Mensagens Bíblicas
Série em Judas
10a. Mensagem – Compadecei-vos (Crescendo na fé #3), Jd 22,23
Domingos Mendes Alves – 30.10.2022
22 E tenham compaixão de alguns que estão em dúvida; 23 salvem outros, arrebatando-os do fogo; quanto a outros, sejam também compassivos, mas com temor, detestando até a roupa contaminada pela carne. (NAA)
Esboço
Mensagem: O crescer na fé tem como um dos resultados, por compaixão ao próximo e o temor a Deus, o serviço mútuo do ensino bíblico, cuidando, entre outros, da sedução e dos perigos (crenças, práticas, disciplina e/ou condenação divina) dos falsos ensinos.
Recordando:
Cultive o amor a Deus (Crescendo na fé, Parte 2), 23.10.22)
Cultivar o seu amor por Deus por meio da obediência aos seus mandamentos na esperança da sua vinda. (C.O. Pinto)
Hoje, nós vamos examinemos o ensino e as aplicações no v. 22,23
Nos vv. 22,23 – Judas se refere a dois grupos de pessoas (“alguns” v. 22, e “outros”, v. 23); ou, a três grupos (“alguns” v. 22, “outros” v.23a e “outros” v. 23b)?
Nós, nos referiremos a três grupos.
v. 22 Tenham compaixão …
Compaixão, ‘eleante’, de ‘eleeō’ – pela graça divina ter compaixão, misericórdia; ajudar alguém aflito ou que busca auxílio …
Rm 9.15 Pois ele diz a Moisés: Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão. 16 Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia (eleōntos).
O crescer na fé tem como um dos resultados o ser compassivo …
Mt 9.36 Ao ver as multidões, Jesus se compadeceu delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor. 37 Então Jesus disse aos seus discípulos: — A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38 Por isso, peçam ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.
O crescer na fé tem como um dos resultados o ser compassivo, ter compaixão, para com:
v. 22 E tenham compaixão de alguns que estão em dúvida
(Grupo 1) – Alguns que estão em dúvida – que estão vacilando, sobre a fé santíssima, por causa da influência dos falsos ensinos, dos falsos mestres – estes, “enganam almas inconstantes”, 2 Pe 2.14
Tg 1.6b… pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. (Cf. Ef 4.14)
Essas pessoas vacilantes, que ainda não são maduras na fé, elas devem ser ensinadas, pacientemente.
Quando os homens estão começando a vacilar (como os leitores de Judas estavam sob as lisonjas dos falsos mestres), esse é o momento para um cristão bem instruído se aproximar deles e ajudá-los… (Michael Green)
1 Ts 3.2 e enviar o nosso irmão Timóteo, ministro de Deus no evangelho de Cristo, para fortalecer e animá-los na fé.
“Não basta refutar doutrinas falsas; também é preciso haver o cuidado amoroso que garanta ao recém-convertido que nos importamos com ele”. (Wiersbe, p. 717)
Ser compassivo,
23a salvem outros, arrebatando-os do fogo;
(Grupo 2) – os que estão sendo seduzidos pelo erro, estão caindo no engano – Cf. 1 Tm 4.1-4; 2 Tm 3.13; 2 Pe 2.1-3,14
– Arrebatando-os do fogo – Vários comentaristas bíblicos argumentam que este texto, “arrebatando-os do fogo”, seja uma referência a Gn 19.16; Zc 3.2; Am 4.11
Gn 19.16 Como, porém, ele se demorasse, aqueles homens o pegaram pela mão, a ele, a sua mulher e as duas filhas, sendo-lhe o Senhor misericordioso, e o tiraram, e o puseram fora da cidade.
Am 4.11 ”Destruí alguns de vocês, como Deus destruiu Sodoma e Gomorra. Vocês foram como um toco de lenha tirado do fogo, mas não se converteram a mim”, diz o Senhor .
Zc 3.2 Mas o Senhor disse a Satanás: — Que o Senhor o repreenda, Satanás! Sim, que o Senhor, que escolheu Jerusalém, o repreenda! Não é este um toco de lenha tirado do fogo?
Esse resgatar do fogo tanto se refere “ao fogo da paixão pelo erro”, como “ao fogo do julgamento de Deus, por causa do erro” se não se arrependerem. (Adapatdo, Michael Green)
23b … quanto a outros, sejam também compassivos, mas com temor, detestando até a roupa contaminada pela carne.
(Grupo 3) – Quanto a outros – sejam compassivos, mas com temor, para com os que já estão contaminados pelo falso ensino, os que se desviaram da fé.
2 Co 7.1b … purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus.
Ap 3.4 Tens, contudo, em Sardes, umas poucas pessoas que não contaminaram as suas vestiduras e andarão de branco junto comigo, pois são dignas. 5 O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.
Com pureza, santidade, ensino e pratica da verdade, como fruto do temor a Deus, sede compassivo, tentar resgatar os que já caíram no engano do falso ensino, e do pecado.
Conclusão / Desafio
O crescer na fé tem como um dos resultados, por compaixão ao próximo e o temor a Deus, o serviço mútuo do ensino bíblico, cuidando, entre outros, da sedução e dos perigos (crenças, práticas, disciplina e/ou condenação divina) dos falsos ensinos.
Nem todo cristão está preparado para lidar com falsos mestres ou com os que foram influenciados e capturados por eles. É preciso ter um bom conhecimento da palavra de Deus, uma vida fiel a Deus, uma profunda e constante comunhão com o povo de Deus, uma compreensão dos artifícios de Satanás e, sem dúvida, a plenitude do Espírito Santo. (adaptado de Wiersbe, p. 718)
Reconheçamos, que quanto ao “ensino da palavra de Deus”, há na palavra de Deus referências ao “dom de ensino” Rm 12.7; há a função dos “pastores e mestres”, Ef 4.11-13. Mas, também, há referências a “instrução e ao aconselhamento uns aos outros” – Cl 3.16 Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.
Com compaixão e temor – sem se deixar contaminar pelo erro e pelo pecado, orando no Espírito, trabalhe duro no aprendizado e na vivência da sã doutrina, e assim conduzir outros na verdade, e/ou resgatar do “fogo” aqueles que estão correndo perigo pela sedução ao falso ensino e suas terríveis consequências, no presente e na eternidade.
Bibliografia:
Biblia Almeida Strong, Olive Tree BIBLE SOFTWARE, 1998-2022
Bíblia Sagrada. Traduzida por João Ferreira da Almeida. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3a. Ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: SBB, 2017.
Biblia de Estudo. MacArthur. Barueri, SP. SBB, 2010.
Biblia de Estudo, Perguntas & Respostas, Norman Geisler / Thomas Howe, São Paulo: Mundo Cristão, 2016.
Biblia Thompson, São Paulo. Editora Vida: 2014
Cardoso, Carlos Osvaldo P. – Judas – Foco & Desenvolvimento no Novo Testamento. São Paulo: Hagnos, 2a. ed, 2014
Constable, Dr. Thomas L. Jude — 2022 Edition – https://planobiblechapel.org/constable-notes/
J. B. Philips – Tradução de. Cartas às igrejas novas. São Paulo, SP: Ed. Vida Nova, 2a. Ed., 1972
John F. Walvoord e Roy B. Zuck, Dallas Theological Seminary, The Bible Knowledge Commentary: An Exposition of the Scriptures (Wheaton, IL: Victor Books, 1985). Logos Bible Software
Gorder, Paulo Van. Batalhando pela fé, Um pequeno estudo clássico sobre Judas. São Paulo: Imprensa Batista Regular, 1976.
Hession, Roy. Enchei-vos agora!, Venda Nova, MG: Ed. Betânia, 4a. Ed., 1978
Meyers, Rick. e-Sword X, 2022
Michael Green, 2 Peter and Jude: an introduction and commentary, vol. 18, Tyndale New Testament Commentaries (Downers Grove, IL: InterVarsity Press, 1987), 205–207)
Phillips, J. B. Cartas às Igrejas Novas. São Paulo: Vida Nova, 2a. Ed., 1972
Rienecker, Fritz & Rogers, Cleon. Chave Linguística do Novo Testamento Grego. São Paulo, SP: Ed. Vida Nova, 1985.
Robert Jamieson, A. R. Fausset, and David Brown, Commentary Practical and Explanatory on the Whole Bible
The Holly Bible, King James Version. Thomas Nelson, Inc., US, 2003
Wiersbe, W. Warren. Comentário Bíblico Expositivo: Novo Testamento 2 V6. Santo André, SP: Geográfica Editora, 2006.
Mensagens desenvolvidas, a partir da série Judas – Batalhando pela fé Out. / Dez. de 2011
Domingos Mendes Alves
[email protected]
Ribeirão Preto – SP – Brasil Jul. / Nov. 2022
Last modified: January 26, 2025
hazs2c