Brasil, 2010.
Mueller, Ênio R. 1 Pedro, introdução e comentário – Série Cultura Bíblica. São Paulo, SP: Ed. Vida Nova & Ed. Mundo Cristão, 1988.
Pinto, Carlos Osvaldo C. (1950 – 2014). Foco e desenvolvimento no Novo Testamento. São Paulo: Hagnos, 2008.
Piper, John. Teologia da alegria: a plenitude da satisfação em Deus. São Paulo: Shedd Publicações, 2001.
Raymer, R. M. (1985). 1 Peter. In J. F. Walvoord & R. B. Zuck (Orgs.), The Bible Knowledge Commentary: An Exposition of the Scriptures (Vol. 2, p. 839–840). Wheaton, IL: Victor Books.
Rienecker, Fritz & Rogers, Cleon. Chave Linguística do Novo Testamento Grego. São Paulo, SP: Ed. Vida Nova, 1985.
Welch, W. Wielber. Primeira Epístola de 1 Pedro (O valor da nossa fé). São Paulo, SP: Imprensa Batista Regular, 1978.
Wiersbe, Warren W. Comentário Expositivo: Nova Testamento: volume II. Santo André, SP: Geográfica Editora, 2006.
Domingos Mendes Alves
IEBNA – RP,SP – Brasil
Novembro de 2020
Last modified: January 26, 2025