Deus é o único Deus

Deus é o único Deus, o Senhor e o Salvador, digno de adoração, a quem pertence eternamente toda a glória, a majestade, o poder e a autoridade.

Written by:

MENSAGENS BÍBLICAS

Série em Judas

12a. Mensagem – Deus é o único Deus, Jd 25

Domingos Mendes Alves – 20.11.2022

24 E ao Deus que é poderoso para evitar que vocês tropecem e que pode apresentá-los irrepreensíveis diante da sua glória, com grande alegria, 25 a este que é o único Deus, nosso Salvador, mediante Jesus Cristo, Senhor nosso, sejam a glória, a majestade, o poder e a autoridade, antes de todas as eras, agora, e por toda a eternidade. Amém! (NAA)

Esboço

Mensagem: Deus é o único Deus, o Senhor e o Salvador, digno de adoração, a quem pertence eternamente toda a glória, a majestade, o poder e a autoridade.

Hoje, nós vamos examinemos o ensino e as aplicações no v. 25

25a a este que é o único Deus, nosso Salvador,

Sl 136.2 Deem graças ao Deus dos deuses, porque a sua misericórdia dura para sempre. 3 Deem graças ao Senhor dos senhores, porque a sua misericórdia dura para sempre.

1 Tm 1.17 Assim, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém!

Rm 16.27 ao Deus único e sábio seja dada glória, por meio de Jesus Cristo, pelos séculos dos séculos. Amém!

Ao Deus único, nosso Salvador,

25b …mediante Jesus Cristo, Senhor nosso …

1 Co 1.24bpregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus. […] 30 Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção,

Cl 2.2b …e eles tenham toda a riqueza da forte convicção do entendimento, para compreenderem plenamente o mistério de Deus, Cristo, 3 em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos.

Rm 16.25 Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério guardado em silêncio nos tempos eternos, 26 e que, agora, se tornou manifesto e foi dado a conhecer por meio das Escrituras proféticas, segundo o mandamento do Deus eterno, para a obediência por fé, entre todas as nações.

Ao Deus único, nosso Salvador,

25c… sejam a glória, a majestade, o poder e a autoridade, antes de todas as eras, agora, e por toda a eternidade. Amém!

– Glória ‘doxa’ – (TDNT) no NT sempre opinião positiva a respeito de alguém, que resulta em louvor, honra, e glória; magnificência, excelência, preeminência, dignidade, graça; a majestade real que pertence a Ele como supremo governador, majestade no sentido da perfeição absoluta da divindade …

– Majestade, ‘megalosune’, da majestade de Deus; (Houaiss) caráter do que impõe respeito e veneração; sublimidade; caráter do que se mostra grande; título que se aplica a reis, imperadores, soberanos …

– Poder, ‘kratos’ – (TDNT) força, vigor; poder: forte com grande poder; uma ação poderosa, um obra de poder; domínio …

– Autoridade, ‘exousia’ – (TDNT) poder de escolher, liberdade de fazer como se quer ; o poder da autoridade (influência) e do direito (privilégio); o poder de reger ou governar (o poder de alguém de quem a vontade e as ordens devem ser obedecidas pelos outros) …

Ap 4.8b … Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, aquele que era, que é e que há de vir. 9 Quando esses seres viventes derem glória, honra e ações de graças ao que se encontra sentado no trono, ao que vive pelos séculos dos séculos, […] 11 Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas.

Ap 5.12 proclamando em grande voz: Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor. 13b Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos. 14 E os quatro seres viventes respondiam: Amém! Também os anciãos prostraram-se e adoraram.

Conclusão / Desafio

Deus é o único Deus, o Senhor e o Salvador, digno de adoração, a quem pertence eternamente toda a glória, a majestade, o poder e a autoridade.

Is 40.25 A quem, pois, me comparareis para que eu lhe seja igual? — diz o Santo. 26 Levantai ao alto os olhos e vede. Quem criou estas coisas? Aquele que faz sair o seu exército de estrelas, todas bem-contadas, as quais ele chama pelo nome; por ser ele grande em força e forte em poder, nem uma só vem a faltar.

Is 46.5 A quem me comparareis para que eu lhe seja igual? E que coisa semelhante confrontareis comigo?

Jd 24 E ao Deus que é poderoso para evitar que vocês tropecem e que pode apresentá-los irrepreensíveis diante da sua glória, com grande alegria, 25 a este que é o único Deus, nosso Salvador, mediante Jesus Cristo, Senhor nosso, sejam a glória, a majestade, o poder e a autoridade, antes de todas as eras, agora, e por toda a eternidade. Amém!

Bibliografia:

Biblia Almeida Strong, Olive Tree BIBLE SOFTWARE, 1998-2022

Bíblia Sagrada. Traduzida por João Ferreira da Almeida. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3a. Ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: SBB, 2017.

Biblia de Estudo. MacArthur. Barueri, SP. SBB, 2010.

Biblia de Estudo, Perguntas & Respostas, Norman Geisler / Thomas Howe, São Paulo: Mundo Cristão, 2016.

Biblia Thompson, São Paulo. Editora Vida: 2014

Cardoso, Carlos Osvaldo P. – Judas – Foco & Desenvolvimento no Novo Testamento. São Paulo: Hagnos, 2a. ed, 2014

Constable, Dr. Thomas L. Jude — 2022 Edition – https://planobiblechapel.org/constable-notes/

J. B. Philips – Tradução de. Cartas às igrejas novas. São Paulo, SP: Ed. Vida Nova, 2a. Ed., 1972

John F. Walvoord e Roy B. Zuck, Dallas Theological Seminary, The Bible Knowledge Commentary: An Exposition of the Scriptures (Wheaton, IL: Victor Books, 1985). Logos Bible Software

Gorder, Paulo Van. Batalhando pela fé, Um pequeno estudo clássico sobre Judas. São Paulo: Imprensa Batista Regular, 1976.

Hession, Roy. Enchei-vos agora!, Venda Nova, MG: Ed. Betânia, 4a. Ed., 1978

Meyers, Rick. e-Sword X, 2022

Michael Green, 2 Peter and Jude: an introduction and commentary, vol. 18, Tyndale New Testament Commentaries (Downers Grove, IL: InterVarsity Press, 1987), 205–207)

Phillips, J. B. Cartas às Igrejas Novas. São Paulo: Vida Nova, 2a. Ed., 1972

Rienecker, Fritz & Rogers, Cleon. Chave Linguística do Novo Testamento Grego. São Paulo, SP: Ed. Vida Nova, 1985.

Robert Jamieson, A. R. Fausset, and David Brown, Commentary Practical and Explanatory on the Whole Bible

The Holly Bible, King James Version. Thomas Nelson, Inc., US, 2003

Wiersbe, W. Warren. Comentário Bíblico Expositivo: Novo Testamento 2 V6. Santo André, SP: Geográfica Editora, 2006.

Mensagens desenvolvidas, a partir da série Judas – Batalhando pela fé Out. / Dez. de 2011
Domingos Mendes Alves
[email protected]
Ribeirão Preto – SP – Brasil Jul. / Nov. 2022

Last modified: January 26, 2025