Jesus Cristo a Pedra viva

Jesus Cristo é a “Pedra” viva, por Deus eleita e preciosa, sobre a qual está alicerçado o cristianismo, e o destino eterno da humanidade.

Written by:

Mensagens bíblicas
Série: 1 Pedro, Esperança da glória
8a. Mensagem
Domingos Mendes Alves – 19.07.2020

Jesus Cristo a Pedra viva, 1 Pedro 2.4-8 (cf. Mt 16.13-20)

1 Pe 2.4 Chegando-se a ele, a pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, 5 também vocês, como pedras que vivem, são edificados casa espiritual para serem sacerdócio santo, a fim de oferecerem sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por meio de Jesus Cristo. 6 Pois isso está na Escritura: “Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será envergonhado.” 7 Portanto, para vocês, os que creem, esta pedra é preciosa. Mas, para os descrentes, “A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a pedra angular.” 8 E: “Pedra de tropeço e rocha de ofensa.” São estes os que tropeçam na palavra, sendo desobedientes, para o que também foram destinados.

Mensagem: Jesus Cristo é a “Pedra” viva, por Deus eleita e preciosa, sobre a qual está alicerçado o cristianismo, e o destino eterno da humanidade.

Esboço:

Introdução

Ao refletirmos nesta verdade sobre Jesus Cristo, notamos que “está na Escritura”, 2.6a

Jesus Cristo – a “pedra viva” …
Lc 24.1 Mas, no primeiro dia da semana, alta madrugada, as mulheres foram ao túmulo, levando os óleos aromáticos que haviam preparado. 2 Encontraram a pedra removida do túmulo, 3 mas, ao entrar, não acharam o corpo do Senhor Jesus. 4 Aconteceu que, perplexas a esse respeito, apareceram-lhes dois homens com roupas resplandecentes. 5 Estando elas com muito medo e baixando os olhos para o chão, eles disseram: — Por que vocês estão procurando entre os mortos aquele que vive? 6 Ele não está aqui, mas ressuscitou. Lembrem-se do que ele falou para vocês, estando ainda na Galileia: 7 “É necessário que o Filho do Homem seja entregue nas mãos de pecadores, seja crucificado e ressuscite no terceiro dia.” 8 Então elas se lembraram das palavras de Jesus.

Jesus Cristo é a “pedra viva” (Cf. Rm 1.4; At 1.1-8; 1 Co 15) …

Exposição de 1 Pedro 2.4-8

I. Para com os homens descrentes, Jesus Cristo é “a pedra rejeitada”, 2.4,7,8
1 Pe 2.4a Chegando-se a ele, a pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens … […] 7b … Mas, para os descrentes, “A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a pedra angular.” 8 E: “Pedra de tropeço e rocha de ofensa.” São estes os que tropeçam na palavra, sendo desobedientes, para o que também foram destinados.

1 Pe 2.4a Chegando-se a ele, a pedra que vive, rejeitada (‘apodokimazo’, desaprovar, rejeitar após exame, considerada inútil …) sim, pelos homens…

Is 53.3 Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores e que sabe o que é padecer. E, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso.

1 Pe 2.7b … Mas, para os descrentes (‘apeitheō’, recusar ou negar a fé, não obedecer … ), “A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a pedra angular.”

8 E: “Pedra de tropeço (‘proskomma’ obstáculo no caminho que leva a pessoa a cair, i.e., pelo qual se peca … ) e rocha de ofensa (‘skandalon’, armadilha, cilada, qualquer pessoa ou coisa pela qual alguém (torna-se presa …).”

São estes os que tropeçam na palavra, sendo desobedientes (‘apeitheō’, recusar a crer), para o que também foram destinados (‘tithēmi’, colocar, pôr, estabelecer, apontar …).

A nação de Israel havia rejeitado Deus, e assim Ele afirma…
Is 8.13 Ao Senhor dos Exércitos, a ele vocês devem santificar. É a ele que devem temer; é dele que devem ter pavor. 14 Ele será um santuário para vocês, mas será pedra de tropeço e rocha de ofensa às duas casas de Israel; será laço e armadilha aos moradores de Jerusalém. 15 Muitos deles tropeçarão, cairão e serão despedaçados; serão enlaçados e presos.

Assim como no contexto da nação de Israel, na profecia de Isaías, em 1 Pedro a “Rocha”, “pedra de tropeço”, significa juízo, condenação divina para os que os incrédulos, o que não crêem no Senhor Senhor Jesus Cristo como único e suficiente Salvador.

Jo 3.36 Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; quem se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.

A parábola dos lavradores maus… Uma parábola messiânica… Mc 12.1-12
Jesus ensinando por meio de parábolas, conta acera de um homem plantou uma vinha. Arrendou a vinha a alguns lavradores e foi fazer uma viagem. Na época da colheita enviou um servo para receber parte do fruto da vinha… O servo foi espancado e despedido de mãos vazias. Assim, aconteceu com o segundo servo. O terceiro foi morto. E outros foram espancados, e alguns mortos. Até que o senhor enviou seu filho, que também foi morto e lançado fora da vinha… E, assim o senhor da vinha traz juízo, condenação contra tais lavradores…
E, Jesus Cristo afirma: Mc 12.10 Vocês ainda não leram este trecho da Escritura: “A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a pedra angular. 11 Isto procede do Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos”? (cf. At 4.1-12; Ef 2.20).

II. Para com Deus, Jesus Cristo é a “pedra eleita e preciosa” – 2.4
1 Pe 2.4 Chegando-se a ele, a pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, […] 6 Pois isso está na Escritura: “Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será envergonhado.” 7a Portanto, para vocês, os que creem, esta pedra é preciosa…

Is 28.16 Portanto, assim diz o Senhor Deus: “Eis que ponho em Sião uma pedra, pedra já provada, pedra preciosa, angular, solidamente assentada; aquele que crer não foge.

1 Pe 2.4b … Para com Deus eleita (‘eklektos’, escolhida …) e preciosa (‘entimos’ – de grande valor, digna de honra, reconhecida …).

Os homens são eleitos porque Jesus Cristo foi eleito primeiro (Muller, p. 126) – 1.1; Ef 1.4

1 Pe 1.18 sabendo que não foi mediante coisas perecíveis, como prata ou ouro, que vocês foram resgatados da vida inútil que seus pais lhes legaram, 19 mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem defeito e sem mácula.

1 Pe 2.6 Pois isso está na Escritura: “Eis que ponho em Sião uma pedra angular (‘akrogoniaios’ pedra fundamental, estabelece o fundamento e ajusta a edificação, a pedra de esquina de fundação ), eleita e preciosa;

e quem nela crer (‘pisteuo’, estar persuadido de, acreditar, depositar confiança …) não será envergonhado (‘kataischunō’, desonrado, humilhado, não será desiludido … ).

Sl 118.1 Deem graças ao Senhor, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre. […] 22 A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a pedra angular. 23 Isto procede do Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos. 24 Este é o dia que o Senhor fez; exultemos e alegremo-nos nele.

Para Deus Pai, Jesus Cristo é “Pedra eleita e preciosa” – significa salvação divina, segurança eterna para os que crêem Nele como único e suficiente Senhor e Salvador.

III. Para os eleitos, Jesus Cristo é a “pedra preciosa”, 2.4,6,7
1 Pe 2.4a Chegando-se a ele, a pedra que vive … […] 6b … quem nela crer não será envergonhado.” 7a Portanto, para vocês, os que creem, esta pedra é preciosa …

1 Pe 2.4a Chegando-se (‘proserchomai’, vir, aproximar-se, permanecer em comunhão íntima …) a ele, a pedra que vive, […]

6b … quem nela crer (‘pisteuo’, estar persuadido de, acreditar, depositar confiança …) não será envergonhado (‘kataischunō’, desonrado, humilhado, não será desiludido … ).

7a Portanto, para vocês, os que creem, esta pedra é preciosa …

Is 28.16 Portanto, assim diz o Senhor Deus: “Eis que ponho em Sião uma pedra, pedra já provada, pedra preciosa, angular, solidamente assentada; aquele que crer não foge.

Relembre: para os que creem – a “Pedra” significa salvação divina, segurança eterna, divina para os que crêem no Senhor Jesus Cristo como único e suficiente Salvador.

At 4.11 Este Jesus é a pedra que vocês, os construtores, rejeitaram, mas ele veio a ser a pedra angular. 12 E não há salvação em nenhum outro, porque debaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.

Jo 3.36 Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; quem se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.

A ilustração sobre os “seis cegos que tocaram num elefante”. Cada um com uma percepção diferente… Mas, quem viu e contou sobre isso sabe que: um elefante é um elefante”! Os “cegos” sem a iluminação do Espírito afirmam que Jesus foi um profeta, um bom homem, um revolucionário, um enganador, um mártir … Mas um “cego” com a iluminação do Espírito Santo, assim como Pedro, afirma: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” (Mt 16.13-20).

A “Rocha” é a “Rocha” – Jesus Cristo é o Senhor e Salvador!
E, a verdade sobre a “Pedra”… É real e não pode ser ignorada … É verdadeira e não pode ser negada … É “dura” e tem que ser afirmada …

Conclusões / Desafios
Jesus Cristo é a “Pedra” viva, por Deus eleita e preciosa, sobre a qual está alicerçado o cristianismo, e o destino eterno da humanidade.

E, os verdadeiros cristãos, aqueles que creem em Jesus Cristo, aos quais Ele é a “pedra preciosa”, eles têm o privilégio de ser “habitação espiritual de Deus e sacerdócio santo”.

1 Pe 2.5 também vocês, como pedras que vivem, são edificados casa espiritual para serem sacerdócio santo, a fim de oferecerem sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por meio de Jesus Cristo.

1 Pe 2.5a também vocês, como pedras que vivem, são edificados (‘oikodomeō’, construir, … ) casa espiritual para serem sacerdócio (‘hierateuma’, eleitos e capacitados por Deus, para o seu serviço …) santo (hagios’, separados do mal, consagrados a Deus; perdoados e purificados do pecado … ) …

Somos “habitação espiritual” e “sacerdócio santo”, com qual propósito, missão?
2.5b … a fim de oferecerem sacrifícios (‘thusia’ , obras feitas para honrar a Deus … ) espirituais (‘pneumatikos’ pertence ao Espírito, apropriado ao Espírito Santo … ) agradáveis (‘euprosdektos’, honram a Deus, feitas segundo a palavra de Deus, sob a ação do Espírito Santo … ) a Deus por meio de Jesus Cristo.

Hoje, teremos o desafio da oferta dos “sacrifícios espirituais”; e, na próxima mensagem 1 Pe 2.9,10, o propósito, a missão de proclamar as virtudes de Deus.

Somos “habitação espiritual” e “sacerdócio santo”, com qual propósito, a missão, de no viver piedoso “em” e “por” Jesus Cristo:
– desenvolver um espírito quebrantado, coração quebrantado e contrito, Sl 51.16-17
– vidas consagradas a Deus, Rm 12.1-2
– pessoas ganhas para Deus, por meio do compartilhar o evangelho de Jesus Cristo, Rm 15.16
– com a boca louvar a Deus, Hb13.15
– fazer o bem, e compartilhar os próprios recursos financeiros e materiais, – ajudar outros em suas necessidade, Hb 13.16
– compartilhar os bens financeiros no serviço de Deus, por meio da igreja local e a obra da evangelização & missões, Fp 4.18-19
– a vida de oração, Ap 8.3-5

Próxima mensagem – 1 Pedro 2.9,10

Lembre-se:
A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina, é a de perseverante e confiante aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp.2.12 -13; 1 Tm. 4.7-9; Tg 1.22-27).

Ao meditar nesta mensagem, pergunte-se:
O que Deus quer transformar no meu modo de pensar e agir?
Como eu posso colocar isto em prática na minha vida?
Qual o primeiro passo que darei nessa direção (para que haja real transformação em minha vida)?
Conheça… creia…Aproprie-se… E, pratique a verdade divina para que experimenteis a vida plena que há em Jesus Cristo – Jo. 10.10

Bibliografia:

Bíblia Nova Almeida Atualizada© Copyright © 2017 Sociedade Bíblica do Brasil.
Keller, Timothy. “Refined By Fire” 1 Peter 1:1-9, April 24, 2011 – http://www.christcovenantcullman.org/sermonnotes/notes-04-24-11.html
MacArthur, John. Bíblia de Estudo, texto ARA. Barueri, SP: Sociedade Biblica do Brasil, 2010.
Mueller, Ênio R. 1 Pedro, introdução e comentário – Série Cultura Bíblica. São Paulo, SP: Ed. Vida Nova & Ed. Mundo Cristão, 1988.
Pinto, Carlos Osvaldo C. (1950 – 2014). Foco e desenvolvimento no Novo Testamento. São Paulo: Hagnos, 2008.
Piper, John. Teologia da alegria: a plenitude da satisfação em Deus. São Paulo: Shedd Publicações, 2001.
Raymer, R. M. (1985). 1 Peter. In J. F. Walvoord & R. B. Zuck (Orgs.), The Bible Knowledge Commentary: An Exposition of the Scriptures (Vol. 2, p. 839–840). Wheaton, IL: Victor Books.
Rienecker, Fritz & Rogers, Cleon. Chave Linguística do Novo Testamento Grego. São Paulo, SP: Ed. Vida Nova, 1985.
Wiersbe, Warren W. Comentário Expositivo: Nova Testamento: volume II. Santo André, SP: Geográfica Editora, 2006.

Domingos Mendes Alves
IEBNA – RP,SP – Brasil
Julho de 2020

Last modified: January 26, 2025