Espírito Santo, ter ou não ter!

Espírito Santo, ter ou não ter é uma das questões fundamentais que diferenciam o verdadeiro cristão do falso cristão, e da capacitação ou não para o pensar – agir – falar segundo Jesus Cristo.

Written by:

Mensagens Bíblicas

Série em Judas

7a. Mensagem – Espírito Santo, ter ou não ter!, Jd 17-19

Domingos Mendes Alves – 25.09.2022

Jd 17 Mas vocês, meus amados, lembrem-se das palavras anteriormente proferidas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo.18 Eles diziam a vocês: “Nos últimos tempos, haverá zombadores, andando segundo suas ímpias paixões.” 19 São estes os que promovem divisões, seguem os seus próprios instintos e não têm o Espírito.

Esboço

Mensagem: Espírito Santo, ter ou não ter é uma das questões fundamentais que diferenciam o verdadeiro cristão do falso cristão, e da capacitação ou não para o pensar – agir – falar segundo Jesus Cristo, para glória de Deus Pai.

Examinemos o ensino e as aplicações em Jd 17-19

Jd 17 Mas vocês, meus amados, lembrem-se das palavras anteriormente proferidas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo.

Hoje, diferenciamos “os apóstolos do nosso Senhor Jesus Cristo” (Cf. Mc 3.16-19; At 1.12-26; 1 Co 15.7-11; 2 Co 12.11-13; Hb 2.1-4); dos “apóstolos da igreja de Jesus Cristo”, os quais não têm as mesmas “credenciais” e nem “autoridade espiritual” que tinham “os apóstolos de Jesus Cristo” (Cf. Ef 4.11)

… lembrem-se das palavras anteriormente proferidas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo.

At 2.42 E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. (Cf. Ef 2.20; 2 Ts 2.15)

Os apóstolos do Senhor Jesus Cristo,

18 Eles diziam a vocês: “Nos últimos tempos, haverá zombadores, andando segundo suas ímpias paixões.”

Os “últimos tempos” envolvem os “tempos” desde a ascensão de Jesus Cristo aos céus, até a Sua segunda vinda e todos os eventos decorrentes no contexto desta vinda (Cf. Mt 24.29-31; Ap 19.11; 20-22).

2 Tm 3.1 Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, 2 pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, 3 desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, 4 traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, 5 tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes. (Cf. 1 Tm 4.1-4; 2 Pe 2)

Nos últimos tempos,

18b … haverá zombadores, andando segundo suas ímpias paixões.” 19a São estes os que promovem divisões, seguem os seus próprios instintos.

Como já fez nos vv. 5 -11,16, nos vv. 18,19 Judas continua descrevendo o caráter, os frutos (atitudes, palavras) do ímpio – daquele que não adora, não reverencia, não leva Deus a sério (Cf. Jd 4; Ef 2.1-3).

E, Judas afirma categoricamente , que estes zombadores …

19b … não têm o Espírito.

Se não têm o Espírito Santo, logo não são de Deus, não são verdadeiramente cristãos, verdadeiramente, discípulos de Jesus Cristo.

Rm 8.9b … E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. (Cf. 1 Co 2.12; 2 Co 1.21,22; Ef 1.13,14; Gl 3.2)

Como você age, reage diante da afirmação de Judas: “estes … não têm o Espírito”?

Você tem o Espírito Santo?

Se não… Você tem a convicção de que “não é de Deus”, você não é filho de Deus, não é verdadeiramente cristão, e por isso está debaixo da ira divina?

Se sim… Você tem a convicção de que “é de Deus”, é verdadeiramente cristão, isto deve se evidenciar no seu pensar-agir-falar?

Conclusão / Desafio

Espírito Santo, ter ou não ter é uma das questões fundamentais que diferenciam o verdadeiro cristão do falso cristão, e da capacitação ou não para o pensar – agir – falar segundo Jesus Cristo, para glória de Deus Pai.

“Quem” e “como” ter o Espírito Santo?

Jo 7.37 No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. 38 Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. 39 Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado. (Cf. At 2.29-33; 11.15-19; 2 Co 1.21,22; Ef 1.13,14)

At 11.15 Quando, porém, comecei a falar, caiu o Espírito Santo sobre eles, como também sobre nós, no princípio. 16 Então, me lembrei da palavra do Senhor, quando disse: João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados como Espírito Santo. 17 Pois, se Deus lhes concedeu o mesmo dom que a nós nos outorgou quando cremos no Senhor Jesus, quem era eu para que pudesse resistir a Deus? 18 E, ouvindo eles estas coisas, apaziguaram-se e glorificaram a Deus, dizendo: Logo, também aos gentios foi por Deus concedido o arrependimento para vida.

Jo 3.8 O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito.

O Espírito Santo é o agente do novo nascimento em nós. […] Ele testifica de Cristo e da suficiência do seu sangue precioso para trazer ao coração arrependido a paz e um relacionamento adequado com Deus. (Hession)

Jo 16.13b … o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir. 14 Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.

A obra do Espírito Santo é apresentar Cristo, falar de Cristo, exaltar a Cristo, tratar dos interesses de Cristo junto aos homens, convencê-los de pecado, da justiça e do juízo, por não crerem em Cristo, e levá-los ao arrependimento por não terem dado a Cristo o lugar devido. Cristo, Cristo, Cristo é tema de todo o seu falar e a direção de toda a sua atividade. (Adaptado de Hession)

Quatro atitudes para com o Espírito Santo: (adaptado, de Hession)

– Entristecer o Espírito Santo, por causa do nosso pecado, Ef 4.30,31

– Resistir ao Espírito Santo, ao não aceitar o mover de Deus, At 11.17

– Apagar o Espírito Santo, desencorajando a sua ação no meio de povo de Deus, 1 Ts 5.19,20

– Permitir ao Espírito Santo que o encha, ter seu andar sob o controle do Espírito Santo, Ef 5.18

Como, Ef 5.18?

– cantando louvores a Deus, e falando das suas grandezas, Ef 5.19; At 2.11

– dando graças por tudo, Ef 5.20

– sujeitando-se uns aos outros, Ef 5.21ss

E, assim, manifestar o fruto do Espírito (Gl 5.22-25); testemunhar “de” e anunciar a Cristo; guiar outros na verdade; e, glorificar a Jesus Cristo (Jo 16.8-14).

Bibliografia:

Biblia Almeida Strong, Olive Tree BIBLE SOFTWARE, 1998-2022

Bíblia Sagrada. Traduzida por João Ferreira da Almeida. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3a. Ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: SBB, 2017.

Biblia de Estudo. MacArthur. Barueri, SP. SBB, 2010.

Biblia de Estudo, Perguntas & Respostas, Norman Geisler / Thomas Howe, São Paulo: Mundo Cristão, 2016.

Biblia Thompson, São Paulo. Editora Vida: 2014

Cardoso, Carlos Osvaldo P. – Judas – Foco & Desenvolvimento no Novo Testamento. São Paulo: Hagnos, 2a. ed, 2014

Constable, Dr. Thomas L. Jude — 2022 Edition – https://planobiblechapel.org/constable-notes/

John F. Walvoord e Roy B. Zuck, Dallas Theological Seminary, The Bible Knowledge Commentary: An Exposition of the Scriptures (Wheaton, IL: Victor Books, 1985). Logos Bible Software

Gorder, Paulo Van. Batalhando pela fé, Um pequeno estudo clássico sobre Judas. São Paulo: Imprensa Batista Regular, 1976.

Hession, Roy. Enchei-vos agora!, Venda Nova, MG: Ed. Betânia, 4a. Ed., 1978

Meyers, Rick. e-Sword X, 2022

Michael Green, 2 Peter and Jude: an introduction and commentary, vol. 18, Tyndale New Testament Commentaries (Downers Grove, IL: InterVarsity Press, 1987), 205–207)

Phillips, J. B. Cartas às Igrejas Novas. São Paulo: Vida Nova, 2a. Ed., 1972

Rienecker, Fritz & Rogers, Cleon. Chave Linguística do Novo Testamento Grego. São Paulo, SP: Ed. Vida Nova, 1985.

Robert Jamieson, A. R. Fausset, and David Brown, Commentary Practical and Explanatory on the Whole Bible

The Holly Bible, King James Version. Thomas Nelson, Inc., US, 2003

Wiersbe, W. Warren. Comentário Bíblico Expositivo: Novo Testamento 2 V6. Santo André, SP: Geográfica Editora, 2006.

Mensagens desenvolvidas, a partir da série Judas – Batalhando pela fé Out. / Dez. de 2011
Domingos Mendes Alves
[email protected]
Ribeirão Preto – SP – Brasil Jul. / Nov. 2022

Last modified: January 26, 2025