Mensagens bíblicas
Série: 1 Pedro – Esperança da glória
14a. Mensagem
Pr. Domingos Alves – 06.09.2020
Amar a vida, ter dias felizes, 1 Pedro 3. 8-12
3.8 Finalmente, tenham todos o mesmo modo de pensar, sejam compassivos, fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes. 9 Não paguem mal com mal, nem ofensa com ofensa. Pelo contrário, respondam com palavras de bênção, pois para isto mesmo vocês foram chamados, a fim de receberem bênção por herança. 10 Pois: “Aquele que quer amar a vida e ter dias felizes refreie a língua do mal e evite que os seus lábios falem palavras enganosas; 11 afaste-se do mal e pratique o bem, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la. 12 Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas, mas o rosto do Senhor está contra aqueles que praticam o mal.”
Mensagem: Deus, por Sua graça e poder, deseja proporcionar aos seus filhos, pela fé em Jesus Cristo, o amar a vida e ter dias felizes, mesmo em meio às circunstancias difíceis, aos sofrimentos injustos.
Esboço:
Introdução
Como você reage ao ouvir as seguintes expressões?
“A vida é chata”, “a vida é uma droga”, “a vida não tem gosto”, “a vida não tem graça”, “viver é castigo”, “meus dias são um inferno” …
E, ao ler estas afirmações de Salomão, ao olhar a vida, “debaixo do sol”, da perspectiva sem do viver aparte de Deus?
Ec 2.17 Por isso perdi o gosto pela vida, pois me foi pesado demais o trabalho que se faz debaixo do sol. Sim, tudo é vaidade e correr atrás do vento. 18 Também perdi o gosto por todo o meu trabalho, com que me afadiguei debaixo do sol, pois o resultado de tudo isso ficará para quem vier depois de mim. – Cf. 4.1- 4 …
Tais expressões nos revelam profundos sentimentos de decepção, desgosto com a vida. Mas, com certeza esta não é a vida que Deus tem planejado para os seus filhos.
Pv 8.32 Agora, meus filhos, escutem o que eu digo, porque felizes são os que guardam os meus caminhos. 33 Ouçam o ensino, sejam sábios e não o rejeitem. 34 Feliz é aquele que me ouve, vigiando dia após dia diante das minhas portas, esperando na entrada da minha casa. 35 Pois quem me encontra encontra a vida e alcança favor do Senhor. 36 Mas quem peca contra mim violenta a própria alma. Todos os que me odeiam amam a morte. – Cf. Ec 2.24-26
3.10a Pois: “Aquele que quer amar a vida e ter dias felizes” …
Mas “como’ amar a vida e viver dias felizes? Não temos na palavra de Deus “receitas” mas verdades eternas, princípios divinos que nos ensinam como amar a vida e viver dias felizes”.
Exposição de 1 Pedro 3.8-12
I. Afaste-se do mal
3.10a Pois: “Aquele que quer amar a vida e ter dias felizes refreie a língua do mal …
Refreie ‘pauo’ a língua do mal – fazer cessar, desistir, parar, restringir algo ou de algo, obter livramento do pecado …
Pv 4.24 Afaste de você a falsidade da boca e mantenha longe de você a perversidade dos lábios. – Cf. 10.32; 18.6,7
1 Pe 3.10b … evite que os seus lábios falem palavras enganosas.
Enganosas ‘dolos’ de ‘dellō’ – “atrair com engano”, um truque (isca), astúcia, fraude, malícia …
Pv 12.19 Os lábios que falam a verdade permanecem para sempre, mas a língua mentirosa desaparece num instante. – Cf . 12.22; 18.8
3.11a Afaste-se do mal … 12b … o rosto do Senhor está contra aqueles que praticam o mal.
Afaste-se ‘ekklino’ – apartar-se, desviar, sair do caminho, dar as costas, evitar com determinação …
Mal ‘kakos’, vv. 9,10,11,12 – o que é de natureza perversa no modo de pensar, sentir e agir, errado, desagradável, destrutivo …
Por que afastar-se do mal?
1 Pe 3.12b … o rosto do Senhor está contra aqueles que praticam o mal.
Rosto ‘prosopon’ está contra … – face, o rosto, na medida em que é o orgão de visão, e (pelos seus vários movimentos e variações) o índex dos pensamentos e sentimentos íntimos; usado nas expressões que denotam ter consideração pela pessoa em julgamento e no tratamento as pessoas; por implicação, presença, pessoa …
1 Pe 5.5b …“Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.”
Is 59.1 Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; e o seu ouvido não está surdo, para não poder ouvir. 2 Mas as iniquidades de vocês fazem separação entre vocês e o seu Deus; e os pecados que vocês cometem o levam a esconder o seu rosto de vocês, para não ouvir os seus pedidos.
Afaste-se do mal …
Ou seja, no pensar – agir – falar, no Espírito Santo fuja de tudo o que não está em conformidade, em harmonia, com o caráter, a vontade, o ensino de Deus, encarnado e revelado em Jesus Cristo, e transmitido por meio dos profetas e apóstolos (Ef 2.20; At 2.42; 2 Tm 3.15-17; 2 Pe 1.19-21).
II. Pratique o bem
3.11b … Pratique o bem, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la. 12 Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas …
Pratique ‘poieo’ – produzir, construir, fazer
o bem ‘agathos’ – de boa constituição ou natureza, útil, saudável, bom, agradável, amável, alegre, feliz, excelente, distinto, honesto, honrado …
3.11b … pratique o bem, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la.
Busque ‘zeteo’ – procurar a fim de encontrar, procurar por, visar, empenhar-se em …
Empenhe-se ‘dioko’ – correr prontamente a fim de capturar algo, correr com determinação: figurativamente de alguém que, numa corrida, dispara em direção ao ponto de chegada, perseguir …
Rm 12.18 Se possível, no que depender de vocês, vivam em paz com todas as pessoas
A paz ‘eirene’ – ausência da devastação e destruição da guerra, paz entre os indivíduos, i.e. harmonia, concórdia, segurança, seguridade, prosperidade, felicidade (pois paz e harmonia fazem e mantêm as coisas seguras e prósperas …
Pv 12.20 Há fraude no coração dos que planejam o mal, mas os que aconselham a paz têm alegria. – Cf. Rm 14.17-19
Por que praticar o bem?
1 Pe 3.12a Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas …
Deus se compraz no justo e o abençoa …
Pv 12.22 O Senhor detesta lábios mentirosos, mas aqueles que praticam a verdade são o seu prazer. – Cf. Nm 6.25,26
1Pe 5.5b … “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” 6 Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, os exalte. 7 Lancem sobre ele todas as suas ansiedades, porque ele cuida de vocês.
Pratique o bem …
Ou seja, no pensar – agir – falar, no Espírito Santo persiga o viver com tudo o que está em conformidade, em harmonia, com o caráter, a vontade, o ensino de Deus, encarnado e revelado em Jesus Cristo, e transmitido por meio dos profetas e apóstolos (Ef 2.20; At 2.42; 2 Tm 3.15-17; 2 Pe 1.19-21).
Conclusão / Desafio
Na 1a. Mensagem desta série, eu citei a seguinte frase de Timothy Keller: você nunca será capaz de atravessar a fornalha e sair como ouro, a menos que conheça muita boa doutrina bíblica (Keller, 2011).
Então, entre outras coisas, vale reforçar de que o “justo” é somente aquele que foi “justificado em Jesus Cristo” (1 Pe 3.12; Rm 3.22-26); e, que somente o “justo”, no Espírito Santo, tem a condição e capacitação para viver na “prática do bem”, com as convicções, o estilo de vida, as escolhas … que resultam no viver “amando a vida”, e ter “dias felizes”.
Deus, por Sua graça e poder, deseja proporcionar aos seus filhos, pela fé em Jesus Cristo, o amar a vida e ter dias felizes, mesmo em meio às circunstancias difíceis, aos sofrimentos injustos.
1 Pe 3.10 Pois … – esse “pois” nos desafia a olhar para os versículos 8 e 9 …
Depois de falar sobre a vida exemplar no relacionamento conjugal (mulheres e maridos, 3.1-7), a palavra de Deus se volta para todos os “justos”, os verdadeiros cristãos, discípulos de Jesus, e exorta a “praticar o bem, buscar a paz e empenhar-se por alcançá-la”.
3.8 Finalmente … – declaração geral do caráter cristão (Selwyn citado por Rienecker & Rogers, p. 561)
E nos vv. 8,9, temos algumas características desse caráter, dos princípios bíblicos dessa prática do bem
3.8 Finalmente, tenham todos o mesmo modo de pensar, sejam compassivos, fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes. 9 Não paguem mal com mal, nem ofensa com ofensa. Pelo contrário, respondam com palavras de bênção, pois para isto mesmo vocês foram chamados, a fim de receberem bênção por herança.
1. Igual animo
3.8 … tenham todos o mesmo modo de pensar … ‘homophron’ – de uma mesma mente, concordante, manter a unidade de coração, promover a paz e a unidade …
“… aquela unidade interior de atitude nas coisas espirituais, que torna a divisão algo impensável”(Beare citado por Rienecker & Rogers, p. 561)
Rm 15.5 Ora, o Deus da paciência e da consolação lhes conceda o mesmo modo de pensar de uns para com os outros, segundo Cristo Jesus, 6 para que vocês, unânimes e a uma só voz, glorifiquem o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. – Cf Rm 12.16; 1 Co 1.10; Fp 2.1,2
2. Compassivos
3.8 … sejam compassivos … ‘sumpathes’ – sofrimento ou sentimento a semelhança de outro, simpático …
A palavra denota uma prontidão para entrar e partilhar dos sentimentos de outra pessoa, e unir-se com ela, quer na tristeza quer na alegria (Kelly; Beare citado por Rienecker & Rogers, p. 561)
Rm 12.15 Alegrem-se com os que se alegram e chorem com os que choram. – Cf. 1 Co 12.26
3. Fraternalmente amigos
3.8 … fraternalmente amigos … ‘philadelphos’ – num sentido amplo, que ama alguém como um irmão, de um cristão que ama outros cristãos …
1.22 Tendo purificado a alma pela obediência à verdade, e com vistas ao amor fraternal não fingido, amem intensamente uns aos outros de coração puro. – Cf. 2.17; 4.8; 5.14
4. Misericordiosos
3.8 … misericordiosos … ‘eusplagchnos’ – compassivo, de bom coração …
Ef 4.32 Pelo contrário, sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando uns aos outros, como também Deus, em Cristo, perdoou vocês. – Cf. Mt 5.7; Lc 6.36
5. Humildes
3.8 … humildes. ‘philophron’ – amigável, bom …
Fp 2.3 Não façam nada por interesse pessoal ou vaidade, mas por humildade, cada um considerando os outros superiores a si mesmo, 4 não tendo em vista somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros. – Cf. Rm 12.16; Tg 4.6
6. Não vingativos
3.9 Não paguem ‘apodidomi’ – devolver; retribuir, recompensar num bom ou num mau sentido …
3.9a Não paguem mal com mal, nem ofensa com ofensa. Pelo contrário, respondam com palavras de bênção …
Rm 12.17 Não paguem a ninguém mal por mal; procurem fazer o bem diante de todos. – Cf. Rm 12.17-21; 1 Pe 2.23
3.9b … Pois para isto mesmo vocês foram chamados, a fim de receberem bênção por herança.
“Uma pessoa a quem, em vez de juízo, Deus tem dado bênçãos imerecidas deveria buscar a bênção que receberá quando conceder o dom gratuito do perdão a alguém que o ofendeu (cf. v. 21; Mt 18.21-35)”. (MacArthur, p. 1734)
Deus, por Sua graça e poder, deseja proporcionar aos seus filhos, pela fé em Jesus Cristo, o amar a vida e ter dias felizes, mesmo em meio às circunstancias difíceis, aos sofrimentos injustos.
Próxima mensagem – 1 Pedro 3.13-17
Lembre-se:
A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina, é a de perseverante e confiante aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp.2.12 -13; 1 Tm. 4.7-9; Tg 1.22-27).
Ao meditar nesta mensagem, pergunte-se:
O que Deus quer transformar no meu modo de pensar e agir?
Como eu posso colocar isto em prática na minha vida?
Qual o primeiro passo que darei nessa direção (para que haja real transformação em minha vida)?
Conheça… creia…Aproprie-se… E, pratique a verdade divina para que experimenteis a vida plena que há em Jesus Cristo – Jo. 10.10
Bibliografia:
Bíblia Nova Almeida Atualizada© Copyright © 2017 Sociedade Bíblica do Brasil.
Bible Study , Olive Tree Bible Software – Biblia Almeida Strong.
e-Sword X (Versão 7.0 (26), Biblia KJV + – 2020 Rick Meyers.
Keller, Timothy. “Refined By Fire” 1 Peter 1:1-9, April 24, 2011 – http://www.christcovenantcullman.org/sermonnotes/notes-04-24-11.html
MacArthur, John. Bíblia de Estudo, texto ARA. Barueri, SP: Sociedade Biblica do Brasil, 2010.
Mueller, Ênio R. 1 Pedro, introdução e comentário – Série Cultura Bíblica. São Paulo, SP: Ed. Vida Nova & Ed. Mundo Cristão, 1988.
Pinto, Carlos Osvaldo C. (1950 – 2014). Foco e desenvolvimento no Novo Testamento. São Paulo: Hagnos, 2008.
Piper, John. Teologia da alegria: a plenitude da satisfação em Deus. São Paulo: Shedd Publicações, 2001.
Raymer, R. M. (1985). 1 Peter. In J. F. Walvoord & R. B. Zuck (Orgs.), The Bible Knowledge Commentary: An Exposition of the Scriptures (Vol. 2, p. 839–840). Wheaton, IL: Victor Books.
Rienecker, Fritz & Rogers, Cleon. Chave Linguística do Novo Testamento Grego. São Paulo, SP: Ed. Vida Nova, 1985.
Welch, W. Wielber. Primeira Epístola de 1 Pedro (O valor da nossa fé). São Paulo, SP: Imprensa Batista Regular, 1978.
Wiersbe, Warren W. Comentário Expositivo: Nova Testamento: volume II. Santo André, SP: Geográfica Editora, 2006.
Domingos Mendes Alves
IEBNA – RP, SP – Brasil
Setembro de 2020
Last modified: January 26, 2025